Ontem, foi um dia especial, quando recebi uma homenagem da FIRJAN LESTE, eleito pelo conselho da entidade como "Personalidade do Ano", "Por sua expressiva contribuição em favor do desenvolvimento econômico e social do leste fluminense".
No meu pronunciamento, falei da minha trajetória profissional e na militância ambientalista. Em 1980, fundei o Movimento de Resistência Ecológica - MORE e na década de 1990, o Movimento Cidadania Ecológica, organizações ambientalistas que deixaram legados para Niterói e para o estado do RJ, como a campanha contra a poluição das fábricas de sardinha de Jurujuba e pela despoluição da Baía de Guanabara e a criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca - PESET, que foi oficializado em 1991, quando eu já era presidente do Instituto Estadual de Florestas - IEF-RJ (1991-1994).
Depois, fui presidente da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente - FEEMA (1999-2000 e depois novamente entre 2007 e 2008), ocasião em que mantive importante colaboração com a FIRJAN, na busca da modernização dos procedimentos de licenciamento ambiental e na reflexão que levou posteriormente à criação do INEA, cujo processo de planejamento para a criação do órgão teve a minha coordenação, na época em que eu presidia a FEEMA e o secretário estadual do Ambiente era o deputado Carlos Minc.
Coluna INFORME, O Fluminense, 14 de junho de 2019 |
Também citei a parceria que temos com a indústria e outros segmentos empresariais na condução do Projeto Grael, que já foi patrocinado ao longo dos 20 anos de existência, por empresas como:
Patrocínios atuais: LOJAS AMERICANAS, BANK OF AMERICA, ECOPONTE, ÁGUAS DE NITERÓI, ENGIE, ENERGISA
Alguns dos patrocinadores ao longo dos anos: BOL, FÁBRICA CARIOCA DE CATALIZADORES, BOTICÁRIO, KLABIN, COLGATE, CEMIG, AKZONOBEL, INSTITUTO CAMARGO CORRÊA, CCR, e outros.
Com Rodrigo Neves, participamos da concepção e da execução da TransOceânica, elevamos a cobertura de áreas protegidas de Niterói a mais de 50% do território municipal, estamos implantando o programa Niterói de Bicicleta, o PRO-Sustentável (financiado pela CAF: quase R$ 400 milhões em investimentos em sustentabilidade e infraestrutura na Região Oceânica, incluindo o Parque Orla de Piratininga, sistema cicloviário, renaturalização do Rio Jacaré, etc), o PRODUIS (financiado pelo BID: reurbanização de comunidades na Zona Norte - São José e Igrejinha do Caramujo, implantação do Sistema de Gestão da Geoinformação - SIGEO NITERÓI, CCO da Mobilidade e outras obras).
Participei da concepção e sou um dos coordenadores do Pacto Niterói Contra a Violência, iniciativa que agrega políticas públicas de prevenção e controle da violência. Uma das iniciativas é o projeto Niterói Jovem EcoSocial, que oferecerá bolsas para cerca de 500 jovens participarem de programas de reflorestamento nas encostas, saneamento e defesa civil nas comunidades, além de gestão de trilhas. Após processo seletivo, a FIRJAN/SESI/SENAI foi selecionada para o gerenciamento do programa e para oferecer programas profissionalizantes que serão oferecidos aos participantes.
O meu agradecimento à FIRJAN pela homenagem e o reconhecimento público, ao prefeito Rodrigo Neves por oferecer oportunidades para que sonhos de tantos anos possam ser colocados em prática em benefício da cidade de Niterói e a todos que caminharam comigo nessa trajetória.
Vamos em frente... felizes e orgulhosos!
Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói
--------------------------------------------
Axel Grael é homenageado personalidade do ano
Engenheiro florestal, velejador e secretário municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Orçamento, Axel Grael foi homenageado como personalidade do ano, na noite desta quinta-feira (13), pela Representação Leste Fluminense da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O evento contou com a participação do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Segundo a Firjan, a homenagem é um reconhecimento em ações de gestão pública de projetos para o desenvolvimento socioeconômico de Niterói.
“Sempre pautei meu trabalho na sustentabilidade”, contou Axel, que completou: “Agradeço à minha família que está ao meu lado nesta trajetória, às pessoas que trabalham comigo e a confiança do prefeito. Desde o início da gestão estamos trabalhando sério para desenvolver a cidade e deixar um legado para as futuras gerações de niteroienses. Estamos avançando cada vez mais”.
O secretário de Planejamento também destacou a importância de alguns projetos do Município, como a captação de R$ 100 milhões para o Projeto Pró-Sustentável, a TransOceânica, a implantação do Sigeo (Sistema de Informações Georreferenciadas) e a expansão da malha cicloviária da cidade.
Axel ressaltou o bom resultado da criação de políticas públicas para a preservação das áreas verdes – a cidade hoje tem 65 % do seu território protegido.
Questionado sobre a possibilidade de ser ele a escolha de Rodrigo Neves na sucessão pela Prefeitura de Niterói, o secretária foi enfático:
“No momento vou focar nos projetos e vamos esperar a indicação do prefeito, na hora certa ele vai saber”.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), também esteve presente e comentou a homenagem do secretário.
“Niterói é uma cidade que se destaca no Brasil. Estamos atravessando essa crise com planejamento e trabalho sério. E começamos isso lá atrás, no início da gestão, já com a ajuda do Axel. Ele é muito merecedor desta homenagem porque está ajudando a construir essa história de sucesso de Niterói”, elogiou Neves.
A solenidade, que também homenageou o empresário da Indústria Naval, Antônio Mauro Saramago, incluiu uma apresentação sobre o trabalho da Firjan.
O presidente da Representação Leste Fluminense da Federação, Luiz Césio Caetano, lembrou o recente convênio assinado entre a Prefeitura, Firjan e Senai como parte do projeto Niterói Jovem EcoSocial. A iniciativa tem como objetivo a formação profissional de cerca de 400 jovens em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 16 e 24 anos.
“A trajetória do Axel demonstra seu profundo respeito e competência para elaboração de projetos. O Niterói Jovem EcoSocial é o mais recente exemplo de sua dedicação às futuras gerações. Uma homenagem justa”, disse.
(colaborou Layane Ramos)
Fonte: Plantão Enfoco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.