quinta-feira, 8 de junho de 2017

‘Onda verde’ já garante melhorias no trânsito da Zona Sul de Niterói



Os semáforos inteligentes possuem câmeras que fazem a contagem dos veículos. Foto: Evelen Gouvêa



Raiana Collier

Sinais inteligentes na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, estão dando celeridade ao trânsito nos horários de pico

Mais de 60% dos sinais inteligentes prometidos para a movimentada Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, estão em funcionamento. Comumente congestionada em toda a sua extensão, principalmente nos horários de pico, a via tem apresentado melhoras ao longo da semana. A promessa é de que, até amanhã, todos os 13 aparelhos que estavam no planejamento já estejam em funcionamento. Os semáforos inteligentes possuem câmeras que fazem a contagem dos veículos que passam pelas vias e têm a autonomia de prolongar o tempo de verde quando necessário, dando mais agilidade ao tráfego.

Até o momento já estão em operação oito sinais nos cruzamentos da Avenida Ary Parreiras até a Rua Presidente Backer. Até o final desta semana serão instalados mais cinco sinais. O aparelho que fica no cruzamento entre a Avenida Ary Parreiras e a Avenida Roberto Silveira foi o primeiro a entrar em funcionamento, há cerca de dois meses.

Para a NitTrans, a movimentação na Avenida Roberto Silveira melhorou e o trânsito tem fluído bem nos horários de pico, manhã e tarde. Na manhã de ontem, por exemplo, às 8h30, o corredor entre o Túnel Raul Veiga – que liga São Francisco a Icaraí – e o acesso à Avenida Marquês do Paraná fluía sem retenções. Na segunda-feira (05), dia em que motoristas costumam enfrentar problemas na principal via, o fluxo era tranquilo antes das 9h.


Eles ainda têm autonomia para prolongar o sinal verde, quando necessário, dando mais fluidez ao trânsito da Roberto Silveira. Foto: Evelen Gouvêa



Cerca de uma semana após a abertura do túnel Charitas-Cafubá, como medida para aliviar as retenções causadas pelo acúmulo de veículos no corredor que liga a Zona Sul à Ponte, o prefeito anunciou que seria concluída a instalação dos sinais inteligentes na Avenida Roberto Silveira. Uma das promessas do sistema de sinais inteligentes é permitir que a cidade tenha as chamadas “ondas verdes”.

Em março, o secretário executivo municipal Axel Grael explicou que a ideia é que quando o sinal abrir, se o motorista mantiver a velocidade recomendada para cada uma dessas vias, vai poder seguir sem parar em cada esquina. Enquanto o sistema não tem sua instalação concluída na Avenida Roberto Silveira, agentes de trânsito auxiliam os motoristas em cada esquina.


Fonte: O Fluminense 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.