quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Conferência internacional sobre sustentabilidade urbana tem início em Niterói






Secretário Executivo, Axel Grael participa da abertura de conferência internacional sobre sustentabilidade nesta quinta-feira (19), em Niterói

19/01/2017 - O secretário Executivo de Niterói, Axel Grael, participou nesta quinta-feira (19.1) da abertura da Conferência Internacional de Sustentabilidade Ambiental, Cultural, Econômica e Social. A 13ª edição do evento começou hoje e vai até sábado, dia 21 de janeiro, no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói é a primeira cidade brasileira a sediar o evento com cerca de 30 países representados.

"Agradeço aos organizadores da Conferência e a UFF por sediar. E quero em nome do prefeito dar as boas vindas a todos. A cidade de Niterói deu prioridade a política de sustentabilidade há 4 anos desde que o prefeito de Niterói foi eleito. Devido às nossas políticas ambientais de sustentabilidade a cidade também terá 100% do esgoto tratado. E estamos bem próximos de chegar a 50% do território protegido por unidades de conservação. A primeira parte da Baía de Guanabara que poderá ser considerada despoluída é a Enseada de Jurujuba, em Niterói. Queremos ser inspiração e aproveitar as críticas e sugestões que serão discutidas para usar em Niterói", falou Axel Grael, secretário Executivo de Niterói.

Participaram também da abertura o organizador da Common Ground Publishing, Phillip Kalantzis, o diretor de redes de pesquisa do Estados Unidos, David Humphreys, o pesquisador da The Open University, da Inglaterra, Milton Keynes e Sidney Luiz de Matos Mello, reitor da UFF.

A prefeitura e o NAB são parceiros da Common Ground Publishing, instituição que coordena a Conferência e a Comunidade de Conhecimento On Sustainability. Desde a primeira edição, em 2005, a conferência já aconteceu em cidades dos Estados Unidos, Vietnã, Índia, Malásia, Ilhas Maurício, Equador, Nova Zelândia, Canadá, Japão, Croácia e Dinamarca. E aqui tem 30 países representados.

A primeira palestra foi do Washington Fajardo, arquiteto, membro da sociedade brasileira para o avanço da ciência e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural. Ele explicou a história urbanística do Rio de Janeiro, pela sua experiência na Prefeitura do Rio.

"O planejamento urbano de uma cidade é com mudanças mas também com preservação", finalizou Fajardo.

Amanhã terá palestra da secretária de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, às 9:30, sobre Caminhos para a sustentabilidade: desafios e oportunidades para Niterói e no sábado será a vez do secretário Executivo, Axel Grael, às 9:45, palestrar sobre programas ambientais desenvolvidos e soluções inovadoras em resiliência e sustentabilidade na cidade.

Fonte: Prefeitura de Niterói




--------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Niterói vai receber conferência internacional de sustentabilidade










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.