sábado, 1 de junho de 2019

Niterói ganha direito alfandegário sobre entradas e saídas da Baía






Anúncio foi feito em reunião do CAP. Área estava sob influência do Porto do Rio

A Prefeitura detalhou nesta sexta-feira ao Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Niterói investimentos na dragagem do Canal de São Lourenço. O projeto prevê o aumento da profundidade de 7 metros para 12 metros, o que vai permitir o acesso de embarcações de maior porte que operam no pré-sal. Durante a reunião, o presidente do CAP, Ricardo Evangelista, anunciou que a cidade ganhou o direito alfandegário sobre a área de entrada e saída de navios, sondas e plataformas na Baía de Guanabara. O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Niterói, recém-publicado, foi elaborado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro, responsável pela gestão do Porto.

O texto, que teve o acompanhamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi considerado pelo Município mais um passo fundamental para a revitalização da indústria naval. Até então, a área estava sob influência do Porto do Rio.

A secretária de Fazenda de Niterói, Giovanna Victer, lembrou, durante a apresentação no CAP, que a dragagem do Canal de São Lourenço está inserida no Planejamento Estratégico do município desde a criação do plano Niterói Que Queremos, em 2013.

“A Prefeitura de Niterói assumiu a responsabilidade com a Indústria Naval porque não podemos ficar esperando discussões sobre conteúdo nacional ou investimentos federais. Precisamos ajudar a fornecer as vantagens competitivas para que esse setor se desenvolva e aproveite a janela de oportunidades com o pré-sal. Precisamos reativar a cadeia produtiva com instalação de empresas de offshore, peças navais, estaleiros, pesca e armadores. Nosso foco é gerar riqueza e empregos. O investimento da Prefeitura é para isso: fortalecer a atividade econômica para abrir postos de trabalho. Esse é o nosso retorno dos recursos dos contribuintes. Distribuir riqueza e bem-estar para a população”, disse Giovanna aos conselheiros da Autoridade Portuária, aos representantes da concessionária do Porto de Niterói, de estaleiros e da Marinha.

De acordo com a Carteira de Projetos 2017-2020 da Prefeitura de Niterói, no pilar ‘Niterói Próspera e Dinâmica’, duas ações se destacam: reutilizar os polos pesqueiros e atividades dos estaleiros; e realizar a dragagem do Canal de São Lourenço.

“Temos um problema social grave de desemprego”, disse Luiz Paulino Moreira Leite, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico “Estamos falando da recuperação da economia. Niterói é imbatível no reparo naval. Não há outro lugar igual”, destacou.

Fonte: O Fluminense










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