terça-feira, 20 de junho de 2017

França reforçará investimentos em Niterói e no Leste Fluminense







Niterói e os municípios do Leste Fluminense terão um incremento das atividades ligadas à exploração do petróleo nos próximos anos. Essa é a expectativa do prefeito da cidade, Rodrigo Neves, após reunião com representantes do governo da França ocorrida no início da tarde de ontem.

No encontro, Rodrigo Neves conversou com o cônsul-geral da França, Brice Roquefeuil, com o presidente da Câmara de Comércio Brasil-França e presidente da Total Petróleo e Gás Natural, Maxime Rabilloud, e o cônsul para assuntos econômicos francês, Pierre Sejourne sobre atração de investimentos para a cidade e municípios vizinhos.

O prefeito revelou como se dará esse aumento dos investimentos. “Foi uma reunião de trabalho bastante positiva, pois a Total é uma das principais petroleiras do mundo, e tem um plano de negócios que prevê a ampliação dos investimentos no Brasil, no estado e em especial para nossa cidade e região, pois adquiriu, junto à Petrobras, campos de exploração do pré-sal na Bacia de Libra, que fica próxima de Niterói e Maricá. Boa parte das atividades da empresa de produção se inicia no segundo semestre deste ano com agenda promissora pelos próximos dez anos”.

O presidente da Total, que já atua no Brasil, destacou que o objetivo é fortalecer as atividades ligadas à exploração de petróleo.

“Niterói tem um papel muito importante na cadeia de petróleo e gás, de seu desenvolvimento e do apoio que deu para essa atividade. A cidade tem vários estaleiros e muitos fornecedores de nossa indústria o que reforça essa importância. Além disso, a Total tem um compromisso de desenvolver a atividade petroleira no Brasil com investimento de longo prazo. Estaremos aqui por um longo tempo e acreditamos no desenvolvimento dessa cadeia de fornecedores tão importante para competitividade do país e da nossa atividade”.

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou que graças à atuação da Câmara França-Brasil e do consulado francês no Rio de Janeiro, os investimentos franceses estão sendo retomados e adiantou que o próximo passo das negociações será a realização de um grande encontro em Niterói com prefeitos de diversas cidades brasileiras e representantes do governo francês até o fim do ano.

“Hoje, os investimentos franceses em nossa cidade se destacam em ações como o Centro de Controle Operacional, sinais inteligentes, Reserva Cultural, entre outros e agora, junto com a câmara de Comércio e o consulado, vamos realizar uma programação no fim do segundo semestre com a participação de prefeitos, empresas brasileiras e francesas ligadas ao setor de petróleo e gás para debatermos esses investimentos nas cidades brasileiras de médio a grande porte. Também vamos falar sobre gestão das cidades”.

O cônsul-geral da França reforçou que a reunião é mais um desdobramento da missão oficial do prefeito àquele país em 2016.

“Queremos ampliar nossa cooperação com Niterói, sobretudo depois da visita do prefeito à França. Agora temos esse seminário com a Câmara de Comércio com um tema bem concreto, que é como financiar e desenvolver projetos em cidades brasileiras tendo como exemplo Niterói. Esse é um passo adicional muito interessante que envolve governo, instituições e empresas”.

Também participaram do encontro o secretário-executivo da prefeitura de Niterói, Axel Grael, a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle Giovanna Victer e a coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica da prefeitura, Gláucia Macedo.

Fonte: A Tribuna












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.