Avenida do Contorno deve ter primeira etapa de obras concluída no ano que vem. Foto: Mariana Pimenta |
Após abertura do Mergulhão da Marquês de Paraná, expectativa agora é para duplicação da Avenida do Contorno e implantação do Túnel Charitas-Cafubá, que integra a TrasOceânica
Com o orçamento do município na área de mobilidade em crescimento nos últimos anos, o niteroiense poderá desfrutar de equipamentos que prometem facilitar a sua circulação na cidade. O tão esperado mergulhão chegou na sexta-feira como um presente de aniversário. Até junho do ano que vem, o primeiro trecho da duplicação da Avenida do Contorno ficará pronto.
As obras da TransOcêanica já começam no primeiro semestre e a nova embarcação que fará travessia Niterói/Praça XV estará operando até o fim 2014. Uma expectativa para quem tem perdido cada vez mais tempo no trânsito.
Depois de quase dois anos esperando a obra ficar pronta, o dobro de tempo prometido, a partir de hoje milhares de carros circularão no mergulhão, que possui 300 metros, sob a Avenida Marquês do Paraná, no Centro. Aguardado desde 2011, o mergulhão promete facilitar o acesso dos veículos ao Centro, à Ponte, e para Icaraí, quando estiver no sentido contrário.
Já na duplicação da Avenida do Contorno, as pistas que contam atualmente, em ambos os sentidos, com duas faixas, terão o dobro da capacidade de fluxo com quatro faixas em cada lado, quando terminada a obra.
O trecho norte da duplicação, que vai do supermercado Assaí até a garagem da Viação 1001 será concluído até junho de 2014, de acordo com a Concessionária Autopista Fluminense.
O trecho sul, que vai da 1001 até o viaduto do Barreto, fica pronto no início de 2015. O processo de demolição das rochas já está em fase de conclusão e se encerra no fim deste mês.
No primeiro semestre do ano que vem, começam as escavações do Túnel Charitas-Cafubá, que faz parte do projeto do corredor expresso da TrasOceânica, que ligará o Engenho do Mato a Charitas.
Com um investimento total de mais de R$ 307,7 milhões, destes: R$ 4,320 milhões para a elaboração do projeto executivo da obra, R$ 120 milhões para a construção do túnel de 1.3 Km, que fará a conexão Charitas-Cafubá, R$ 168 milhões para a obra do corredor estrutural de transporte público e mais de R$ 15 milhões com desapropriações; a obra pretende mudar radicalmente o tempo no trajeto entre a Zona Sul da cidade a Região Oceânica.
Na via expressa, que terá 9,3 Km, operará o sistema de transporte BHLS (da sigla em inglês para Bus of High Level of Service), em 13 estações de seu percurso. Neste sistema, os veículos terão portas nos dois lados, podendo circular tanto na via expressa, quanto nas ruas da cidade.
O sistema BRT, adotado no Rio, se inspira no metrô, criando uma via exclusiva para os ônibus articulados, que levam a população de locais mais distantes até áreas com grande oferta de empregos.
O sistema que será implantado em Niterói é diferente, inspirado nos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), circulam pelas mesmas ruas do tráfego convencional e conseguem ter maior capilaridade, indo até os diversos bairros da cidade.
O corredor expresso começará no entroncamento da Estrada Francisco da Cruz Nunes com a Rua Irene Lopes Sodré, no Engenho do Mato, e seguirá até Charitas, que vai ganhar uma estação intermodal para integração com as barcas. Uma canaleta exclusiva para os ônibus será construída na faixa mais próxima do canteiro central da pista. Também receberão a faixa expressa a Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues e o Túnel Charitas-Cafubá.
De acordo com os cálculos da Secretaria de Urbanismo, hoje os ônibus percorrem 18 Km para chegar de Engenho do Mato a Charitas, gastando aproximadamente 1h15 no percurso. Quando a obra for inaugurada, esse tempo deve cair para algo em torno de 20 minutos.
Outro corredor expresso de ônibus, o TransNiterói, também está sendo preparado pela Secretaria Municipal de Urbanismo para começar a ser construído em 2015.
Ele será integrado à TrasOceânica através de um trajeto paralelo no trecho final da Estrada Francisco da Cruz Nunes e a Avenida Conselheiro Paulo de Melo Kalle.
Para o trajeto Niterói/Praça XV novas barcas compradas pelo governo do Estado estão sendo construídas em um estaleiro em Guangzhou. As embarcações devem começar a operar no ano que vem.
O investimento total na compra das novas barcas é de R$ 273 milhões. Se tudo ocorrer como o prometido, até o final de 2015 a travessia, que hoje dura 18 minutos, será feita em 12.
Fonte: O FluminenseAs obras da TransOcêanica já começam no primeiro semestre e a nova embarcação que fará travessia Niterói/Praça XV estará operando até o fim 2014. Uma expectativa para quem tem perdido cada vez mais tempo no trânsito.
Depois de quase dois anos esperando a obra ficar pronta, o dobro de tempo prometido, a partir de hoje milhares de carros circularão no mergulhão, que possui 300 metros, sob a Avenida Marquês do Paraná, no Centro. Aguardado desde 2011, o mergulhão promete facilitar o acesso dos veículos ao Centro, à Ponte, e para Icaraí, quando estiver no sentido contrário.
Já na duplicação da Avenida do Contorno, as pistas que contam atualmente, em ambos os sentidos, com duas faixas, terão o dobro da capacidade de fluxo com quatro faixas em cada lado, quando terminada a obra.
O trecho norte da duplicação, que vai do supermercado Assaí até a garagem da Viação 1001 será concluído até junho de 2014, de acordo com a Concessionária Autopista Fluminense.
O trecho sul, que vai da 1001 até o viaduto do Barreto, fica pronto no início de 2015. O processo de demolição das rochas já está em fase de conclusão e se encerra no fim deste mês.
No primeiro semestre do ano que vem, começam as escavações do Túnel Charitas-Cafubá, que faz parte do projeto do corredor expresso da TrasOceânica, que ligará o Engenho do Mato a Charitas.
Com um investimento total de mais de R$ 307,7 milhões, destes: R$ 4,320 milhões para a elaboração do projeto executivo da obra, R$ 120 milhões para a construção do túnel de 1.3 Km, que fará a conexão Charitas-Cafubá, R$ 168 milhões para a obra do corredor estrutural de transporte público e mais de R$ 15 milhões com desapropriações; a obra pretende mudar radicalmente o tempo no trajeto entre a Zona Sul da cidade a Região Oceânica.
Na via expressa, que terá 9,3 Km, operará o sistema de transporte BHLS (da sigla em inglês para Bus of High Level of Service), em 13 estações de seu percurso. Neste sistema, os veículos terão portas nos dois lados, podendo circular tanto na via expressa, quanto nas ruas da cidade.
O sistema BRT, adotado no Rio, se inspira no metrô, criando uma via exclusiva para os ônibus articulados, que levam a população de locais mais distantes até áreas com grande oferta de empregos.
O sistema que será implantado em Niterói é diferente, inspirado nos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), circulam pelas mesmas ruas do tráfego convencional e conseguem ter maior capilaridade, indo até os diversos bairros da cidade.
O corredor expresso começará no entroncamento da Estrada Francisco da Cruz Nunes com a Rua Irene Lopes Sodré, no Engenho do Mato, e seguirá até Charitas, que vai ganhar uma estação intermodal para integração com as barcas. Uma canaleta exclusiva para os ônibus será construída na faixa mais próxima do canteiro central da pista. Também receberão a faixa expressa a Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues e o Túnel Charitas-Cafubá.
De acordo com os cálculos da Secretaria de Urbanismo, hoje os ônibus percorrem 18 Km para chegar de Engenho do Mato a Charitas, gastando aproximadamente 1h15 no percurso. Quando a obra for inaugurada, esse tempo deve cair para algo em torno de 20 minutos.
Outro corredor expresso de ônibus, o TransNiterói, também está sendo preparado pela Secretaria Municipal de Urbanismo para começar a ser construído em 2015.
Ele será integrado à TrasOceânica através de um trajeto paralelo no trecho final da Estrada Francisco da Cruz Nunes e a Avenida Conselheiro Paulo de Melo Kalle.
Para o trajeto Niterói/Praça XV novas barcas compradas pelo governo do Estado estão sendo construídas em um estaleiro em Guangzhou. As embarcações devem começar a operar no ano que vem.
O investimento total na compra das novas barcas é de R$ 273 milhões. Se tudo ocorrer como o prometido, até o final de 2015 a travessia, que hoje dura 18 minutos, será feita em 12.
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