sábado, 14 de julho de 2018

NITERÓI RESILIENTE: Contenção nas encostas avança em várias regiões



Obra de Contenção de Encostas na Rua Jonatas Botelho.

Obras em andamento na Rua Jonatas Botelho.

Obra de Contenção de Encosta no Morro do Estado.
 
Obra de contenção no Morro do Estado, vista de baixo.

Obra de contenção no Morro do Arroz. Na foto, ao alto e à direita, o local das obras do Morro do Estado.

Início das obras de contenção na Ponta da Areia.

Preparação da área para as obras de contenção na Ponta da Areia.


Morro do Estado e do Arroz estão entre as localidades contempladas com intervenções

A Prefeitura de Niterói está realizando obras de contenção de encostas em vários pontos da cidade. Novas frentes de trabalho foram iniciadas no Morro do Arroz e no Morro do Estado, no Centro; Rua Jonathas Botelho, no Cubango; Santa Bárbara e Rua São Paulo, na Ponta D’Areia.

As obras de contenção de encosta na Rua Jonathas Botelho, no Cubango, estão avançando. Após a realização dos estudos topográficos, foi feita a limpeza da área e agora as equipes trabalham na preparação dos painéis para a concretagem da cortina atirantada.

Com investimento de R$ 9 milhões, o projeto prevê a implantação de cortina atirantada, vigas estaqueadas, concreto projetado, estruturas estabilizadoras, biomanta com tela, instalação de guarda-corpo, caneleta de drenagem e escada de acesso. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas em dezembro.

No Morro do Estado, na região central de Niterói, as intervenções que acontecem na Rua Moacir Padilha trarão muitas melhorias para quem vive no bairro. Já foi realizada a limpeza do talude e a colocação do guarda-corpo da praça. Agora, equipes trabalham na perfuração dos tirantes da placa atirantada. Em seguida, iniciarão o jateamento de concreto e o concreto projetado.

Já no Morro do Arroz, também localizado no Centro, serão utilizadas as técnicas de cortina atirantada, vigas estaqueadas e solo grampeado. Na Rua Selma, Travessa Jurandir e Rua Jerônimo Afonso, no Caramujo, e na comunidade São José, no Fonseca, as obras seguem em ritmo acelerado.

As obras de contenção de encostas na Rua São Paulo, nº 121 e 122, no bairro da Ponta D’Areia começaram no mês passado e seu andamento está dentro do cronograma previsto. As intervenções incluem a ancoragem e desmonte de blocos rochosos, limpeza do talude e colocação de barreiras de proteção para prevenir deslizamentos de terra.

A obra de contenção em Santa Bárbara possui o investimento de R$ 319.858,47 e inclui a colocação de cortina atirantada, sistema de drenagem superior, calçada superior e inferior, guarda-corpo e muro.


Fonte: O Fluminense










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.