segunda-feira, 2 de julho de 2018

BALÕES: Fogo consome parte do Morro das Andorinhas



A prefeitura de Niterói fará um reconhecimento aéreo para verificar a extensão da área afetada pelo fogo. Foto enviada via Whatsapp O FLU


Carolina Ribeiro

Profissionais trabalharam cerca de duas horas para apagar as chamas

Um incêndio no Morro das Andorinhas, parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), na Região Oceânica de Niterói, assustou moradores e visitantes do local na tarde do último sábado (30). Segundo eles, a causa do fogo teria sido um balão que caiu na vegetação. As chamas foram controladas e a Defesa Civil da cidade fará um sobrevoo nesta terça-feira (3), no local para avaliar a área afetada.

Após serem acionados, atuaram em conjunto no incêndio equipes do Corpo de Bombeiros e guardas do Peset, que conseguiram eliminar os focos após duas horas de trabalho. Questionada sobre a causa do incêndio e a área afetada, a Prefeitura de Niterói não respondeu a questão, mas disse que a Defesa Civil da cidade avaliará a área afetada.

Por conta de condições meteorológicas, a cidade está em alerta para Risco de Queimadas emitido pelo Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil. No inverno, por ser um período de estiagem, a época do ano se torna mais favorável para a propagação de fogo em vegetação.

Até o fechamento da edição, o Instituto Estadual do Ambiente, da Secretaria de Estado do Ambiente, responsável pela gestão do Morro das Andorinhas, não havia respondido sobre o incidente e a área afetada. O Inea também não respondeu se a visitação ao local será suspensa ou limitada por conta da queimada, uma vez que o mês de julho, com as férias escolares, há muitos turistas na região.

Prevenção - Desde 2014, a cidade através da Secretaria Municipal de Defesa Civil, conta com o programa Niterói Contra Queimadas, que prevê o Mapeamento das áreas vulneráveis, monitoramento meteorológico e ação integrada entre a Defesa Civil Municipal, a Guarda Ambiental, o Corpo de Bombeiros e o INEA, através da administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

No mesmo dia do incêndio, a Defesa Civil da cidade capacitou 72 voluntários do primeiro módulo do curso de 2018 em uma atividade na Enseada do Bananal, também localizado no Peset. Os alunos tiveram aulas práticas de localização na mata com auxílio de bússola, manejo de vítima em local de difícil acesso, além de descida em rapel.

Dados - Segundo o Executivo Municipal, o Corpo de Bombeiros informou à cidade o número de queimadas registradas de janeiro a maio deste ano, um total de 52 ocorrências. O número de incêndios quase triplicou em maio deste ano em relação ao mesmo mês de 2017. Foram 22 ocorrências contra 8 queimadas no ano passado. O número de Junho de 2018 ainda não foi contabilizado e liberado pelo Corpo de Bombeiros. A Prefeitura também não informou os dados do último ano.

Denúncias - Programa específico para denunciar crimes ambientais, o Linha Verde já recebeu 60 denúncias envolvendo locais de soltura, comercialização e confecção de balões neste ano. Com o objetivo de conscientizar a população sobre esses riscos, a campanha “Disque Balão” lançada em abril se estende até setembro.

Com as informações, o Linha Verde auxilia a polícia ambiental na repressão da atividade criminosa. Desde Janeiro, após as denúncias, policiais apreenderam cerca de 80 balões, além da apreensão de mais de 1200 materiais utilizados em sua confecção, como lanternas, bandeiras, buchas, fogos de artifício e outros materiais. 


Fonte: O Fluminense



--------------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Polícia Ambiental faz operação para coibir atividade de baloeiros no RJ NITERÓI RESILIENTE: Aplicativo da Defesa Civil de Niterói alerta para o risco de catástrofes CRIME AMBIENTAL: Balão com mais de seis metros é resgatado em rua movimentada de Icaraí








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.