domingo, 14 de junho de 2015

Prefeitura de Niterói realiza 1ª Ação Cidadã no Morro do Cavalão


Evento ofereceu diversos serviços de cidadania aos moradores como registro de documentação básica, isenção de 2ª via de documentos, entre outros
Foto: Divulgação/Luciana Carneiro

Projeto ofereceu uma série de serviços aos moradores e registrou cerca de 2.500 atendimentos

A Prefeitura de Niterói realizou durante a manhã e a tarde deste sábado (13/) a 1ª Ação Cidadã, no Morro do Cavalão, em São Francisco, na Zona Sul da cidade.

O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, ofereceu diversos serviços de cidadania aos moradores como registro de documentação básica, isenção de 2ª via de documentos, orientação jurídica, previdência social e de abertura de processo administrativo, medição de glicose e pressão, aplicação de fluor e escovação, prevenção à dengue, balcão de empregos, legalização de alvará definitivo, palestra de capacitação da Sebrae sobre oferta de microcrédito, atendimento para o Micro Empreendedor Individual (MEI), recadastramento do Bolsa Família, Vale Social, inscrição de cursos do Pronatec, SOS Crianças, oficina de leitura, contação de história e distribuição de livros, atendimento comercial e cadastramento de baixa renda da Ampla, troca de lâmpadas dos cadastrados no baixa renda e troca de resíduos por desconto na conta de luz, segurança alimentar (palestra sobre aproveitamentos integral dos alimentos), regularização eleitoral, corte de cabelo e barba, entre outros benefícios. Foram realizados cerca de 2.500 atendimentos.

A ação envolveu diversas secretarias do governo, como Saúde, Executiva, Desenvolvimento Econômico, Educação, órgãos estaduais como a Fundação Leão XIII, Detran e FIA (Fundação para a Infância e Adolescência), municipais como o Conselho Tutelar, federais como o Sebrae, além da concessionária Ampla.

O prefeito Rodrigo Neves esteve presente no evento e destacou a importância desta ação para a população.

"Esse projeto, que é um trabalho integrado que aproxima o serviço público, as secretarias municipais, órgãos estaduais e federais da população, sobretudo da mais carente, e dos bairros e comunidades que precisam de atenção mais sistemática do poder público. A população do Cavalão acolheu o projeto. Destaco que a Prefeitura construiu no local uma Companhia Destacada da Polícia Militar só que essa ação aqui não ser apenas da segurança pública por isso essa integração entre as secretarias de Saúde, Assistência Social, Executiva, Educação. Essa ação é importante para promover maior inclusão social e como prevenção à violência. A partir deste projeto, outros serão desenvolvidos", disse.

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói, Verônica Lima, afirmou que ações como essa aproxima o poder público do cidadão.

"Estamos desenvolvendo ações sociais para aproximar a população mais carente ao acesso aos serviços públicos, principalmente de assistência, como o direito à documentação básica, vagas no Pronatec, recadastramento do Bolsa Família, uma série de benefícios da política de assistência", resumiu.

A moradora Solange de Oliveira Gomes, 49 anos, participou da ação e levou seu neto Natan.

“Essa foi a primeira ação que aconteceu na comunidade. Achei importante principalmente para as pessoas que não tem tempo de procurar uma unidade de saúde. Já me cuido no Médico de Família e hoje verifiquei minha pressão, fiz exame de glicemia e trouxe meu neto para escovar os dentes”, declarou.

Fonte: O Fluminense





Um comentário:

  1. Prezado Axel Grael, estou gostando muito da atuação de vocês. Quanto a esse assunto V.Sa. sabe informar quando a Casa Cidadã e a OCA vão funcionar plenamente como descreve nos artigos. Grato.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.