quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Niterói e Maricá farão estudos para construção de túnel que ligará Itaipu a Itaipuaçu






Anúncio foi feito durante encontro dos prefeitos de Niterói e Maricá

18/01/2017- A elaboração de estudos para a construção de um túnel ligando Itaipu, em Niterói, a Itaipuaçu, em Maricá, foi anunciada na tarde desta terça-feira (17.1) pelos prefeitos das duas cidades.

O chefe do Executivo niteroiense recebeu o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, em seu gabinete e depois levou o colega para conhecer o túnel Charitas-Cafubá, o Centro de Operações do túnel, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e o CCO Mobilidade.

O prefeito de Niterói informou que equipes das duas prefeituras irão fazer os estudos ao longo de 2017, e que a construção do túnel é um projeto de médio a longo prazo.

“No encontro de trabalho que tivemos hoje decidimos encarar esse desafio e iniciar os estudos para um projeto absolutamente viável de fazer uma ligação entre Niterói e Maricá. Com isso, essa região passará a ter uma perspectiva de forte desenvolvimento no futuro, com atração de investimentos e de negócios. Se Maricá se desenvolver de maneira equilibrada e sustentável, isso também é muito bom para Niterói , assim como o desenvolvimento de Niterói impacta Maricá. Estou muito otimista porque uma característica do nosso primeiro mandato foi realizar projetos esperados há muitos anos por Niterói. E agora, com o Fabiano, acredito que a gente vai tornar realidade projetos esperados há décadas por Niterói e por Maricá, como esse túnelligando Itaipu a Itaipuaçu”, afirmou.

O prefeito disse ainda que Niterói e Maricá são cidades-irmãs, com uma relação de muita proximidade, e que têm um fluxo diário de pessoas que se deslocam com razoável impacto nos dois municípios.

“O prefeito Fabiano está no seu primeiro mandato e é importante essa troca de experiências. Estou muito entusiasmado com as possibilidades de parcerias e de ações conjuntas entre as duas prefeituras em diversas áreas, como nas políticas sociais, nas ações relacionadas à mobilidade urbana e à gestão pública e, especialmente, no projeto do túnel que será muito importante para o desenvolvimento das duas cidades”, ressaltou Rodrigo Neves.

Fabiano Horta disse que foi um grande prazer encontrar as portas e janelas de Niterói abertas para a troca de experiências e informações.

“Esse movimento de aproximação para a construção de projetos em comum é um desafio da minha gestão e da gestão do prefeito Rodrigo, mas, acima de tudo, representa um salto para as cidades. Estou muito feliz com a prospecção desse projeto de construção de um túnel viário que ligue Maricá a Niterói. A região de Itaipuaçu é muito integrada à Região Oceânica de Niterói, mas precisamos consolidar isso do ponto de vista urbano e de mobilidade. Vamos construir equipes que possam gestar um processo concreto de realização. Niterói tem a expertise já construída nesse grande projeto do túnel Charitas-Cafubá, e agora estamos aqui planejando uma via concreta para o desenvolvimento da região como um todo”, disse o prefeito de Maricá.

Horta destacou que Niterói é uma cidade que ganha cada vez mais uma dinâmica de gestão com muita eficiência, de integração, com política social e o dedo presente do gestor no município.

“É para mim um grande prazer estar em Niterói. Conheci o sistema integrado de segurança pública, de mobilidade urbana, que vai transformar toda a Região Oceânica de Niterói, mas com impactos na cidade como um todo, e abri um diálogo objetivo com o prefeito Rodrigo com relação à questão da integração regional. Estamos num momento do país em que a gente precisa ter gestos largos e capacidade de enxergar além de nossas fronteiras. É preciso que as cidades se integrem para desenvolver efetivamente a região”, explicou o prefeito de Maricá.

Fonte: Prefeitura de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.