quarta-feira, 5 de junho de 2019

Prefeitura de Niterói assume cinema Icaraí, desativado há 13 anos





04/06/2019 - O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega, assinaram, nesta terça-feira (4), no teatro da UFF, o termo de cessão de uso do Cinema Icaraí. Outra contrapartida firmada na assinatura do termo será a obra de conclusão do novo prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), no Campus do Gragoatá. O Município lançará edital para início das obras no segundo semestre.

Em 2001, o prédio do Cinema Icaraí foi desapropriado e incorporado ao patrimônio da universidade e, em 2006, encerrou suas atividades quando era administrado pelo Grupo Severiano Ribeiro, se mantendo fechado desde então. Tombado pelo Serviço de Patrimônio Histórico do município, o imóvel passará a ser gerido pela Prefeitura, que utilizará o prédio para fins culturais. O tempo de cessão será de 40 anos.

A reforma do Cinema Icaraí prevê a recuperação total do telhado (laje, madeiramento, telhas e calhas), revitalização das fachadas, com recomposição do modelo original, bem como dos pisos, paredes e tetos, e também das esquadrias, instalações elétricas, hidráulicas e de transmissão de dados.

O prefeito Rodrigo Neves enfatizou que o convênio com a UFF prevê um aporte na ordem de R$ 45 milhões, e garantiu que apesar do momento difícil com o anúncio do governo federal para o contingenciamento de recursos da universidade, o Município não abandonará a instituição.

“Me formei na UFF, minha irmã, minha esposa também. Nós, niteroienses, temos orgulho de sediar esta universidade que hoje atende a quase 50 mil alunos. A cidade tem uma relação afetiva com o Cinema Icaraí. Vamos recuperar e devolver este espaço para a população, assim como a obra do prédio do Iacs. Estamos aqui hoje construindo uma história de defesa da universidade e da cidade de Niterói”, afirmou Rodrigo Neves. O prefeito ressaltou que os processos licitatórios irão começar o mais brevemente possível, e a expectativa é que as obras tenham início este ano.

O reitor Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega enfatizou que este é um momento histórico para a instituição e que a parceria vai beneficiar não só a comunidade da UFF como toda a população de Niterói.

“Esta parceria entre a UFF e a Prefeitura é apenas o primeiro passo para muitos acordos que a instituição e o Município terão pela frente. Quero agradecer ao prefeito, que está dando um exemplo de gestão pública. Desde o início das nossas conversas, foi possível perceber uma sintonia no que diz respeito à transparência, a uma gestão moderna e que ousa para alcançar novos desafios. Queremos uma UFF cada vez melhor, com capacidade de realizações. Tenho certeza de que a UFF sairá ainda mais forte depois dessas dificuldades”, disse Nóbrega.

Neste acordo, outra contrapartida ajustada entre a universidade e o Poder Público municipal será a destinação de um espaço exclusivo para as atividades da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN), que além de um palco adequado para o ensaio dos músicos, terá um local para a guarda de seus instrumentos e partituras.

“É muito importante termos a recuperação de um patrimônio como o Cinema Icaraí, com um resedenho, uma nova identidade, com um espaço destinado para a OSN, que também é um patrimônio, a principal orquestra do País”, enfatizou o diretor do Centro de Artes UFF, Leonardo Guelman.

A realização da obra de conclusão do novo prédio do Iacs, seguindo o projeto básico já definido pela UFF, trará inúmeros benefícios para a universidade, principalmente em relação à melhoria das instalações dos cursos oferecidos no local.

“A visão da gestão pública comprometida permite compartilhar informações. É preciso, neste momento, podermos contar com gestores que levam em conta as demandas. O Iacs tem cinco departamentos e aproximadamente 3.500 alunos. O prédio é uma referência na produção de conhecimento, de pesquisa e de ensino de qualidade e, principalmente, na formação de cidadãos capazes de promover transformações sociais”, reforçou o diretor do Iacs, Kleber Santos Mendonça.


Fonte: Prefeitura de Niterói











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.