quinta-feira, 24 de setembro de 2015

HOMENAGEM A DORA NEGREIROS e lançamento da Frente Parlamentar Ambientalista em Niterói




Na noite do dia 21 de setembro (Dia da Árvore), segunda-feira, o plenário da Câmara de Vereadores recebeu a sessão solene de lançamento da Frente Parlamentar Ambientalista, proposta e coordenada pelo vereador Daniel Marques, além de homenagens à ícones da questão ambiental. A Frente tem a finalidade de construir uma legislação municipal objetiva e coerente, bem como reunir especialistas de todas as áreas, fomentar o debate de ideias, identificar problemas e apresentar soluções para que se possa enfrentar o desafio de se ter uma cidade inclusiva, ecologicamente correta e sustentável para as futuras gerações. Uma das grandes inovações é a possibilidade de se contratar estudos e assessoria técnica para melhor contribuir para os pleitos ambientais.

Compete a Frente Parlamentar Ambientalista debater assuntos temáticos como: saneamento ambiental, água, educação ambiental, energias renováveis, educação e políticas de proteção animal, mobilidade sustentável, unidades de conservação, florestas e biodiversidade, conservação e recuperação dos corpos hídricos, planejamento urbano, resíduos, comunidades tradicionais, clima, legislação pertinente, entre outros. Portanto, o desafio é superar a pobreza e realizar a distribuição equitativa na sociedade sem acelerar a deterioração ambiental, inclusive recuperando-se, na medida do possível, os espaços ambientais degradados.




 

O evento homenageou com uma Moção a Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Ambiental (GCMN), 24 guardas ambientais, Projeto Aruanã (Projeto Acadêmico que monitora as tartarugas marinhas) e, finalizando, entregou uma das maiores honrarias da Casa, Medalha José Clemente Pereira, para Dora Hees Negreiros pelo notório saber e empenho ao meio ambiente seja pela FEEMA, Instituto Baía de Guanabara ou nas lutas pessoais.

Foram convidados para compor a mesa o vice-prefeito Axel Grael, o Secretário de Meio Ambiente Tiago Loback, Diretor Administrativo do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara Sr. Alexandre Braga e o inspetor Mendes representando a Coordenadoria da Guarda Ambiental. Também estiveram prestigiando o evento: Professor/Doutor e Coordenador do Projeto Aruanã Cassiano Monteiro Neto, Jhonatan Ferrarez (Coordenador de Fiscalização do Parque Estadual da Serra da Tiririca – INEA); Alba Simon (Frente Parlamentar Ambientalista da ALERJ); Roched Seba (Instituto Vida Livre); Davi Fernandes (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente – DPMA); Ieda Pignaton (GT Coleta Seletiva); Dr. Carlos Brito (Presidente da Comissão Ambiental da OAB Niterói); o Deputado Estadual Waldeck Carneiro; Halphy Rodrigues (Representando a Águas de Niterói); Carlos Eugênio SMECT (Núcleo de Ações Integradas); Francisco de Alburquerque (Secretaria Municipal da Fazenda) e Vitor Miltessen (Coordenador Casa Fluminense); a Srª. Katia Valado Coordenadora Geral do Subcomitê lagunar de Itaipú e Piratininga; o Biólogo Paulo Bidegain; Sr. Nelson Macedo da Secretaria de Estado do Ambiente, entre várias outras personalidades que atua na causa.

Agora é hora de juntos irmos à luta e colocar ainda mais a mão na massa, com as cabeças pensantes da sociedade civil, instituições, Poder Público e Parlamentares!

Fonte: Vereador Daniel Marques






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.