terça-feira, 15 de setembro de 2015

MAIS UM ECOPONTO EM NITERÓI - Descarte consciente de lixo no Centro


Superintendência Regional da Baía de Guanabara receberá material as segundas-feira, das 14h às 16h. Vice-prefeito Axel Grael participou da inauguração.
Foto: André Redlich

Agentes do Inea realizarão a pesagem do material reciclável e em seguida entregarão ao morador um cupom de desconto em sua próxima conta de luz.
Foto: André Redlich

Ecoponto na Avenida Feliciano Sodré recebe material reciclável e o reverte em créditos na conta de energia elétrica
Marina Assumpção

Os moradores do Centro de Niterói já podem descartar o seu lixo reciclável, como plásticos, papéis, metais e vidros, sem poluir o meio ambiente e ainda ganhar desconto na conta de luz. Foi inaugurado nesta segunda-feira um Ecoponto na Superintendência Regional da Baía de Guanabara, vinculada ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ao lado da Escola Estadual Raul Vidal, na Avenida Feliciano Sodré, 8. A ação é uma parceria entre o Inea, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e a concessionária de energia Ampla. A unidade funcionará as segundas-feira, das 14h às 16h.

Os agentes do Inea realizarão a pesagem do material reciclável e em seguida entregarão ao morador um cupom de desconto em sua próxima conta de luz.

Paulo Roberto de Souza, morador do Centro, foi a primeira pessoa a fazer a entrega do lixo na unidade. Segundo ele, o desconto da conta de luz é um atrativo, mas sua principal preocupação é com o meio ambiente.

“É muito importante poder preservar o meio ambiente e também é legal o desconto que eles dão na conta de luz. Eu já costumava separar o lixo e levar no ponto de coleta do Ingá, mas agora ficou mais perto para mim. Se todos colaborassem desta forma, melhoraria a condição em que vivemos. Ações como esta deviam acontecer sempre”, afirma.

Esse é o sexto Ecoponto em Niterói. O outros ficam na Rua Jornalista Irineu Marinho, nº 466, em Icaraí; na Rua Leonor da Glória, s/nº, no Largo da Batalha; na Avenida Professor João Brasil, s/nº (em frente à Policlínica), na Engenhoca; na Rua Doutor Walter Madeira s/nº, no Cafubá, na Rua O, s/nº (ao lado da estação de esgoto), em Itaipu; e na Rua São Sebastião, 12, no Ingá. Todos os postos funcionam nos dias úteis, das 8h às 12h, e das 13h às 16h, exceto o do Ingá, que funciona aos sábados de 8h às 12h.

 
De acordo com a Ampla, a iniciativa, que começou em janeiro deste ano, arrecadou até este mês cerca de 5 mil toneladas de resíduos recicláveis e concedeu mais de R$ 920 mil em bônus para os clientes.

Para participar, qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no programa. Para isso, basta apresentar a conta de energia em qualquer ponto de coleta da concessionária e receber o cartão da Ecoampla. Após o cadastro, o cliente poderá levar todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta.

Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Fonte: O Fluminense







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.