quinta-feira, 30 de junho de 2016

GESTÃO PÚBLICA: Prefeitura apresenta primeiros resultados do plano estratégico "Niterói Que Queremos"


Prefeito Rodrigo Neves fala sobre a importância do planejamento estratégico.


Plano estratégico aponta áreas que concentraram esforços e recursos do Município entre 2013 e 2016

30/06/2016 - Planejar e realizar políticas públicas para que Niterói se torne uma cidade organizada e segura, saudável, escolarizada e inovadora, próspera e dinâmica, vibrante e atraente, inclusiva, eficiente e comprometida. Esse é o objetivo do plano estratégico "Niterói Que Queremos 2013-2033", que teve seu primeiro balanço de realizações apresentado na manhã de hoje, no Solar do Jambeiro, no Ingá, Zona Sul de Niterói, pelo prefeito, pela secretária municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovanna Victer, e pela coordenadora do Núcleo Estratégico da Prefeitura, Gláucia Macedo.

Nascido da participação coletiva, com a colaboração de mais de sete mil cidadãos, e um ano de trabalho, o Plano Estratégico de Desenvolvimento prevê ações e objetivos de curto, médio e longo prazos para Niterói em 20 anos. Na solenidade de hoje, foram apresentados os resultados das áreas que concentraram os esforços e recursos da Prefeitura no período de 2013 a 2016.

“Nós chegamos a três anos e meio desse esforço com um misto de orgulho e, ao mesmo tempo, olhando para a frente com a certeza de que também temos desafios a superar. Niterói estava em uma situação muito frágil em 2012, mas hoje temos a satisfação de sermos uma das poucas cidades do Brasil que estão realizando investimentos há muito tempo esperados. Niterói, graças ao planejamento estratégico do "Niterói Que Queremos", está seguindo um rumo para se tornar a melhor cidade do Brasil para se morar e ser feliz. E o mais importante: esse rumo foi traçado pela sociedade”, disse.


Maj. Walace Medeiros, chefe da Defesa Civil de Niterói, apresentou os avanços institucionais conquistados no período.


A secretária Giovanna Victer explicou todo o processo de desenvolvimento do plano, do estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas, até o congresso no Ginásio do Caio Martins, que ouviu a opinião da sociedade e a elaboração do projeto.

“Hoje estamos entregando o resultado de uma primeira fase desse trabalho, que pertence à cidade. Nós operacionalizamos um sonho, e todas essas entregas pertencem a cidade, e à cidade cabe a responsabilidade da continuidade e cobrança para que o projeto continue”, afirmou Giovanna.

A coordenadora do Núcleo Estratégico da Prefeitura, Gláucia Macedo, apresentou as entregas já realizadas em cada área. No quesito Organização e Segurança, foram destacadas obras de melhoria do trânsito, como a perfuração do túnel Charitas-Cafubá, e de segurança pública, como a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e as obras de contenção de encostas e drenagem em 50 pontos da cidade.

Na área de Saúde, a entrega da nova emergência do Getulinho, a inauguração da Unidade Municipal de Urgência Dr. Mário Monteiro, a ampliação do programa Médico de Família e a distribuição de água tratada em 100% das residências de Niterói foram apontadas como as grandes conquistas da gestão.

A entrega de 17 novas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), que permitiu a criação de mais de 2,5 mil novas vagas na rede de educação infantil, de três novas escolas de Ensino Fundamental e a reforma de outras sete  são as ações que se sobressaíram.

Já na área de resultado “Niterói próspera e dinâmica”, a criação da Casa do Empreendedor e o incentivo à instalação de novos hotéis, que gerou oferta de mais de mil novos leitos na rede hoteleira da cidade, foram as iniciativas ressaltadas.

Os destaques na área “Niterói vibrante e atraente” foram a revitalização do Horto do Fonseca, com a inauguração do Skatepark, e o projeto Enseada Limpa, responsável por melhorias na balneabilidade das praias niteroienses da Baía de Guanabara.

Os projetos já realizados na área de inclusão incluem a contratação de 2.892 unidades habitacionais que serão destinadas às famílias residentes em áreas de risco e que recebem aluguel social, a entrega de 710 unidades de interesse social.

A modernização da gestão pública, a implementação do software de gestão e-cidade, a implantação do Portal da Transparência estão entre as ações de destacadas na área “Niterói eficiente e comprometida”.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito Axel Grael, o ex-presidente da Associação Conselho Empresarial e Cidadania (Acec) Robson Gouveia e o atual, Joaquim Andrade, o presidente do Sindilojas Niterói, Charbel Tauil, e o deputado estadual Comte Bittencourt, entre demais autoridades do Município.

Fonte: Prefeitura de Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.