sexta-feira, 9 de junho de 2017

PROJETO GRAEL: Zona Sul recebe ações ambientais



Mais de 150 alunos andaram pela orla da praia em busca de resíduos sólidos. Foto: Evelen Gouvêa



Raiana Collier

Projeto Grael organizou limpeza na orla da Praia de São Francisco e uma regata na Semana do Meio Ambiente Dora Negreiros

Mais de 150 crianças e adolescentes participaram, na manhã desta quinta-feira (8), de uma gincana ecológica na Praia de São Francisco, na Zona Sul de Niterói. A ação, que contou com limpeza das areias da orla e com uma regata, fez parte da Semana do Meio Ambiente Dora Negreiros, que chega ao fim hoje. O evento foi organizado pelo Projeto Grael e teve participação de alunos da iniciativa e do Colégio Estadual Maria Pereira das Neves, que fica em Charitas.

A ação começou por volta de 8h, com reflexão sobre lixo flutuante e os impactos desse tipo de detrito nos oceanos e na Baía de Guanabara. O coordenador de meio ambiente do projeto, Thiago Marques, pontuou a importância da educação e conscientização ambiental com crianças e adolescentes.

“São mais de 150 pessoas aprendendo mais sobre lixo flutuante, os impactos ambientais na baía de Guanabara, e, principalmente, o que podemos fazer para transformar essa realidade e ter uma baía mais sustentável, cada vez mais viva e para todos”, disse.

O estudante Marlon Pereira, de 18 anos, é velejador na Baía de Guanabara e reconheceu a importância da mobilização para limpeza da orla.

“Quando velejamos, a Baía está cheia de lixo, atrapalha a gente. Já teve dia que encontrei peixe morto, bicho agarrado na rede. Se eu fizer, outros também vão poder fazer. Cada um faz a sua parte”, defendeu.

Para o estudante Natan Fonseca, de 16 anos, o grupo de quase 200 pessoas acabou sendo uma ajuda para limpar a praia.

“Hoje em dia, muitas pessoas poluem, poucas limpam. Quando limpamos hoje, estamos fazendo um trabalho que incentiva outras pessoas a fazer o mesmo”, disse.

A Semana do Meio Ambiente do projeto Grael chega ao fim hoje, com oficinas de 8h às 11h na sede da entidade. Na Praia de Piratininga, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (SMARHS) realiza ação de limpeza das areias, a partir das 9h. O Parque Estadual da Serra da Tiririca realiza, a partir das 9h, mutirão de plantio de mudas de restinga na laguna de Itaipu.

Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.