terça-feira, 5 de novembro de 2013

Talento precoce no Teatro Municipal em apresentação única



Suzana Moura

Com apenas 17 anos, o niteroiense Felipe Naim, um dos mais jovens pianistas do País, se apresenta na próxima quarta-feira no Teatro Municipal da cidade

Formado em piano clássico pelo Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro, o pianista niteroiense Felipe Naim, de apenas 17 anos, se apresenta no Teatro Municipal da cidade amanhã, em concerto com peças de Franz Schubert, Robert Schumann, Frederic Chopin, Joseph Haydn, Ludwig Van Beethoven e o brasileiro Heitor Villa-Lobos.

O músico defendeu prêmios em competições em São João da Madeira, Portugal, em 2008, Viena, Áustria, em 2009, e Paraná, em 2010. Felipe diz que descobriu a música clássica e sua grande complexidade através de seus pais e, logo em seguida, ingressou no conservatório com apenas seis anos de idade.

“Sempre fui muito curioso e isso me ajudou a adentrar no mundo da música erudita. Logo que conheci o piano, me encantei e me familiarizei com o instrumento. Quando me dei conta, já estava nos palcos. Inspiro-me em dois grandes compositores, que são Beethoven e Chopin. A partir disso, aprendi a recriar o universo em que os compositores viviam para poder reproduzir com legitimidade e com um adicional da minha originalidade suas peças, com técnica e muito sentimento”, conta ele.

A relação que o Felipe tem com a música é de extrema intimidade e conforto. “Sinto que na música eu posso brincar com suas propriedades, com as ferramentas que me foram dadas. As ferramentas são disciplina acima de tudo, conhecimento profundo de cada obra, técnica e o fator prioritário, que é a emoção que foi desenvolvida pelas minhas mestras, a pianista Celly Periard e a harpista Ísis Machado”, argumenta.

Com apenas 17 anos, o jovem talento não se sente intimidado por ser pianista desde tão novo. "Não encaro como desafio, mas sim como uma grande responsabilidade e prazer de levar a música clássica para o público, mesmo sendo tão jovem”, afirma. Naim já representou o Brasil em vários prêmios fora do País e diz que foi uma enorme responsabilidade levar o seu trabalho para Portugal e Áustria.

“Subir no palco lá de fora foi como ter um dos sonhos realizados, e como falar: eu sou Felipe Naim e sou brasileiro!”, lembra o músico.

Apaixonado por música, ele diz que se espelha em grandes mestres para realizar o seu trabalho, como Nelson Freire, Martha Argerich e Arnaldo Cohen. O jovem músico faz planos de levar a sua carreira além e o próximo passo é estudar fora do País e continuar sendo concertista. Quando perguntado de como lida com críticas e elogios, ele não deixa por menos. “Recebo os elogios e críticas muito bem, acho que faz parte do trabalho de qualquer músico, mas desde que seja de quem entende de música”, argumenta.

O público pode esperar o melhor repertório possível do artista no concerto e Felipe não consegue esconder sua animação, apesar de achar que o gênero ainda não é muito explorado na cidade. “A expectativa é que eu consiga passar para o público, através das minhas mãos e dos meus sentimentos, um grande momento de prazer aos ouvidos e à alma de quem escuta. Não é a primeira vez que toco na cidade, mas é uma grande realização tocar no palco principal de Niterói. Espero poder tocar em outros espaços mesmo sabendo da carência para música erudita na cidade”, conclui.

O Teatro Municipal de Niterói  fica na Rua XV de Novembro 35, Centro, Niterói.  Dia 06 de novembro. Horário: 20h. Ingresso: R$ 20. Censura: Livre. Tel: 2620-1624.

Fonte: O Fluminense
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.