terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Niterói vai receber conferência internacional de sustentabilidade



O secretário-executivo de Niterói, Axel Grael, será um dos palestrantes do encontro. Foto: Evelen Gouvea/arquivo



Giovanni Mourão

Evento acontecerá entre os dias 19 e 21 de janeiro, no Campus Praia Vermelha, da UFF


Devido ao conjunto de iniciativas de integração entre o meio ambiente e o desenvolvimento urbano e social realizadas nos últimos anos, Niterói será a primeira cidade brasileira a sediar a Conferência Internacional de Sustentabilidade Ambiental, Cultural, Econômica e Social, que tem como objetivo discutir políticas de sustentabilidade. A 13ª edição do evento anual reunirá estudantes e especialistas do mundo todo e será realizada entre os dias 19 e 21 de janeiro de 2017, no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus da Praia Vermelha.

O secretário-executivo de Niterói, Axel Grael, ressalta que o destaque da cidade no cenário sustentável internacional veio através de políticas sustentáveis e soluções inovadoras na infraestrutura urbana (PRO-Sustentável), mobilidade (TransOceânica, Niterói de Bicicleta, planejamento de VLT), planejamento e controle urbano, proteção dos ecossistemas (Niterói Mais Verde), saneamento e despoluição (Enseada Limpa).

“Todos esses programas são desenvolvidos num contexto de que Niterói é uma cidade de médio porte, mas localizada em uma das regiões metropolitanas mais complexas do Brasil. Tais fatos fazem da nossa cidade um espaço síntese dos problemas e das boas práticas para solucioná-los. Portanto, Niterói é um perfeito laboratório para especialistas do mundo todo se inspirarem nas reflexões e nas buscas de soluções para os centros urbanos”, afirma Grael.

Para o secretário, o reconhecimento internacional obtido pelas políticas ambientais promovidas em Niterói não é uma surpresa.

“Na agenda do saneamento, Niterói já tem uma das melhores performances do Brasil. Também já estamos chegando a quase 50% de nosso território protegido por unidades de conservação de áreas verdes, trazendo o ecoturismo e contribuindo para o desenvolvimento da cidade, explica.

Axel não será o único membro do governo de Niterói a participar da conferência. A Secretária de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta, apresentará uma palestra no evento, que também contará a presença de diversos professores da UFF, além de 150 participantes estrangeiros.

O congresso concentra palestras e apresentações de trabalhos técnicos, tendo como tema central “Caminhos para Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para o Estado e a Sociedade”. Posteriormente, as apresentações serão publicadas em livro pela editora Common Ground Publishing, que coordena a conferência e a comunidade de conhecimento On Sustainability.

As inscrições para a conferência estão abertas. Os temas que serão debatidos e outras informações estão disponíveis no site http://onsustainability.com/2017-conference.

Fonte: O Fluminense








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.