quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Festejos marcam dia da Consciência Negra


 


Uma grande festa ao ar livre marcou o Dia da Consciência Negra na Praça da Cantareira, em Niterói, nesta quarta-feira 20.11. Desde 10h, artistas, representantes das diversas manifestações culturais e religiosas de origem africanas, exposições e shows de música agitaram o local até o fim da noite.

O prefeito da cidade participou da festa e comentou a importância da data: "O dia da consciência negra é um dia para fazer memórias da luta do povo negro que superou uma condição histórica desumana no perío9do da escravidão mas que ainda convive com discriminações. Todo preconceito é abominável, mas o racismo é a pior forma de expressão de preconceito. Estou aqui irmanado com essa luta que não e só da comunidade afrodescendente. É uma luta da sociedade brasileira por um país mais equilibrado", disse

Para a coordenadora de Promoção de Igualdade Racial da prefeitura, Tatiara Souza, o evento mostra a importância da busca por uma sociedade mais igualitária:

"Esse movimento de igualdade racial é importante porque precisamos retomar essa discussão na cidade de Niterói de um movimento que sofre preconceito diariamente. o dia da consciência negra é um marco na história desse país que precisa acabar com qualquer discriminação e situações onde o negro é visto como inferior. A sociedade precisa entender que todos são iguais e a questão da pele não deve nem pode ser determinante para a condição do ser humano." 


Já a vereadora Verônica Lima, uma das organizadoras do evento há cinco anos, a data tem significado mais que especial:

"O feriado de Zumbi dos Palmares é um feriado importante para o povo brasileiro porque Zumbi foi o maior líder, a maior expressão que lutou pela liberdade do povo negro. Aqui em Niterói há cinco anos fazemos o evento Viva Zumbi Niterói. A ideia é que várias expressões de manifestações culturais vinculadas ao povo negro estejam reunidas nesse evento. O jongo, a capoeira, o samba, a feijoada, tudo isso conseguimos reunir aqui hoje, mas fundamentalmente reavivar a memória das pessoas a nossa cultura, as nossas manifestações culturais e continuar avançando nas políticas públicas inclusivas para o povo negro".

Fonte: Prefeitura de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.