quarta-feira, 22 de junho de 2016

Defesa Civil Estadual também fará mapeamento de riscos naturais para todo o estado do RJ





COMENTÁRIO AXEL GRAEL:

Um dos passos mais importantes para a prevenção ou a solução adequaeda de um problema é conhecê-lo bem. E esta regra aplica-se sobremaneira aos problemas relacionados à Defesa Civil e ao gerenciamento dos riscos naturais.

Com este objetivo, a Prefeitura de Niterói anunciou a contratação do mapeamento das áreas de risco de Niterói, estudo este que será complementado, na escala estadual, por um levantamento similiar a ser desenvolvido pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (vide matéria abaixo).

Desenvolvido em níveis de detalhe e abrangências diferentes (a iniciativa municipal será feita na escala de 1:2000 e terá foco principal nas áreas de risco geotécnico enquanto a iniciativa estadual abrange todo o estado), os trabalhos serão importantes para a melhor coordenação das ações preventivas e de respostas às contingências, inclusive nas ocorrências intermunicipais ou regionais.

No caso dos trabalhos da Defesa Civil de Niterói, o mapeamento permitirá que todas as áreas de maior risco de deslizamento de encostas sejam identificadas e, acima de tudo, que as intervenções necessárias sejam colocadas em escala de prioridade (hierarquização) de acordo com o nível de risco e iminência de deslizamento. De acordo com o contrato firmado, a empresa apresentará também a solução técnica de engenharia para garantir a estabilização da encosta.

Além do mapeamento das áreas de risco, fazem parte do programa Niterói Resiliente, as seguintes ações:

Axel Grael
Vice-Prefeito
Niterói





-----------------------------------------------------


 


Defesa Civil mapeia 736 riscos naturais e tecnológicos no estado

Estudo vai ajudar prefeituras na elaboração de exercícios de escape

por

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.