terça-feira, 31 de julho de 2018

PARQUES EM NITERÓI: Atlas Ambiental revela retrato de unidades de conservação de Niterói







A foto do Forte do Pico feita por Gilson Freitas é uma das que integram a publicação - Gilson Freitas / Divulgação


Livro sobre áreas de conservação será lançado em agosto


por Leonardo Sodré

NITERÓI — Niterói será retratada de um ângulo diferente: será lançado dia 9 de agosto, no Parque da Cidade, o Atlas Ambiental de Niterói. Com cem páginas e elaborado pela Secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, o livro documentará características de unidades de conservação e áreas ambientalmente protegidas, por leis ou por zoneamento, que correspondem a 56% do território do município.

Nessa primeira edição, serão publicados mil exemplares. O atlas será distribuído nas 49 escolas de ensino fundamental, em bibliotecas e outras instituições, onde servirá como material didático. O livro, elaborado com o apoio de pesquisadores da UFF, engenheiros florestais, biólogos, geógrafos e fiscais da Secretaria do Meio Ambiente, possibilitará, segundo a subsecretária, Amanda Jevaux, estudos específicos para cada região.




— O objetivo principal é despertar nas pessoas a vontade de estudar espécies nativas e ampliar o conhecimento sobre áreas de preservação. Outra meta é catalogar lugares que muita gente desconhece e apresentar às pessoas áreas de ecossistemas únicos como o Bosque de Myrtaceas, na Ilha do Pontal — explica Amanda.

A produção do Atlas também envolveu moradores, que fotografaram unidades de conservação. Em concurso promovido na web, a secretaria recebeu mais de 700 fotos. Destas, 74 foram escolhidas. Complementaram o trabalho, três fotógrafos profissionais que se ofereceram como voluntários: Gabriela Gomes Simões, Gilson Freitas e Rodrigo Campanário.

As imagens de drone foram feitas pela equipe da Defesa Civil de Niterói.


Fonte: O Globo Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.