segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Publicação: Investimento Social Privado no Brasil




A publicação apresenta experiências atuais do contexto brasileiro relativas a sete diferentes tendências: avaliação e mensuração de resultados, parcerias e articulação com setores diversos, captação de recursos - sustentabilidade financeira, voluntariado, negócios sociais, governança e melhorias de gestão e sustentabilidade ambiental. O Instituto Sabin é uma Oscip voltada para a melhoria da qualidade de vida de comunidades, atuando nas áreas de saúde, esporte e educação.

O consultor do Instituto Fonte Antônio Luiz de Paula e Silva assina o artigo “Desafios da governança em institutos e fundações” (começa na página 135). Conheça um trecho:

“É possível atribuir a certo grupo (o conselho, por exemplo) a responsabilidade por governar uma organização da sociedade civil, como um instituto ou fundação, mas não se pode dizer que a governança desta organização envolva somente este grupo – esse papel não é exercido isoladamente. Todo grupo dirigente de uma organização da sociedade civil é constantemente informado, pressionado, demandado, criticado, ignorado, cobrado, bajulado, responsabilizado, encorajado, influenciado etc., por outros indivíduos e grupos no exercício do seu papel.
Governar é função, conselho é estrutura, governança é processo. Nenhum grupo dirigente governa sozinho, nem mesmo um conselho de administração, embora possa ocupar um lugar primordial no processo de governança. É fácil perceber a distância entre uma decisão tomada e uma decisão executada: o resultado de uma decisão tomada depende não só da qualidade da proposta, mas também do processo decisório e das relações entre as pessoas que participaram desse processo.”

Participe da rodada de lançamento
Em São Paulo (SP)               
Data: 05 de novembro de 2013       
Local: Estande da Fundação Abrinq – HSM ExpoManagement (maior evento de conhecimento e gestão da América Latina, que acontece no Transamerica Expo Center - Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro - São Paulo. Observação importante: A entrada é franca para a área de expositores, mas é necessário fazer o credenciamento antecipado. Clique aqui para fazê-lo.
Horário:17h30 


Em Belo Horizonte (MG)
Data: 28 de novembro de 2013       
Local: Encontro Coletivo do PDEOS  - Fundação Dom Cabral.
Horário: das 9h às 12h


Conheça o conteúdo!
Você pode adquirir um exemplar impresso ou baixá-lo na íntegra de forma gratuita. Ajude a disseminar esse conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.