sexta-feira, 27 de julho de 2018

PESET: Trilha no mangue é inaugurada em Itaipu



Local foi manejado com material permeável para melhor utilização. Foto: Divulgação/Peset



Caminho do Camboatá foi construído em uma área que foi reflorestada com dez mil mudas de mangue

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) inaugurou nesta quarta-feria (26),o Caminho do Camboatá, localizado em Itaipu, no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), na Região Oceânica de Niterói. Na data em que se comemora o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado em 26 de julho, aproximadamente 70 pessoas estiveram presentes. Além da inauguração, crianças do Colégio Arcanto realizaram um plantio simbólico de mudas.

Com 60 metros de extensão, a trilha foi construída em uma área que foi reflorestada com dez mil mudas de mangue. O caminho também traz uma novidade: foi adaptado para receber visitantes com mobilidade reduzida, tendo o seu percurso todo nivelado e com rampa de acesso a cadeirantes.

Anteriormente, o local já recebia os visitantes do parque, mas para melhor utilização do espaço para atividades de educação ambiental e observação de aves, o local foi manejado com material permeável. Além disso, foram criados dutos de drenagem e irrigação para permitir a livre passagem da água mantendo o manguezal saudável.

“O caminho foi pensado e adaptado para receber o público com mobilidade reduzida. O plantio das mudas mangues e a implantação da trilha foram feitos com ajuda de voluntários”, disse o gestor do parque, Alexandre Ignácio.

Com aproximadamente 3.493 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá. Esta unidade de conservação é composta por uma área marinha e outra terrestre, formada por uma cadeia de montanhas.

Fonte: O Fluminense









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.