domingo, 17 de novembro de 2013

"Lixo flutuante - de onde vem?". Projeto Grael participa de programação do MAC



O Projeto Grael tem como prioridade da sua atuação ambiental debater com os seus alunos o problema do lixo flutuante na Baía de Guanabara. Para isso, desenvolve programas de ação direta no próprio espelho d'água da Baía de Guanabara, bem como no âmbito da Bacia Hidrográfica, com prioridade para a Enseada de Jurujuba.

Embarcação "Aguas Limpas", do Projeto Grael, fazendo a coleta do lixo flutuante na Enseada de Jurujuba.
 
Saiba mais sobre a experiência do Projeto Grael em programas relacionados à Baía de Guanabara e ao problema do lixo flutuante:

Projeto Águas Limpas (www.projetoaguaslimpas.blogspot.com.br)

Tem o foco diretamente no problema do lixo flutuante. Equipes do Projeto Grael operam a embarcação "Águas Limpas", que recolhe o lixo na Enseada de Jurujuba (vide foto acima). Para saber mais sobre o problema do lixo flutuante na Enseada de Jurujuba, acesse aqui.

Mais do que atuar na consequência do problema, o Projeto Águas Limpas tem como prioridade a educação ambiental e o alerta para o problema do lixo flutuante. O trabalho de educação ambiental é desenvolvido na sede do Projeto Grael, mas também nas escolas e nas comunidades, como a Grota do Surucucu, nas cabeceiras da Bacia Hidrográfica da Enseada de Jurujuba.

O Águas Limpas promove também animadas atividades semestrais, que são as Gincanas Ecológicas do Projeto Grael.

O Projeto Águas Limpas é desenvolvido pelo Projeto Grael, patrocinado por Águas de Niterói e tem o apoio do Ministério Público do Rio de Janeiro. Conheça os demais apoiadores e colaboradores aqui.

Projeto Baía de Guanabara (www.projetobaiadeguanabara.com.br)

Tem por finalidade ajudar pesquisadores da UFRJ e especialistas a estudarem a dinâmica de correntes de marés na Baía de Guanabara. Alunos do Projeto Grael cumprem uma rotina de lançamento de derivadores, equipamentos que enviam informações ambientais sobre a Baía de Guanabara de forma automática para os pesquisadores. O projeto é executado pelo Projeto Grael, patrocinado pela empresa BG Brasil, tem a coordenação técnica da empresa Prooceano e a participação científica dos laboratórios: LAMCE (COPPE) e LAMMA.

O conhecimento produzido pelo Projeto Baía de Guanabara permite conhecer o padrão de deslocamento do lixo flutuante e possibilita planejar a estratégia de retirada do lixo que polui a Baía de Guanabara. Assista ao vídeo Projeto Grael ajuda a COPPE a estudar a Baia de Guanabara

Projeto ECOmAGENTE (http://www.iam.net.br/#!ecomagente/clv6)

Em 2010 o Instituto Ambiente em Movimento realizou atividades de sensibilização no Projeto Grael em Niterói começando nesta época a atuar na enseada de Jurujuba. Em 2012 esta parceria frutificou no Projeto Águas Limpas nas Escolas, no qual o IAM elaborou a proposta pedagógica e realizou teatros, oficinas, exposições sobre lixo marinho nesta comunidade. Em 2013 a proposta ganhou uma nova frente a de um curso de formação de agentes jovens na região da Grota do Surucucu. Conheça o Blog do ECOmAGENTE na Grota do Surucucu.
Agora, o Projeto Grael prepara-se para mais uma atividade de conscientização sobre o problema do lixo flutuante, realizando com o Museu de Arte Contemporânea - MAC. O evento será "Lixo Flutuante: de onde vem?" (veja o cartaz acima).

Participe e ajude a divulgar!!!

Axel Grael


------------------------------------------

Saiba mais sobre a programação do MAC sobre o artista alemão Joseph Beuys, um dos fundadores do Partido Verde da Alemanha.

Joseph Beuys – Res-Pública: conclamação para uma alternativa global
 
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói apresenta, de 2 de setembro a 1 de dezembro de 2013, a exposição “Joseph Beuys – Res-Pública: conclamação para uma alternativa global“, que será uma contribuição especial às comemorações do aniversário do MAC, trazendo do legado de Beuys cinco tópicos importantes e desafiadores de mudança na ordem global contemporânea – Criatividade individual e liberdade; Escultura Social – ensino e educação; Meio Ambiente e Energia; Cura, Xamanismo e Espiritualismo Material e Democracia Direta – Política. A mostra contará com mais de 100 obras coletadas de todos os estágios criativos do artista.
 
Este projeto foi concebido pelos curadores Silke Thomas, Claudia Seelmann, Rafael Raddi e Luiz Guilherme Vergara, com a cooperação do Instituto Plano Cultural e da Galerie Thomas Modern. Esta exposição viajará do MAC Niterói para o Museu da República em Brasília, posteriormente para Buenos Aires, e, por último, para o MAMAM, em Recife.
 
O legado das obras e ideias deste artista alemão (1921-1986) nos alcança hoje como uma convocação para atualizar e resgatar as visões de Beuys a respeito das alternativas globais envolvendo os principais pontos críticos da arte, da cultura, da economia, do meio ambiente e da ordem social como horizontes de ação ética para o século XXI, ainda não conscientes para a humanidade. Este projeto, portanto, não diz respeito apenas à exibição de objetos, mas inspirados pelas ideias de Beuys, o museu será aberto como um lugar de encontro para um fórum permanente sobre criatividade, educação, democracia direta, consciência ambiental e cura por espiritualidade material e energia.
 
A abordagem curatorial desta exposição se volta para 5 temas vitais distintos da arte e da vida de Beuys, que também são de grande significado para o debate local e global e para os desafios do papel e lugar da arte na sociedade contemporânea. Além de aparecerem consistentemente como um leitmotiv das obras de Beuys, esses temas são especialmente críticos para a grande mudança política, social e ambiental no Brasil. A arquitetura de Oscar Niemeyer e a especificidade do local com vista para a Baía de Guanabara enriquecerá e contextualizará o museu como “abrigo poético” e utopia concreta para acomodar a “Res-Pública” de Beuys. Entre os temas, estão:  
 
  • Criatividade e Liberdade Humanas Tripartidas – Pensamento, sentimento e vontade (“Todo homem é um artista”, “Libertar as pessoas é o objetivo da arte, portanto a arte para mim é a ciência da liberdade”);
  • Plástica Social/Escultura Social – Ensino & Educação (Universidade Internacional Livre), Teoria da Escultura;
  • Defesa della Natura: Natureza – Energia – Meio Ambiente & Energia (“plantamos árvores e as árvores nos plantam“);
  • Cura – Xamanismo – Espiritualismo Material; Democracia Direta – Utopia Concreta (filmes e vídeos de Beuys), colaboração e solidariedade.
 
A escolha de Joseph Beuys para comemorar os 17 anos do MAC de Niterói foi especialmente focada no legado desse artista para o século XXI, pela relevância e atualidade de suas ideias políticas, ambientais e humanitárias para a missão do nosso museu nesta cidade e no estado do Rio de Janeiro. Beuys é classificado como um dos mais inspiradores e influentes protagonistas do mundo da arte do Século XX, além de ativista ambiental, político, filósofo, educador, terapeuta social revolucionário, defensor de uma harmonia entre cultura e natureza.
 
Ao mesmo tempo visionário e mentor, sua obra atrai os humanos para a fascinação. A produção multifacetada de Beuys inclui formas tradicionais, tais como: plásticos, pintura e desenho, bem como múltiplas grandes instalações e performances públicas. Suas obras, no entanto, são não apenas de grande importância do ponto de vista artístico, mas também de grande significado social. Ele pregava uma extensão da definição de arte que tivesse a capacidade de mudar a sociedade inteira. Com sua ‘plástica social’, ele elevou cada pessoa à posição de artista e, desse modo, referiu-se à sua energia criativa e artística, que lhe deu a possibilidade de mudar e formar a sociedade independentemente. Consequentemente, Beuys desenvolveu um engajamento político que o fez argumentar a favor da democracia direta e da participação individual.
 
Paralelamente, as performances de Beuys será sempre trazida ao primeiro plano por meio de fototografias e filmes selecionados. Especialmente no quadro de suas ações, ele interferiu na sociedade fazendo discursos políticos e engajando-se como um ativista. Sua atividade de ensino também teve uma postura significativa, que levou ao seu dito: “ser um professor é minha maior obra de arte”.
 
Museu de Arte Contemporânea de Niterói – 2 de setembro a 1 de dezembro
 
Equipe Curatorial: Silke Thomas; Rafael Raddi e Luiz Guilherme Vergara
 
 
http://www.galerie-thomas.de/Galerie-Thomas-Modern/en/home_en.html
 

Fonte: MAC Niterói

------------------------------------------

Saiba mais sobre o PROBLEMA DO LIXO FLUTUNTE NA BAÍA DE GUANABARA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.