domingo, 17 de novembro de 2013

Operação Verão fiscaliza praias do município de Niterói


Durante a operação, o secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, e o diretor da Vigilância Sanitária, Claudio Vicente, orientaram comerciantes em Itaipu. Fotos: Foto: Júlio Silva


Ações de conscientização quanto às organização e higiene dos comerciantes tiveram início na última sexta-feira, em Charitas e na Região Oceânica

A Prefeitura de Niterói deu início na manhã da última sexta-feira, a Operação Verão nas praias da Região Oceânica e Charitas. Coordenada pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) e com apoio de diversos órgãos públicos da cidade, a operação que vai até março de 2014 será feita em diversas etapas. Neste primeiro dia da ação, os órgãos públicos realizaram um trabalho de conscientização quanto à organização, higiene e limpeza de estabelecimentos comerciais. Os ambulantes que culturalmente fazem parte do cenário das areias da praia serão cadastrados pela Seop que, através da Fiscalização de Posturas, começou a notificar comerciantes começando por Itaipu, para que, compareçam à Secretaria em 10 dias apresentando toda a documentação do estabelecimento comercial. Foram 29 notificações.

Contando com o apoio de banhistas e moradores da Região, os agentes públicos fizeram uma espécie de varredura para identificar e detectar problemas que possam ser minimizados com a chegada do calor e o grande fluxo de pessoas nas praias. Em Itaipu, o secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, e o diretor da Vigilância Sanitária, Claudio Vicente, orientaram comerciantes e pontuaram questões importantes como a limpeza e organização dos locais além das condições de higiene que os comércios estão funcionando. Um dos pontos abordados foi a não comercialização de cerveja na areia por conta do risco que pode levar aos banhistas.

“Nesse primeiro momento fizemos algumas apreensões de ambulantes que vendiam óculos de grau que não é permitido. Culturalmente existem aqueles que trabalham com tecidos materiais que colaborem para entretenimento dos banhistas. Nesses casos vamos estudar esse cadastro. Com relação àqueles que vendem algum tipo de alimento na área com apoio até mesmo de associação de comerciantes, vamos convocar e realizar palestras através da Vigilância Sanitária para adequação dessa atividade de forma correta”, explicou o secretário Marcus Jardim que estava à frente da operação.

Uma das coisas que chamou a atenção das equipes foram dois barcos em péssimo estado de conservação, com ferros, ancoras e madeiras, que estavam na areia em Itaipu. Segundo Marcus Jardim os dois barcos podem se transformar em depósito de doenças, além de representarem risco para banhistas. As equipes irão procurar os donos para que os barcos sejam retirados.
“Estou achando essa operação muito importante porque conscientiza os banhistas a preservarem mais a praia de Itaipu, não só em relação a regularização dos quiosques, mas principalmente por causa da higiene e limpeza, disse a aposentada Glória Maria.

O administrador de terminais de Niterói, Murilo Moreira, explicou que nos próximos 20 dias a Prefeitura irá trabalhar na regulamentação de alguns estacionamentos da orla. O diretor da Vigilância Sanitária Claudio Vicente falou sobre a importância de comerciantes se adequarem a receberem orientação sobre as normas corretas de trabalhar e acondicionar alimentos e confirmou que por orientação da Seop o órgão poderá realizar palestras para ambulantes que trabalham com alimentos.
Jorge Bellas que tem comércio há 29 anos em Itaipu considerou importante a presença do poder público nas praias da cidade para que tanto comerciantes como moradores e turistas possam ter tranquilidade.

“Nós já trabalhamos na legalidade, mas é importante que todos se adequem e tenha uma padronização”, disse.

Cadastro – A Operação Verão será dividida em várias etapas e as equipes estarão percorrendo as praias da Região Oceânica e Charitas para realizar o ordenamento de acordo com as demandas. Nos próximos dias a partir de publicação de decreto da Prefeitura a Neltur estará também cadastrando ônibus e vans de turismo que terão horários específicos e locais próprios para estacionamentos. O mesmo ocorrerá com relação a carros com som em alto volume.

“Esse primeiro momento da Operação é de fundamental importância para que comerciantes se adequem e os banhistas também comecem a entender o que é a operação que é para o conforto e tranquilidade deles próprios”, disse Marcus Jardim.

Denúncia – A Seop realizou na noite de quinta-feira uma operação para retirada de 20 barracas que estavam instaladas ilegalmente na areia da Prainha em Piratininga, Região Oceânica. A ação de ordenamento aconteceu em apoio a Operação Verão. Desde o mês de junho a Seop havia feito um levantamento no local com base em denuncias e reclamações de moradores quanto às inúmeras brigas e condições de higiene que aconteciam. Foram recolhidos cadeiras, mesas, caixas de isopor, guarda-sóis e geladeiras. Havia 20 barracas obstruindo as areias da praia. 

Fonte: O Fluminense


Um comentário:

  1. Quando vai liberar a licença para ambulantes nas praias em Itaipu, preciso urgente da liberação de licença. fiz cadastro e ate agora nao ligaram para casa.
    peço gentileza passe informação pro aqui. Obrigada!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.