sexta-feira, 14 de junho de 2019

FIRJAN ME CONCEDEU A HOMENAGEM DE PERSONALIDADE DO ANO









Ontem, foi um dia especial, quando recebi uma homenagem da FIRJAN LESTE, eleito pelo conselho da entidade como "Personalidade do Ano", "Por sua expressiva contribuição em favor do desenvolvimento econômico e social do leste fluminense".

No meu pronunciamento, falei da minha trajetória profissional e na militância ambientalista. Em 1980, fundei o Movimento de Resistência Ecológica - MORE e na década de 1990, o Movimento Cidadania Ecológica, organizações ambientalistas que deixaram legados para Niterói e para o estado do RJ, como a campanha contra a poluição das fábricas de sardinha de Jurujuba e pela despoluição da Baía de Guanabara e a criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca - PESET, que foi oficializado em 1991, quando eu já era presidente do Instituto Estadual de Florestas - IEF-RJ (1991-1994).

Depois, fui presidente da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente - FEEMA (1999-2000 e depois novamente entre 2007 e 2008), ocasião em que mantive importante colaboração com a FIRJAN, na busca da modernização dos procedimentos de licenciamento ambiental e na reflexão que levou posteriormente à criação do INEA, cujo processo de planejamento para a criação do órgão teve a minha coordenação, na época em que eu presidia a FEEMA e o secretário estadual do Ambiente era o deputado Carlos Minc.


Coluna INFORME, O Fluminense, 14 de junho de 2019


Também citei a parceria que temos com a indústria e outros segmentos empresariais na condução do Projeto Grael, que já foi patrocinado ao longo dos 20 anos de existência, por empresas como:

Patrocínios atuais: LOJAS AMERICANAS, BANK OF AMERICA, ECOPONTE, ÁGUAS DE NITERÓI, ENGIE, ENERGISA

Alguns dos patrocinadores ao longo dos anos: BOL, FÁBRICA CARIOCA DE CATALIZADORES, BOTICÁRIO, KLABIN, COLGATE, CEMIG, AKZONOBEL, INSTITUTO CAMARGO CORRÊA, CCR,  e outros.



  
Relatei o começo da minha parceria com o prefeito Rodrigo Neves e o meu orgulho de estar ao lado dele na realização de tantas transformações em Niterói, fazendo da cidade uma referência de boa gestão, transparência, sustentabilidade urbana e de políticas sociais. Fui vice-prefeito (2013-2016), secretário executivo (2017-2019) e agora recentemente, em abril, assumi a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG, onde além de manter projetos que desenvolvo desde o início da administração, atuo na área de orçamento, tecnologia e planejamento da gestão. Na SEPLAG, estamos avançando com relação a agendas como Cidades Inteligentes e o estabelecimento de metas para a administração.

Com Rodrigo Neves, participamos da concepção e da execução da TransOceânica, elevamos a cobertura de áreas protegidas de Niterói a mais de 50% do território municipal, estamos implantando o programa Niterói de Bicicleta, o PRO-Sustentável (financiado pela CAF: quase R$ 400 milhões em investimentos em sustentabilidade e infraestrutura na Região Oceânica, incluindo o Parque Orla de Piratininga, sistema cicloviário, renaturalização do Rio Jacaré, etc), o PRODUIS (financiado pelo BID: reurbanização de comunidades na Zona Norte - São José e Igrejinha do Caramujo, implantação do Sistema de Gestão da Geoinformação - SIGEO NITERÓI, CCO da Mobilidade e outras obras).

Participei da concepção e sou um dos coordenadores do Pacto Niterói Contra a Violência, iniciativa que agrega políticas públicas de prevenção e controle da violência. Uma das iniciativas é o projeto Niterói Jovem EcoSocial, que oferecerá bolsas para cerca de 500 jovens participarem de programas de reflorestamento nas encostas, saneamento e defesa civil nas comunidades, além de gestão de trilhas. Após processo seletivo, a FIRJAN/SESI/SENAI foi selecionada para o gerenciamento do programa e para oferecer programas profissionalizantes que serão oferecidos aos participantes.

O meu agradecimento à FIRJAN pela homenagem e o reconhecimento público, ao prefeito Rodrigo Neves por oferecer oportunidades para que sonhos de tantos anos possam ser colocados em prática em benefício da cidade de Niterói e a todos que caminharam comigo nessa trajetória.

Vamos em frente... felizes e orgulhosos!

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói



--------------------------------------------



Axel Grael é homenageado personalidade do ano





Engenheiro florestal, velejador e secretário municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Orçamento, Axel Grael foi homenageado como personalidade do ano, na noite desta quinta-feira (13), pela Representação Leste Fluminense da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O evento contou com a participação do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Segundo a Firjan, a homenagem é um reconhecimento em ações de gestão pública de projetos para o desenvolvimento socioeconômico de Niterói.

“Sempre pautei meu trabalho na sustentabilidade”, contou Axel, que completou: “Agradeço à minha família que está ao meu lado nesta trajetória, às pessoas que trabalham comigo e a confiança do prefeito. Desde o início da gestão estamos trabalhando sério para desenvolver a cidade e deixar um legado para as futuras gerações de niteroienses. Estamos avançando cada vez mais”.

O secretário de Planejamento também destacou a importância de alguns projetos do Município, como a captação de R$ 100 milhões para o Projeto Pró-Sustentável, a TransOceânica, a implantação do Sigeo (Sistema de Informações Georreferenciadas) e a expansão da malha cicloviária da cidade.

Axel ressaltou o bom resultado da criação de políticas públicas para a preservação das áreas verdes – a cidade hoje tem 65 % do seu território protegido.

Questionado sobre a possibilidade de ser ele a escolha de Rodrigo Neves na sucessão pela Prefeitura de Niterói, o secretária foi enfático:

“No momento vou focar nos projetos e vamos esperar a indicação do prefeito, na hora certa ele vai saber”.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), também esteve presente e comentou a homenagem do secretário.

“Niterói é uma cidade que se destaca no Brasil. Estamos atravessando essa crise com planejamento e trabalho sério. E começamos isso lá atrás, no início da gestão, já com a ajuda do Axel. Ele é muito merecedor desta homenagem porque está ajudando a construir essa história de sucesso de Niterói”, elogiou Neves.

A solenidade, que também homenageou o empresário da Indústria Naval, Antônio Mauro Saramago, incluiu uma apresentação sobre o trabalho da Firjan.

O presidente da Representação Leste Fluminense da Federação, Luiz Césio Caetano, lembrou o recente convênio assinado entre a Prefeitura, Firjan e Senai como parte do projeto Niterói Jovem EcoSocial. A iniciativa tem como objetivo a formação profissional de cerca de 400 jovens em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 16 e 24 anos.

“A trajetória do Axel demonstra seu profundo respeito e competência para elaboração de projetos. O Niterói Jovem EcoSocial é o mais recente exemplo de sua dedicação às futuras gerações. Uma homenagem justa”, disse.

(colaborou Layane Ramos)

Fonte: Plantão Enfoco








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.