segunda-feira, 26 de junho de 2017

ENSEADA LIMPA: Praia de Charitas, na Enseada de Jurujuba, atrai evento de pesca esportiva



COMENTÁRIO DO AXEL GRAEL

O jornalista Paulo Roberto Araújo registrou a realização de um evento de pesca esportiva na Praia de Charitas, uma das praias beneficiadas pelo Programa Enseada Limpa, desenvolvido pela Prefeitura de Niterói.

Em 2013, a Prefeitura de Niterói deu início ao programa, com o objetivo de despoluição da Enseada de Jurujuba, recuperando a balneabilidade das praias locais, como São Francisco, Charitas, Preventório e Jurujuba.

Desde então, vários investimentos no aperfeiçoamento da rede de saneamento da bacia hidrográfica e da prevenção da chegada do lixo e do assoreamento dos rios da Enseada tem sido feito, somando-se um investimento de mais de R$ 20 milhões.

Como resultado, temos observado nos dados de monitoramento da balneabilidade das praias que é realizado pelo Instituto Estadual do Ambiente - INEA um grande resultado. Quando iniciamos, em 2013, os pontos de monitoramento apresentavam um resultado muito ruim: as praias praticamente permaneciam sem condições de balneabilidade ao longo de todo ano.

Conforme as metas estabelecidas no planejamento estratégico da Prefeitura de Niterói (Programa Niterói Que Queremos), havia a expectativa que a balneabilidade chegasse a 50% das praias até o final de 2016 e a meta foi alcançada!

Ver o evento de pesca sendo realizado na Praia de Charitas e que a mesma abrigará inclusive o evento estadual nos enche de satisfação, considerando que o grande objetivo do nosso trabalho é a recuperação do ecossistema da Baía de Guanabara.

A piscosidade da praia, comprovada pelos entendidos no assunto, nos mostra que estamos no caminho certo e nos estimula a continuar trabalhando para fazer da Enseada de Jurujuba a primeira parte da Baía de Guanabara a poder ser considerada despoluída.

Vamos em frente!!!

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói



------------------------------------------------------------------







Os 50 melhores da pesca esportiva fluminense participam da seletiva para o campeonato nacional, no dia 7 de setembro, em Vitória. Terão outra seletiva dia 9/7 em Charitas. E no mesmo local, no dia 16/7, o campeonato estadual com cerca de 150 competidores federados. Evento da Federação de Pesca e Lançamento do RJ (FEPELERJ).

Paulo Roberto Araújo (Facebook).



---------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PROGRAMA ENSEADA LIMPA: Esperança para a Baía de Guanabara
ENSEADA LIMPA: Praia de Charitas volta a ser opção de lazer em Niterói
PROGRAMA ENSEADA LIMPA: melhoria da balneabilidade nas praias da Enseada de Jurujuba - Esclarecimentos
ENSEADA LIMPA - conheça as ações para a despoluição da Enseada de Jurujuba (Saco de São Francisco)
ENSEADA LIMPA: Agentes comunitários desenvolvem projetos de saúde ambiental
ENSEADA LIMPA: tecnologia sustentável em favor da qualidade ambiental da Enseada de Jurujuba
ENSEADA LIMPA: Inaugurada obra de modernização da Estação de Tratamento de Esgoto de Jurujuba
ENSEADA LIMPA - Prefeitura de Niterói e INEA farão mais uma campanha de fiscalização em São Francisco contra imóveis não conectados na rede de esgoto
ENSEADA LIMPA: esclarecimentos sobre a matéria "Canal de São Francisco, em Niterói, ganhará nova ecobarreira"
ENSEADA LIMPA E A BALNEABILIDADE: Praia na Baía de Guanabara supera oceânicas e fica balneável durante quase todo o ano
ENSEADA LIMPA - Como parte do programa "Se Liga", Inea e Prefeitura fazem vistoria em casas em São Francisco
ENSEADA LIMPA - Prefeitura de Niterói e INEA farão mais uma campanha de fiscalização em São Francisco contra imóveis não conectados na rede de esgoto
ENSEADA LIMPA: Golfinhos fazem espetáculo no mar de Charitas. Melhorias na balneabilidade da enseada poderiam estar ajudando a atrair estes visitantes?






Um comentário:

  1. Estou muito feliz com as renovações para Niterói, mas deixo aqui um pedido para remodelarem os quiosques da praia de Icaraí, pois não condiz com a nossa cidade.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.