domingo, 24 de novembro de 2013

Correios lançam coleção de selos em homenagem aos 440 anos de Niterói


Foto de Luciana Carneiro.
 
 
 
Empresa também inaugurou iluminação monumental da fachada do Palácio dos Correios, no Centro

Os Correios lançaram uma série de dez selos com imagens de prédios históricos e pontos turísticos em homenagem aos 440 anos de Niterói, na sexta-feira (22.11). Na mesma noite, a empresa inaugurou a iluminação monumental da fachada do Palácio dos Correios, no centro da cidade. O prédio, construído em 1914, está sendo restaurado e abrigará a agência central do município e um centro cultural.

O prefeito da cidade participou da cerimônia comemorativa, ao lado do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, de funcionários da instituição e de outras autoridades municipais.

Entre as imagens destacadas na coleção de selos estão a estátua de Araribóia, a Igreja de São Lourenço dos Índios, o Caminho Niemeyer, o Solar do Jambeiro, o Campo de São Bento, a Fortaleza de Santa Cruz, a praia de Itacoatiara, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), a Ilha de Boa Viagem, o Teatro Municipal João Caetano e a logomarca do aniversário de 440 anos de Niterói.

O prefeito fez a primeira obliteração - ato de aplicar carimbo no selo para que entre oficialmente em circulação - , e recebeu de presente o álbum filatélico das peças lançadas. O mesmo procedimento foi feito pelos secretários de Saúde, Chico D'Angelo, e de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro.

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, conduziu a cerimônia e destacou que a filatelia preserva a história e a memória de uma país e de seu povo. "Para mim é uma alegria estar aqui no aniversário de Niterói, que é uma cidade muito importante.

Foto de Luciana Carneiro.

 
Esses selos vão rodar o mundo, não ficarão restritos a Niterói. Hoje também inauguramos a iluminação do Palácio dos Correios, que além de abrigar a sede da empresa na cidade, contará com um centro cultural. Vamos trabalhar ao máximo para divulgar a cultura de Niterói, nessa parceria dos Correios com o município", ressaltou.

O prefeito disse que a parceria do município com os Correios é significativa e que a restauração do Palácio dos Correios representa o início da revitalização do centro de Niterói. "Estou muito feliz com essa homenagem à nossa cidade. Os selos ficaram belíssimos. Vou solicitar ao Banco do Brasil que coloquem as imagens dos selos nos carnês do IPTU que começarão a ser emitidos", afirmou.

Na solenidade, o prefeito foi informado pelo diretor regional dos Correios no Rio de Janeiro, Omar Assis Moreira, que a obra de restauração do Palácio dos Correios será entregue em março, por ocasião do aniversário da instituição. "Na minha opinião, este é o prédio histórico mais bonito da cidade. A restauração do palácio é o marco inicial do projeto de revitalização do Centro", disse Neves.

Após o lançamentos dos selos, a iluminação monumental do Palácio dos Correios foi ligada.


Fonte: Prefeitura de Niterói
 
 
 
 
---------------------------------------------------------

Correios lançam dez selos para marcar o aniversário de Niterói

Rodrigo Neves e Wagner Pinheiro, presidente dos Correios, durante o lançamento . Foto: Léo Fonseca

Empresa também fez teste de iluminação artística do prédio histórico do Centro da cidade, que deve ter a reforma concluída em 2014, ano em que o edifício completa cem anos

Para celebrar os 440 anos de Niterói, a Empresa brasileira de Correios e Telégrafos lançou, em parceria com a Prefeitura, 10 selos comemorativos que ilustram as belezas naturais e arquitetônicas do município. Na ocasião, também foi realizado o teste da nova iluminação artística do edifício dos Correios, que fica situado no Centro, cuja reforma está prevista para ser concluída em março de 2014.

“Tivemos a ideia de parabenizar a cidade nestes 440 anos e o prefeito foi receptivo e nos ajudou a escolher as 10 imagens que representam esta  cidade tão importante para a história do País”, disse o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro Oliveira.

Estiveram presentes na cerimônia, os secretários de Saúde, Chico D’Angelo, o de Educação, Waldeck Carneiro, de Conservação, Dayse Monassa, entre outras autoridades municipais.

“Eu acabei de conferir os selos. São belíssimos e retratam as maravilhas de Niterói. Eu acabei atuando como editor de fotografia e foi difícil escolher as imagens, porque Niterói é toda bonita”, brincou o prefeito Rodrigo Neves, que em seguida antecipou: “Inclusive vou pedir ao Banco do Brasil, que irá emitir os carnês do IPTU no próximo mês para que sejam usadas as imagens destes selos para ilustrá-los”.

O edifício – Fechado há 8 anos, o prédio histórico dos Correios na Avenida Rio Branco, no Centro, é um dos principais patrimônios arquitetônicos de Niterói. Orçadas em R$ 15,3 milhões, as obras de reforma e restauração foram iniciadas em dezembro de 2011 e mantêm as características originais do prédio. Além disso, há a recuperação de todas as fachadas e esquadrias e haverá também iluminação monumental e climatização do espaço. A obra integra o projeto de requalificação da frente marítima da cidade e reforça a parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.

O local será reinaugurado em 2014, ano do seu centenário, com uma exposição de fotos que vai retratar a imagem de pessoas que tiveram passagem no espaço de âmbito histórico para a cidade.

Novidades – No imóvel, com 1,2 mil metros quadrados por andar, voltará a funcionar a principal agência dos Correios da cidade, além da sede da Região Comercial da empresa que atende Niterói, São Gonçalo e Região dos Lagos. Um dos pavimentos terá como destinação a atividade cultural, com a instalação de um espaço para atrações de artes visuais e outros segmentos do gênero.

O prédio abrigará ainda uma cafeteria com acesso ao terraço, que reserva uma visão panorâmica da Baía de Guanabara, além de uma loja de filatelia, para colecionadores de selos.

Fonte: O Fluminense
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.