quinta-feira, 26 de julho de 2018

PRO-SUSTENTÁVEL: Parque Orla de Piratininga em nova fase com elaboração do projeto executivo



As iniciativas são importantes na estratégia de recuperação das duas lagoas da Região Oceânica e seu entorno. Foto: Evelen Gouvêa


Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, também assinou o início para os Estudos de Monitoramento do Sistema Lagunar

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou nesta quarta-feira (25), a ordem de início para elaboração do projeto executivo do Parque Orla de Piratininga e para os Estudos de Monitoramento do Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu. A previsão de entrega dos trabalhos é de, respectivamente, 6 e 16 meses. As iniciativas são importantes na estratégia de recuperação das duas lagoas da Região Oceânica e seu entorno.

O POP, como vem sendo chamado o Parque Orla, faz parte do Niterói Mais Verde, instituído em 2014, que elevou as áreas protegidas de Niterói para mais da metade do seu território. Para o prefeito Rodrigo Neves, a iniciativa trará melhor qualidade de vida e opções de geração de emprego para a região. 

“O dia de hoje não é obra do acaso, mas sim de trajetória. Desde que assumimos a Prefeitura, em 2013, fomos construindo fundações sólidas para um ciclo de vigoroso desenvolvimento sustentável em Niterói. O Parque é um projeto que muda definitivamente a dinâmica ambiental e social no entorno da Lagoa. Vamos recuperar um espaço público e devolver à população”, garantiu.

O Monitoramento do Sistema Lagunar vai analisar aspectos de qualidade das águas, de sedimentos, da flora e fauna, além das questões físicas em relação a circulação dentro dos sistemas lagunares. O secretário Executivo de Niterói, Axel Grael, explica que o estudo vai traçar os procedimentos e reger as prioridades de intervenção para a despoluição e recuperação ambiental das duas lagoas.

“Hoje damos mais um passo para fazer da Região Oceânica uma referência em sustentabilidade. O Parque Orla e o monitoramento vêm para evitar improvisos. Queremos encontrar uma solução a longo prazo para o sistema lagunar de Itaipu-Piratininga. Conseguimos ajustar os cronogramas para que a elaboração do projeto executivo possa ser alimentada com informações do monitoramento, e vice-versa”, detalhou.

O projeto executivo do Parque Orla, por sua vez, vai realizar o detalhamento do projeto básico, já definido. O POP está sendo desenhado pela ótica do paisagismo ecológico, preservando a Lagoa e seus ecossistemas associados e sem aterro de seu espelho d’água. A iniciativa faz parte do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – Cooperação Andina de Fomento (CAF).

O projeto será feito por um consórcio formado por empresas holandesas, francesas e brasileiras, que possuem experiência em recuperação ambiental e preservação de parques públicos. Diretora geral da Phytorestore, uma das integrantes do consórcio, Lilian Hengleng relatou o empenho para conquistar a oportunidade de traçar o projeto executivo.

“Tenho caminhado por todo o país falando com representantes de muitos municípios e fica claro que Niterói é realmente um exemplo em termos de desenvolvimento sustentável. Queríamos muito trazer esse case para o Brasil, com um trabalho único de soluções baseadas na natureza, seguindo o que já vem sendo feito nas grandes cidades, unindo inteligência com sustentabilidade”, disse.

Jardins Filtrantes – Serão implantados jardins filtrantes, soluções sustentáveis para redução da quantidade de sedimentos e nutrientes carregados pelas drenagens urbanas e naturais, no caso os rios, que chegam até a lagoa. O método, desenvolvido pelo paisagista francês Thierry Jacquet, que está envolvido no desenvolvimento do projeto executivo, foi utilizado com sucesso no tratamento das águas do Rio Sena.


Fonte: O Fluminense



-------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

LAGOAS DE PIRATININGA E ITAIPU: início dos trabalhos de detalhamento do parque e estudo das lagoas é autorizado
PARQUE ORLA DE PIRATININGA: prefeito assinará Ordem de Início para o projeto executivo
PRO-SUSTENTÁVEL: Orla de Piratininga vai passar por processo de revitalização
PRO-SUSTENTÁVEL - SISTEMA CICLOVIÁRIO: Prefeitura de Niterói publica edital para elaboração de projeto executivo
SISTEMA LAGUNAR DE PIRATININGA E ITAIPU: Prefeitura licita estudos para definir ações para a recuperação






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.