segunda-feira, 5 de junho de 2017

O Globo: Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com variadas ações



Thiago Marques (à esqueda) e Axel Grael com uma placa solar - Agência O Globo / Analice Paron


Atividades ao ar livre, seminário e oficinas fazem parte da programação

Segunda-feira é o Dia Mundial do Meio Ambiente, e, em Niterói, não faltam opções para comemorar. Uma série de eventos e ações chama a atenção dos moradores para o tema. Entre eles, uma agenda de atividades ao ar livre promovida pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca e o lançamento do projeto Vento Solar, uma iniciativa do Instituto Grael, em parceria com a UFF e a Esol, que visa a difundir o uso e a geração da energia solar. Haverá ainda seminário, oficinas, mesas-redondas para debater temas variados, exposições, lançamentos de publicações e exibição de vídeos.

O projeto Vento Solar tem por objetivo estimular a aplicação dessa tecnologia em residências, além de oferecer oportunidades de qualificação profissional e educação ambiental. Em sua primeira fase, o projeto está estruturado em três linhas de ação: formação profissional e educação ambiental de jovens; eficiência energética; e geração de energia solar fotovoltaica, que contribuirá para tornar a sede do Instituto Grael mais sustentável.

O projeto, que será lançado segunda-feira no instituto, é parte de uma programação variada da instituição que ocorrerá de segunda a sexta. Haverá oficinas de tecnologia com direito a certificados e mesas de debates sobre temas como sustentabilidade, mudanças climáticas, gestão de resíduos, lixo flutuante e biodiversidade da Baía de Guanabara. Na sexta — Dia Mundial dos Oceanos — haverá a tradicional gincana ecológica do Instituto Grael, com uma regata da qual participarão alunos e barcos do instituto e limpeza da Praia de Jurujuba.

— A proposta do evento é promover o debate e a reflexão acerca de temas centrais para a construção da cidadania ambiental em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda de Desenvolvimento Sustentável dos próximos anos de acordo com a ONU — diz Axel Grael.

Na Região Oceânica, o Parque Estadual da Serra da Tiririca fará exibições do documentário “Charles Darwin”, segunda e terça-feira, no recém-inaugurado Núcleo Darwin. O espaço foi criado há quatro meses com o objetivo de integrar o morador ao parque. Para isso, a ideia é promover atividades frequentes, como caminhadas e observação de pássaros com ponto de encontro no local.

— O espaço já existia, mas não tinha estrutura. Hoje, temos uma equipe capacitada para receber a população, contar a história de Darwin e tirar possíveis dúvidas — explica Alexandre Ignácio, chefe do Parque da Tiririca.

O parque também ganhará 50 novas placas para facilitar o acesso de visitantes. A novidade é fruto de uma parceria entre a unidade de conservação e a concessionária Ecoponte.

— O objetivo da programação cultural é aproximar o morador, fazer com que ele se perceba como um agente do meio ambiente. Também queremos chamar a atenção para a especulação imobiliária que vem acontecendo no entorno da Lagoa de Itaipu — diz Alexandre Ignácio.

Seminário e cinema

Segunda-feira haverá um seminário com diferentes tópicos ligados ao meio ambiente no Solar do Jambeiro, no Ingá. De terça a domingo, no segundo andar do Plaza Shopping Niterói, haverá mostra de curtas, exibição de vídeos de turismo e sustentabilidade e o lançamento do Atlas de Unidades de Conservação de Niterói.

Quinta e sexta-feira serão realizadas oficinas de sustentabilidade no Campo de São Bento, no Horto do Fonseca e na Praça do Engenho do Mato. Sábado, será feita a limpeza da Praia de Itaipu em parceria com a Reserva Extrativista Marinha (Resex).

Programação

Projeto Grael. Segunda, às 9h: Projeto Vento Solar, com oficinas de tecnologia e mesas de debates sobre temas variados, de segunda a sexta. Informações: meioambiente.grael@gmail.com.

Parque Estadual da Serra da Tiririca. Segunda e terça, 10h e 14h: Documentário “Charles Darwin”. Quarta, 9h e 14h:

Caminhada ecológica no Caminho de Darwin. Quinta, 8h: Mutirão de limpeza da Lagoa de Itaipu. Sexta, 8h: Plantio na Lagoa de Itaipu.

SEMINÁRIO no solar do jambeiro. Segunda, das 10h30m às 16h30m. Inscrições no site smarhs.niteroi.rj.gov.br.

Plaza SHOPPING. De terça a domingo, das 10h às 22h. Mostra de curtas, lançamento do Atlas de Unidades de Conservação de Niterói, exposições de sustentabilidade, de energia fotovoltaica e eólica e distribuição de mudas.

Fonte: O Globo














Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.