segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

MOBILIDADE E TRÂNSITO: Plano Icaraí é apresentado aos moradores do bairro




Proposta em estudo na Prefeitura e que foi submetida à apreciação dos moradores.



30/01/2017 - Cerca de 150 pessoas compareceram, na noite da última quinta-feira (26/1), à primeira reunião do Plano Icaraí, um planejamento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade e pela Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) para dar mais fluidez ao trânsito do bairro. A equipe apresentou a proposta de alterações, esclareceu dúvidas e acolheu sugestões da população.

A secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta, explicou as mudanças, que incluem a proibição de estacionamento em algumas vias, mudança nas rotas de ônibus, remoção de pontos de táxis, implantação de ciclofaixas – todas para mitigar o congestionamento no bairro.

“Hoje, a maior parte das ruas tem estacionamento, fluxo de ônibus e carros, a sinalização semafórica ainda não foi atualizada. O ônibus para, pega o passageiro, a fila de carros fica bloqueada, porque a via não está preparada para fluidez. Propomos que as principais vias de ligação, como Miguel de Frias, Álvares de Azevedo, Lopes Trovão, Mariz e Barros, Ari Parreiras, Joaquim Távora, Jornalista Alberto Francisco Torres, Gavião Peixoto e Roberto Silveira sejam de fluxo prioritário para o transporte público, permitindo a fluidez nas outras vias”, explicou Verena, frisando que a população pode sugerir outras medidas e modificações no projeto.

O subsecretário de Edificações, Renato Barandier, tirou as dúvidas do público, composto em sua maioria por moradores, comerciantes e taxistas. Segundo Barandier, é importante ter vias para passagem de veículos e outras para acesso aos comércios, com estacionamento.

“O projeto foi pensado para que melhore a circulação não só de veículos, mas de pedestres e ciclistas também. Com a alteração, não será necessário andar mais de 150 metros para pegar um ônibus, por exemplo. O plano prevê a implantação de ciclofaixa na Rua Lopes Trovão e estudamos a criação de outras vias exclusivas para ciclistas na Miguel de Frias ou na Álvares de Azevedo. Serão instalados 150 paraciclos no bairro”, exemplifica o subsecretário.

Já o presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha, informou que a sinalização no bairro também será modernizada, com a instalação de 13 sinais inteligentes que, equipados com câmeras, informarão aos operadores quais as ruas com maior fluxo de veículos e permitindo alterações no trânsito. Outros 29 semáforos passarão por melhorias, como a instalação de no-breaks – equipamentos que manterão a sinalização acessa mesmo em caso de interrupção da energia.


Proposta – O projeto concentra o fluxo de ônibus em quatro vias que ligam a Praia de Icaraí a Santa Rosa: Álvares de Azevedo, Lopes Trovão, Mariz e Barros e Joaquim Távora. Os coletivos deixarão de passar pela Rua Presidente Backer.

No sentido oposto, a Rua Miguel de Frias e a Avenida Almirante Ary Parreiras continuarão a receber os coletivos. Os ônibus deixarão de passar pelas ruas General Pereira da Silva, Tavares de Macedo, Domingues de Sá e Avenida Sete de Setembro.

Ainda de acordo com o plano, ficará proibido o estacionamento e pontos de táxi na Álvares de Azevedo e na Lopes Trovão, que são ruas mais estreitas, no trecho que vai da praia até a Roberto Silveira, em ambos os lados. Na Mariz e Barros e Miguel de Frias, vias mais largas, será permitido o estacionamento e paradas de táxis.

O plano estuda a viabilidade da construção, a médio prazo, de um túnel ligando as ruas Cinco de Julho (a partir da esquina com a Gavião Peixoto) e Oswaldo Cruz.

A Rua Lopes Trovão poderá ganhar uma ciclofaixa e ainda está estudo a implantação da via para ciclistas na Miguel de Frias ou na Álvares de Azevedo.

Os sinais inteligentes serão instalados na Avenida Jornalista Alberto Torres, nas esquinas com as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo; na Avenida Roberto Silveira, nos cruzamentos com as ruas Lopes Trovão, Presidente Backer, General Pereira da Silva, Álvares de Azevedo, Castilho França e Miguel de Frias; na Rua Lopes Trovão, nas esquinas com Gavião Peixoto e Mem de Sá, e Avenida Almirante Ary Parreiras esquina com Rua Irineu Marinho. Dois equipamentos já estão em funcionamento, nas esquinas da Ary Parreiras com Avenida Roberto Silveira e Rua Lemos Cunha.

Icaraí ganhará também três painéis fixos que passarão aos motoristas informações sobre o trânsito na cidade. Os equipamentos serão instalados na Avenida Jornalista Alberto Torres, altura da Praça Getúlio Vargas; na Avenida Roberto Silveira, altura da Avenida Almirante Ary Parreiras, e na Rua Marquês do Paraná, pouco antes da Rua Miguel de Frias.


Fonte: Prefeitura de Niterói






------------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Mais mobilidade para Icaraí: melhorias para o trânsito e ciclofaixas
SEGURANÇA E TRÂNSITO: Prefeito visita o CCO e anuncia que Várzea das Moças vai ganhar portal de segurançaNITERÓI CIDADE INTELIGENTE - Sistema de sinais inteligentes já em funcionamento em Niterói
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Primeiro conjunto de sinais inteligentes é instalado em Niterói
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Sinais inteligentes serão implantados nas dez áreas consideradas as mais congestionadas da cidade
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Município terá sinais inteligentes e trânsito monitorado em tempo real
NITERÓI TERÁ SISTEMA DE CONTROLE DE TRÂNSITO MAIS MODERNO DO PAÍS
CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DE MOBILIDADE (CCO): Tecnologia de ponta vai monitorar e gerenciar o trânsito em Niterói
NITERÓI TERÁ SISTEMA DE CONTROLE DE TRÂNSITO MAIS MODERNO DO PAÍS
PRODUIS (BID) - Niterói terá 110 câmeras em sinais de trânsito para monitorar cruzamentos
CISP - CCO: Prefeitura de Niterói vai implantar sistema de monitoramento de segurança nos ônibus da cidade








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.