terça-feira, 5 de novembro de 2013

Niterói comemora 440 anos com grande programação cultural


A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói – FAN, está preparando uma grande programação cultural para celebrar os 440 anos da cidade.

A festa contará com show da consagrada cantora Maria Rita e a estreia do espetáculo Romeu & Julieta, da Companhia de Ballet da cidade, na Praia de Icaraí; apresentação do cantor Geraldo Azevedo, no Teatro Popular Oscar Niemeyer; uma “Tomada Cultural”, com diversas atividades artísticas, no Campo de São Bento e até uma edição especial do projeto Arte na Rua, em Pendotiba e Icaraí. 

A agenda inclui, ainda, o projeto “MAC nas Praças”, a “Semana da Consciência Negra” e dezenas de outros eventos envolvendo música, teatro, literatura, artes plásticas, história, dança etc, distribuídos pelos espaços culturais do município.

E mais, a partir deste mês de novembro, os moradores da cidade ou nascidos em Niterói terão gratuidade de entrada no Museu de Arte Contemporânea – MAC. Basta apresentar a Carteira de Identidade ou um comprovante de residência.

Confira alguns destaques:

No dia 12 de novembro, terça-feira, às 18h, a Niterói Livros lança o cordel “Niterói 440 anos de sorrisos”, no Museu Janete Costa de Arte Popular. Produzida pelos cordelistas João Batista Melo e Sepalo Campelo, a obra aborda temas vibrantes do município, como as belezas das praias, os marcos naturais, os monumentos de Oscar Niemeyer, além da história da cidade e a identidade alegre do niteroiense. Uma xilogravura do artista Erivaldo Ferreira ilustra a capa do trabalho, que tem a curadoria de Fernando Assumpção. A noite de lançamento contará com a apresentação do repentista Miguel Bezerra.

No dia 16 de novembro, sábado, será realizada uma verdadeira “Tomada Cultural do Campo de São Bento”, em Icaraí, onde haverá intervenções artísticas gratuitas, envolvendo música, literatura, teatro, circo, artes plásticas e dança, das 9h às 18h.

Também no dia 16, a partir das 9h, o projeto “Memória na Rua” vai promover instalações de 30 imagens (de 1908 a 1960) do acervo fotográfico do Departamento de Difusão Cultural da FAN, em Praças de cinco regiões da cidade: Barreto (Praça do Barreto), Boa Viagem (MAC), Centro (Praça do Rink), Ingá (Praça Cesar Tinoco) e Icaraí (Campo de São Bento e Getúlio Vargas).

Na quarta-feira, dia 20, será realizada uma edição especial do “Palco Niterói Discos”, às 19h, no Solar do Jambeiro, com a participação de artistas que já gravaram pelo selo, como Sérgio Chiavazzolli, Kiko Continentino, Marcelo Martins, Marcus Nimricther entre outros.

No dia 21, a partir das 18h, o cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo vai mostrar sucessos de sua carreira, na Praça do Teatro Popular, no Centro. O show, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o SESI Cultural, será aberto ao público e gratuito.

No dia 22 de novembro, sexta-feira, dia do aniversário de Niterói, a celebração começa às 10h com uma missa solene, na Igreja São Lourenço dos Índios. Já na Praia de Icaraí, às 18h, haverá a estreia do espetáculo “Romeu e Julieta”, assinado pelo coreógrafo português André Mesquita e com direção de Pedro Pires. A abertura contará com a apresentação da Companhia de Dança Carlos Caetano, da Cia. Fresh Bones, do Grupo Arte de Dançar e da ComRua Companhia de Dança.

O ponto alto da festa na Praia será no dia 23 de novembro, sábado, a partir das 18h, com a cantora Maria Rita, que promete fazer um show inesquecível, apresentando um repertório com o que há de melhor na música popular brasileira e composições de Elis Regina e Gonzaguinha. As bandas niteroienses Bloody Mary & The Munsters e Brazilian 2wins abrem esta noite de shows.

A programação continua até o dia 30 de novembro, quando será realizada uma edição especial do projeto “Arte na Rua”, que promoverá 18 apresentações artísticas distribuídas pela Praça do Largo da Batalha, das 11h às 18h30, e por quatro esquinas da Rua Moreira César, em Icaraí, das 11h às 19h30.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

01 a 10/11 (sexta e domingo)

- TEATRO: “Niterói em Cena” – o Teatro Popular Oscar Niemeyer abrigará a 6ª edição do Festival Niterói em Cena com uma extensa programação gratuita: cenas curtas para criança e adultos e uma homenagem especial a Augusto Boal, dramaturgo e encenador mundialmente conhecido por seu método do Teatro do Oprimido. Sempre às 20h.

No dia 2 e 3/11, sábado e domingo, excepcionalmente, será às 17h.

04/11 (segunda-feira)

- EXPOSIÇÃO: Abertura da mostra “Niterói – Cidade ilustrada”, às 19h, no Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá). A exposição, que traz as formas da cidade enaltecidas pelas aquarelas do artista plástico e ilustrador gaúcho Joaquim da Fonseca, pode ser visitada até o dia 30 de novembro, sempre de terça a domingo, das 10h às 18h. Gratuito.

06/11 (quarta-feira)

- LITERATURA: Lançamento do livro “Niterói Pede Passagem”, no Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá), às 18h. Produzido pela Niterói Livros, a antologia reúne grandes nomes da literatura nacional – que em algum momento de suas carreiras citaram Niterói em suas obras. Gratuito

07/11 (quinta-feira)

- EXPOSIÇÃO: A Sala Carlos Couto (Rua Quinze de Novembro, 35, Centro) recebe, a partir das 19h, uma exposição de objetos do jornalista Carlos Ruas, cujo trabalho constitui um dos mais completos panoramas da vida niteroiense. A mostra reúne equipamentos como a primeira máquina fotográfica (1950) do jornalista, sua máquina de escrever (1960), além de fotografias e materiais veiculados pela imprensa das diversas décadas de atuação do profissional em jornais como o “Correio Fluminense” (1958), “Tribuna” (1961), “Diário do Comércio” (1961), “Diário do Povo” (1961), “O Estado” (1954) e as revistas “Atualidade” (1954) e “Guanabara Fluminense” (1954). Curadoria Teca Nicolau. A noite de abertura da exposição terá a apresentação especial do Coral Cênico da Escola de Teatro Martins Pena. A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h; e aos sábados e domingos, das 15h às 18h, até o dia 15/12. Gratuito.

09/11 (sábado)

- EXPOSIÇÃO: O evento “Irradiação - MAC nas Praças!”, promovido pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói, vai levar, das 10h às 16h, para o Horto do Fonseca (Alameda São Boaventura, 770) quatro obras de arte (réplicas), dos artistas contemporâneos Ernesto Neto, Raul Mourão, Jarbas Lopes e Felipe Barbosa. Gratuito.

10/11 (domingo)

- MÚSICA: Concerto lírico no Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá), às 17h. Apresentação dos alunos de canto da professora Julia Russell, com o objetivo de levá-los a inédita experiência da relação palco-plateia. Gratuito.

12/11 (terça-feira)

- EXPOSIÇÃO: O Museu Janete Costa de Arte Popular (Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá) recebe, a partir das 17h, a exposição “KEIKO MAYAMA: os sentidos da vida”. A mostra, comemorativa dos 25 anos do ateliê da ceramista em Niterói, reúne trabalhos da artista, seus alunos e colaboradores do Instituto Benjamin Constant, do Hospital Universitário Antônio Pedro e dos promotores do Encontro de Ceramistas de Paraty. Visitação de terça a domingo, Das 10h às 18h. Gratuito.

- LITERATURA: Lançamento do cordel “Niterói, 440 anos de sorrisos”, no Museu Janete Costa (Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá), às 18h. Produzida pelos cordelistas João Batista Melo e Sepalo Campelo, a obra aborda temas vibrantes do município, como as belezas das praias, os marcos naturais, os monumentos de Oscar Niemeyer, além da história da cidade e a identidade alegre do niteroiense. Uma xilogravura do artista Erivaldo Ferreira ilustra a capa do trabalho, que tem a curadoria de Fernando Assumpção. A noite de lançamento contará com a apresentação do repentista Miguel Bezerra. Gratuito.

- EXPOSIÇÃO: Abertura da exposição “Capas Históricas”, às 19h, na Sala José Cândido de Carvalho (Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá). A mostra comemora os 440 anos de Niterói trazendo 20 capas históricas do jornal O Fluminense. Com curadoria de Desirée Monjardim, vai até o dia 20 de janeiro de 2014 e celebra também os 135 anos do periódico, que é porta voz de toda a região, divulgando fatos importantes, nos últimos três séculos. Visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h. Gratuito.

14/11 (sábado)

- MÚSICA: Semana da Consciência Negra - Show da banda carioca Black Rio, às 20h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro). O repertório valoriza a levada funk misturada ao samba, jazz e outros ritmos brasileiros. Entrada: 1kg de alimento

- DANÇA/MÚSICA: Semana da Consciência Negra - Arte na Rua especial com Roda de Rua de Capoeira Angola, às 17h, no Jardim São João, no Centro. Gratuito

16/11 (sábado)

- EXPOSIÇÃO: O projeto “Memória na Rua” vai promover, a partir das 9h, instalações de imagens da cidade, de 1908 a 1960, do acervo fotográfico da Fundação de Arte de Niterói, em cinco regiões da cidade: Barreto (Praça do Barreto), Boa Viagem (MAC), Centro (Praça do Rink), Ingá (Praça Cesar Tinoco), Icaraí (Campo de São Bento e Getúlio Vargas). Gratuito.

- DIVERSOS: O projeto “Tomada Cultural” reúne artistas no Campo de São Bento, em Icaraí, das 9h às 18h. Serão oferecidas atrações envolvendo artes plásticas, música, literatura, teatro, circo e dança. Gratuito.

- EXPOSIÇÃO: O evento “Irradiação - MAC nas Praças!” vai levar para o Campo de São Bento, em Icaraí, quatro obras de arte (réplicas), dos artistas contemporâneos Ernesto Neto, Raul Mourão, Jarbas Lopes e Felipe Barbosa. Das 10h às 16h. Gratuito.

17/11 (domingo)

- MÚSICA: Concerto Lírico com a soprano Belkiss Campos e com o tenor Giuseppe Mauro, acompanhados, ao piano, pela Maestrina Dília Tosta, no Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá), às 17h. Gratuito.

- MÚSICA: Semana da Consciência Negra - Arte na Rua especial com apresentação do grupo Negros e Vozes, às 10h, no Campo de São Bento (Pista de Patinação), em Icaraí. Gratuito.

18/11 (segunda-feira)

- DANÇA: Inauguração da sede da Cia de Ballet da Cidade de Niterói, às 19h, no Abrigo dos Bondes (Rua Marquês de Paraná, n° 100), no Centro. Gratuito.

19/11 (terça-feira)

- MÚSICA: Semana da Consciência Negra - Arte na Rua especial com apresentação de Standards de Jazz, às 18h, na Rua Moreira César esquina com Rua Miguel de Frias, em Icaraí. Gratuito.

- MÚSICA: Semana da Consciência Negra - Arte na Rua especial com apresentação do baixista niteroiense Renato Rocketh, às 18h, na Rua Moreira César esquina com Rua Belizário Augusto, em Icaraí. Gratuito.

19 a 24/11 (terça a domingo)

- CINEMA: XII Araribóia Cine - O tradicional Festival de Cinema, que acontece todos os anos junto ao aniversário da cidade, em 2013 terá como tema “Tudo aqui tem o seu lugar” e ocupará diversos espaços do município, levando a sétima arte aos niteroienses. Informações:www.arariboiacine.pro.br

20/11 (quarta-feira)

- MÚSICA: Edição especial do “Palco Niterói Discos”, no Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá), às 19h, com a participação de artistas que já gravaram pelo selo, como Sérgio Chiavazzolli, Kiko Continentino, Marcelo Martins, Marcus Nimricther entre outros. Gratuito.

- MÚSICA: Semana da Consciência Negra - Arte na Rua especial apresenta “Tributo a Cartola”, às 17h, no Largo da Batalha. Gratuito.

21/11 (quinta-feira)

- MÚSICA: Show com o cantor e compositor Geraldo Azevedo, às 18h, na Praça do Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro). Projeto desenvolvido em parceria com o SESI Cultural. Gratuito.

22/11 (sexta-feira)

- LITERATURA: Poesia Passageira - Cada ônibus da cidade terá quatro poesias, em seus vidros, levando um pouco de arte durante os caminhos dos cidadãos. Para o lançamento do projeto foram escolhidos alguns dos maiores poetas brasileiros e portugueses, que fazem parte da formação da cultura brasileira.

- DANÇA: A Companhia de Ballet de Niterói apresenta o espetáculo “Romeu e Julieta”, a consagrada história de Shakespeare, com coreografia assinada pelo português André Mesquita, a partir das 18h, na Praia de Icaraí. Na abertura, haverá a apresentação da Companhia de Dança Carlos Caetano, da Cia. Fresh Bones, do Grupo Arte de Dançar e da ComRua Companhia de Dança. Gratuito.

23/11 (sábado)

- SHOW: Apresentação da consagrada cantora Maria Rita, em comemoração aos 440 anos de Niterói, às 18h, no palco montado na Praia de Icaraí. No repertório, músicas de Elis Regina e Gonzaguinha. A abertura do show será com os grupos da cidade Brazilian2Wins e Blody Mary & The Munsters.

- EXPOSIÇÃO: O evento “Irradiação - MAC nas Praças!” vai levar para o Parque Palmir Silva, no Barreto, quatro obras de arte (réplicas), dos artistas contemporâneos Ernesto Neto, Raul Mourão, Jarbas Lopes e Felipe Barbosa. Das 10h às 16h. Gratuito.

23 e 24/11 (sábado e domingo)

- DANÇA: Apresentação do espetáculo “Romeu e Julieta”, da Companhia de Ballet de Niterói, no Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro). Sábado e domingo, às 20h. Ingresso: R$ 20.

24/11 (domingo)

- MÚSICA: O Grupo Flor do Canto celebra 6 anos de carreira no Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá), às 17h, e traz um repertório, que vai de Cartola ao Rappa, com arranjos feitos para vozes femininas. Gratuito.

26/11 (terça)

- DIVERSOS: Ato-Show pela verdade, memória e justiça - Uma atividade político-cultural, em parceria com a Comissão da Verdade em Niterói - CVN e o DCE-UFF, que marca os debates sobre a repressão no período da ditadura militar e nos dias de hoje. Através de inserções artísticas, com artistas da cidade, pretende-se abordar questões relacionadas as violações dos direitos humanos de "ontem e hoje", entremeado com debates e depoimentos de pessoas que sofreram ou sofrem repressão, como mote a pergunta: “Cadé o Amarildo? Cadé o Fernando?”. Às 18h, no Teatro MPB4 - DCE UFF. Gratuito.

29/11 a 1º/12 (sexta a domingo)

- MÚSICA: “Festival de Jazz de Niterói”. Evento multimídia que vai reunir nomes da música nacional e internacional como a cantora americana Alma Thomas, o duo Pedro Braga e Luiz Chaffin, a Jobim Jazz Orquestra entre outros, em Niterói. A abertura será no dia 29/11, no Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro). Já no dia 30/11, será montado um palco para apresentações em plena Rua Moreira César (entre as Ruas Lopes Trovão e Otávio Carneiro). O encerramento será no domingo, dia 1º de dezembro, na área externa do Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC (Mirante da Boa Viagem, s/nº).

30/11 (sábado)

- EXPOSIÇÃO: O evento “Irradiação - MAC nas Praças!” vai levar para a Praça do Largo da Batalha, quatro obras de arte (réplicas), dos artistas contemporâneos Ernesto Neto, Raul Mourão, Jarbas Lopes e Felipe Barbosa. Das 10h às 16h. Gratuito.

- TEATRO/LITERATURA: Considerando a língua portuguesa como elemento constituinte da identidade brasileira e da formação da cidade, o Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá) recebe o espetáculo “Cartas portuguesas”, às 19h, onde três mulheres executam diferentes leituras de uma mesma personagem.

- DIVERSOS: O projeto “Arte na Rua” terá uma edição especial, em comemoração aos 440 anos de Niterói, e vai realizar vários shows com artistas da cidade e de diversos segmentos culturais, em Icaraí e no Largo da Batalha.

No bairro de Icaraí, as apresentações acontecerão em quatro esquinas da Rua Moreira César, são elas: Belizário Augusto, Mariz e Barros, Pereira da Silva e Miguel de Frias, das 11h às 12h30; das 15h às 16h30 e das 18h às 19h30. Gratuito

Já no Largo da Batalha, as apresentações serão realizadas na Praça do Largo da Batalha e no Mercado Popular, das 11h às 12h30; das 15h às 16h30; e das 17h às 18h30. Gratuito.

Fonte: Prefeitura de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.