sábado, 12 de setembro de 2015

Rede Municipal de Educação de Niterói presente na XVII Bienal do Livro








A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação, através do Departamento de Promoção de Leitura, em mais uma parceria com a Imprensa Oficial, estão participando da XVII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, com Espaço Letras de Niterói, no Estande “Mais Leitura”, localizado no Pavilhão Verde. O espaço ainda abriga as editoras Intertextos, Muiractan, Nitpress e Niterói Letras.

Como destaque da programação, o espaço contou com lançamentos de livros relacionados à Educação, escritos por profissionais da rede municipal de Niterói e de professores doutores da Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre os títulos que foram lançados, destaca-se o livro “Formação de Professores – Múltiplos Olhares”, organizado pela secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, editado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (EdUFF). A publicação faz parte da coleção Práxis Educativa, que também lançou “Currículo Práxis Docente” de Gelta Terezinha Ramos Xavier, Lisete Jaehn e Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira (organizadora), e “Educação se faz “na” Política”, de autoria de Jorge Najar e Sueli Camargo Ferreira.

A Coleção Prática Pedagógica Cotidiana, obras resultantes de teses e dissertações, foi relançada pelo Grupo Letras de Niterói, com a presença das autoras, professoras da rede Municipal de Educação, Priscilla Leal, que escreveu “Escolas Escravas”, Liliane Balonecker Daluz, que assina “Redação Professora? Ah não!!!: Dialogando com as crianças e suas produções em sala de aula e na internet”, Gisela Paula da Silva Faitanin, autora de “Desafios à educação: da formação do professor à inclusão escolar” e Deylla Wiviane de Araújo Batista Caetano, que escreveu “Será que eu posso falar alguma vez aqui? Algumas reflexões sobre o que falam as crianças da/na escola”.

“É muito importante este apoio e parceria com a UFF e a Imprensa Oficial pela Educação no nosso município. O lançamento desses livros ressalta a importância da Educação Infantil e do Ensino Fundamental como base para a universidade. Além disso, valorizamos os nossos profissionais, incentivando um trabalho de pesquisa e estudo desenvolvido por eles”, declarou a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros.

De acordo com o presidente e diretor da Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, Haroldo Zager, “A parceria com a SEMECT e a FME acontece desde 2007, sempre com o objetivo de dar espaços às editoras de Niterói, cumprindo o papel da Imprensa Oficial em apoiar a arte, cultura e Literatura” afirmou.

Durante os dias de Bienal, Niterói vai levar ao evento cerca de 2.600 estudantes do ensino fundamental – regular e Educação de Jovens e Adultos, em 62 ônibus contratados especialmente para isso. Além de um público adulto de aproximadamente 300 pessoas, formado por leitores das bibliotecas populares municipais, professores e profissionais da educação municipal.

"Essa é mais uma oportunidade que a Prefeitura oferece aos estudantes e aos profissionais da rede municipal, bem como às Bibliotecas Populares Municipais, com o objetivo de estimular a formação de leitores e evidenciar o protagonismo dos profissionais da educação no lançamento de obras, resultado de sua prática pedagógica, no contexto de uma educação inclusiva, e acima de tudo de qualidade social", declarou o presidente da FME, professor José Henrique Antunes.

Texto: Mariah Bellido
Fotos: Departamento de Promoção da Leitura

Fonte: Fundação Municipal de Educação - Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.