domingo, 7 de junho de 2015

Niterói na liderança em pesquisa sobre ambiente de negócios e turismo


Opinião

Recentemente, o Instituto Trata Brasil mostrou que Niterói passou de 14o (2012) para 6o lugar (2013), dentre as 100 maiores cidades do país, no quesito saneamento. Isso deveu-se aos investimentos feitos pela atual administração, através da concessionária Águas de Niterói. Diante de um quadro de enorme preocupação com a questão do saneamento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que ganha mais evidência diante do recebimento dos Jogos Olímpicos de 2016 perante uma Baía de Guanabara com indicadores negativos, Niterói mostra liderança no cenário nacional.

Mais uma vez, pesquisas feitas por órgãos especializados e divulgadas pela imprensa dão destaque ao protagonismo de Niterói no cenário nacional: desta vez, na área de negócios e turismo, conforme divulgado em matéria do jornal O Fluminense (abaixo).

Com relação ao ambiente de negócios, é sempre bom ver o trabalho desenvolvido ser reconhecido, mas concordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, que afirma na matéria, com sinceridade, que ainda temos muito que avançar, embora estejamos no caminho certo e melhorando significativamente.

Niterói tem vocação empreendedora e talentos empresariais, mas o avanço do ambiente de negócios era inibido pelo excesso de burocracia e falta de uma política pública voltada para o fomento à atividade produtiva. O trabalho desenvolvido pelo secretário Fabiano Gonçalves, jovem liderança empresarial da cidade, está permitindo que se rompam as barreiras, que a cidade ganhe competitividade a cada dia e avance rapidamente.

Quanto ao turismo, é incompreensível o quanto Niterói perdeu tempo em se lançar como uma referência nacional no setor. Temos tudo para isso:
  • localização a poucos minutos da vizinha cidade do Rio de Janeiro - a porta de entrada do turismo nacional;
  • natureza privilegiada: praias, parques e paisagem marcante;
  • museus e outros atrativos;
  • patrimônio histórico, arquitetônico e tradição cultural;
  • referência no esporte, nas artes, na gastronomia e com uma agenda de eventos cada vez mais intensa e qualificada;
  • referência na ciência e na tecnologia, abrigando várias universidades, com destaque para a UFF, uma das maiores do país
  • e já possui uma logística razoável e processo de aperfeiçoamento.

Apenas recentemente, com o trabalho do Paulo Freitas, presidente da NELTUR, a cidade aborda a questão com mais profissionalismo e começa a se estruturar, com planejamento e com investimentos hoteleiros, para ser protagonista neste mercado que poderá trazer excelentes oportunidades para a cidade.

A pesquisa nos coloca em oitavo lugar, mas estamos apenas começando. Niterói pode muito mais e tem pressa, diante da oportunidade dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano que vem.

Sigamos em frente!

Axel Grael

-------------------------------------------------------

Niterói lidera em negócios no Rio



Cidade também obteve o 8º lugar entre os melhores destinos turísticos de melhor infraestrutura com outros 19 municípios

Niterói é o município do Estado do Rio mais preparado para realização de negócios no Brasil. A Cidade Sorriso também ficou em 6º lugar no ranking nacional da avaliação, que envolveu outras 19 cidades. O levantamento foi elaborado pela Urban Systems, empresa especializada em análise de dados demográficos em mapas digitais, para direcionamento e levantamento de tendências em mercados, e publicada na segunda quinzena do mês passado, em uma revista especializada no gênero.

De acordo com o estudo, 20 municípios participaram da pesquisa em todo o Brasil, com mais de 28 indicadores de avaliação, entre eles crescimento populacional, crescimento do PIB, crescimento empresarial, crescimento de empregos formais, renda média dos trabalhadores formais, percentual de trabalhadores formais com ensino superior e avaliação do índice Firjan de gestão fiscal.

Entre os municípios do Rio de Janeiro, quatro foram melhor avaliados, com Niterói liderando a pesquisa, seguido da capital, Macaé e Rio das Ostras. A cidade obteve nota 15,142, na avaliação do Ranking Nacional do Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), com classificação ‘muito alto’. Entre os melhores municípios para se fazer negócios, Vitória (ES) ocupa a primeira colocação com índice de IQM 17,360; seguido de Parauapebas (PA) 16,000; Curitiba (PR) 15,529; Barueri (SP) 15,450 e Florianópolis (SC) 15,304.

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Fabiano Gonçalves diz que a cidade ainda não ocupa o posto de destaque, mas que busca uma melhor colocação no setor.

“Temos que ser honestos. Não acredito que Niterói mereça ainda este título, mas estamos caminhando para alcançar este objetivo. Temos algumas vantagens em relação às outras cidades que nos ajudam a conquistar esses avanços, como a própria proximidade com o Rio de Janeiro. Além disso, estamos passando por um processo de atualização que nos colocará em uma situação melhor”, explica o secretário.

Turismo – Na mesma pesquisa, Niterói também obteve a 8ª colocação no ranking geral em relação aos melhores destinos turísticos em termos de infraestrutura. Desta vez, a cidade ficou atrás de Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e Campina Grande (PB), com um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) de 4,285.

Segundo o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Paulo Freitas, os números da pesquisa mostram o investimento da secretaria no setor. Para ele, diversas ações contribuíram para que a cidade fosse bem avaliada no estudo.

“Nós fazemos um trabalho de parceria que só vem confirmar o êxito da nossa gestão. Para isso, divulgamos Niterói nos mais diferentes meios de comunicação e queremos explorar ao máximo quando pensamos nas diversas opções que a tecnologia pode nos oferecer. Todo nosso trabalho está caminhando muito bem”, declarou Paulo Freitas. O presidente da Neltur disse ainda que as ações da secretaria também serviram para que a cidade possa ajudar empresários a se instalarem em Niterói. “As ações da secretaria em prol do desenvolvimento turístico da cidade vêm confirmar a tendência positiva para empresários que queiram crescer economicamente aqui”, contou.

Fonte: O Fluminense

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.