quinta-feira, 2 de junho de 2016

PIRATININGA E ITAIPU - Gestão integrada para salvar lagoas de Niterói



Solar do Jambeiro foi palco da assinatura do documento que tem como objetivo recuperar as lagoas de Piratininga e Itaipu. Divulgação


Vinicius Rodrigues

Vice-prefeito anuncia medida durante a abertura da Semana do Meio Ambiente

Foi assinado nesta quarta-feira (1°) pelo vice-prefeito Axel Grael, a concessionária Águas de Niterói e a Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara de Vereadores um documento com o objetivo de recuperar a integridade ambiental e atividades sustentáveis do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu. O plano guiará uma ação conjunta dos órgãos municipais, estaduais e da sociedade civil pelos próximos cinco anos. O objetivo do comitê é fomentar a geração de renda por meio do turismo e da pesca, e a melhoria ambiental da bacia hidrográfica e respectiva zona costeira.

A novidade foi anunciada por Axel na abertura da Semana do Meio Ambiente de 2016. Ele contou que todo o projeto foi elaborado pelo Subcomitê do Sistema Lagunar de Itaipu e Piratininga (CLIP), com o apoio da Prefeitura, que também faz parte do CLIP.

"O documento preparado pelo CLIP tem a sua importância, não só pela qualidade das proposições para a gestão do sistema lagunar, mas por ter promovido o consenso em torno da prioridade destas ações. O Plano de Gestão do Sistema Lagunar é um dos componentes do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável) e a contribuição do CLIP permitiu definir as diretrizes do Plano, mesmo antes da assinatura com contrato de financiamento com a CAF". Axel Grael

Além disso, o evento no Solar do Jambeiro contou com uma série de palestras e debates com autoridades da cidade, ambientalistas, professores, representantes de organizações ligadas à causa ambiental e sociedade civil.

“Estamos iniciando hoje a Semana do Meio Ambiente com uma agenda intensa de eventos estruturada pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com outras secretarias e organizações da sociedade civil, como passeio ciclístico, limpeza de praias, plantio de mudas e outras ações”, disse o prefeito Rodrigo Neves, seguido pelo secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Eurico Toledo.

“A programação nos próximos dias terá ainda plantio de mudas e um mutirão de limpeza com a ajuda dos pescadores na prainha de Piratininga. São atitudes que colaboram para um futuro mais sustentável em Niterói”, frisou.

Assinatura do documento com diretrizes para a gestão do sistema lagunar de Itaipu e Piratininga, recebido das mãos da Katya Vallado, coordenadora do Subcomitê do Sistema Lagunar Itaipu-Piratininga (CLIP).


O vereador Daniel Marques, integrante da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara, apresentou dados sobre a gestão da água e saneamento em Niterói. Para ele, é mais do que importante debater as questões apresentadas.

“Essas questões são importantes, sobretudo porque a cidade já possui programas ambientais importantes e decretos que foram determinantes para a conservação de áreas verdes”.

Fonte: O Fluminense



-------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

SEMANA DO MEIO AMBIENTE começa com ciclo de palestras no Solar do Jambeiro
Evento em Piratininga discute gestão ambiental compartilhada das lagoas da Região Oceânica

SAIBA MAIS SOBRE O PRO-SUSTENTÁVEL:

NITERÓI MAIS VERDE E PARNIT

TRANSOCEÂNICA:
 
PAVIMENTAÇÃO DE RUAS E MICRODRENAGEM:
 
CISP











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.