terça-feira, 15 de setembro de 2015

Inscrições abertas para curso de escalada do Clube de Montanhismo



São turmas com seis pessoas e as aulas começam no próximo domingo, dia 20

O Dia

Niterói - Rodeada de montanhas e belíssimas paisagens, Niterói convida à prática da escalada. Cada vez mais os moradores da cidade descobrem nas pedras um hobby e tanto. É por isso que no próximo domingo, dia 20, o Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM) vai iniciar o segundo curso de escalada do ano.

Presidente do CNM, Leandro Carmo explica que as aulas garantem mais segurança no esporte.

“Imagina dar um nó errado a 500 metros de altura? Ou utilizar um equipamento que não seja específico para suportar a força de uma queda? São diversas situações que podem ocorrer caso o praticante não tenha uma experiência relevante. Conhecer os procedimentos, a dinâmica da escalada é fundamental para que se pratique o esporte com segurança”, destacou ele.


Alunos conhecem novas técnicas e equipamentos
Foto: Divulgação


A maior parte do curso acontece em Itacoatiara, dentro do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Lá tem diversas opções de ‘vias’, como os praticantes chamam os locais de subida. Depois, dependendo da evolução da turma, os alunos podem ser levados para outros pontos como Urca e Barra da Guaratiba.

“Em Niterói existem outros lugares como o Morro do Morcego e o Parque da Cidade, recentemente incluído em nosso roteiro. E periodicamente organizamos excursões para diversos locais do Brasil. Estivemos há pouco tempo no Espírito Santo e em Minas Gerais”, contou Carmo.

O aposentado Eduardo França, de 64 anos, está animado para começar o curso. “Eu sempre fiz trilhas e até pratiquei escalada, mas nunca fiz um curso por falta de tempo. Tem muita coisa nova no alpinismo, equipamentos novos, quero me atualizar”, disse.

Já o servidor público Taffarel Ramos Costa, 27, estava na turma do início do ano e já está prestes a se tornar um instrutor de escalada. “Fiz uma trilha uma vez com um trecho de escalada, mas vi que o grupo que estava comigo fazia aquilo sem segurança alguma. Foi aí que procurei o curso, e hoje escalo toda semana”, relatou.

São nove aulas que ocorrem somente nos finais de semana, podendo ser seguidos ou não, dependendo das condições do tempo. As turmas são fechadas com seis pessoas. Para se inscrever os interessados devem mandar e-mail para cnm@niteroiense.org.br. Custa R$ 620 à vista, ou R$ 660 parcelado em três vezes.

Bom pra mente e pro corpo

O presidente do CNM, Leandro Carmo, diz que o alpinismo traz diversos benefícios. “A atividade física mantém o corpo saudável, evitando o sedentarismo que pode provocar diversos males como aumento de peso, colesterol alto e hipertensão. E também faz muito bem para a mente. O contato direto com a natureza ajuda a aliviar o stress do dia a dia, servindo como uma válvula de escape”, enumera.

Ele diz ainda que o esporte ajuda as pessoas conhecerem seus próprios limites. “As aulas obedecem o limite individual”, completa.

Durante o curso de escalada, o clube fornece todo o material necessário. E os alunos também terão direito a uma apostila, camiseta, e seis meses de filiação ao clube.


Fonte: O Dia


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.