quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O futuro de Niterói em debate - Seminário na Cândido Mendes





O pró-reitor de Coordenação e Expansão Alexandre Gazé abriu o evento. Foto: Evelen Gouvêa

Seminário na Universidade Candido Mendes discute série de temas voltados para o desenvolvimento do município

A Universidade Candido Mendes realizou na noite da última segunda-feira a abertura do seminário “Niterói no Futuro”, com o objetivo de debater temas voltados para o desenvolvimento da cidade. O evento foi aberto pelo pró-reitor de Coordenação e Expansão da Ucam, Alexandre Gazé, que destacou a importância das discussões no meio acadêmico envolvendo o futuro da cidade. Participaram como palestrantes o vice-prefeito Axel Grael, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves e o vice-presidente da Firjan Leste Fluminense, Lucenil Carvalho.

A primeira palestra do evento foi do vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, que substituiu o prefeito Rodrigo Neves. Ele falou sobre o plano de revitalização do Centro e os problemas de mobilidade. “A mobilidade ajuda a moldar a cidade de maneira positiva ou negativa, por isso iremos inaugurar uma central de monitoramento que regulará todos os sinais de trânsito e contará o número de veículos que passam em cada área. A mobilidade urbana é prioritária neste governo”, destacou.

Axel ainda falou sobre outros projetos que serão implantados na região central da cidade e o problema do deslocamento de famílias que vivem em áreas de risco de desabamento com as chuvas de verão. “O Centro já melhorou muito desde a implementação do programa Calçada Livre, na Avenida Amaral Peixoto. Agora queremos fazer uma integração do Caminho Niemeyer com o Centro para que as pessoas tenham um maior acesso a essas obras, pois hoje elas ainda estão distantes do grande público. Quanto às famílias que vivem em áreas de risco, nós ainda faremos mais 5 mil casas pelo programa “Minha casa, minha vida”, informou.

Outro palestrante do primeiro dia de seminário foi o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Fabiano Gonçalves. Em sua palestra ele ressaltou a potencialidade empreendedora de Niterói, mostrou números que revelam o perfil do niteroiense e incentivou os alunos a pensar em novos empreendimentos e geração de emprego.

“Niterói é uma cidade de médio porte, mas por onde circulam mais de 80 mil pessoas por dia. Temos uma renda per capita de cerca de R$ 2 mil, somos 7ª colocada no Índice de Desenvolvimento Urbano, no Brasil e ainda temos a maior população de classe A e B do país, em porcentagem”.

Fabiano Gonçalves destacou, no entanto, que a cidade ainda vive com muitas desigualdades e informou sobre projetos de inclusão que estão sendo desenvolvidos em sua secretaria. “Esses são números animadores, mas podem demonstrar desigualdades. Por isso estamos fazendo parcerias para garantir a qualificação profissional dos jovens de baixa renda, para aumentar o número de alunos no Senai e tentar encaminhá-los para emprego”, declarou.

O vice-presidente da Federação das Industrias do Rio de Janeiro (Firjan – Leste Fluminense), Lucenil de Carvalho, falou sobre geração de emprego e renda na indústria e ressaltou o número de pessoas com formação superior na cidade. “Nós temos uma situação muito favorável ao emprego devido ao grande número de universidades que temos em Niterói e o número de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho. Isso faz toda a diferença para um futuro promissor de uma grande cidade”, disse.

O evento foi mediado pelo diretor da UCAM Niterói, Edson Xavier. Também esteve presente o pró-reitor de Graduação da UCAM, José Carlos Oliveira dos Santos. O seminário Niterói no Futuro tem o apoio de O FLUMINENSE, Rádio Fluminense 540 AM e TV O FLU.

Fonte: O Fluminense

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.