quinta-feira, 13 de junho de 2019

PRAÇA ARARIBOIA: Prefeitura de Niterói anuncia mais um investimento para a reurbanização do Centro de Niterói



Avenida Rio Branco vista da proximidade do Mercado de Peixe.

Praça Arariboia próximo ao Terminal Rodoviário.

Nova Praça Arariboia com a duplicação de bicicletário e mudança de lugar da tradicional Estátua de Arariboia. Divulgação


COMENTÁRIO:

Após o anúncio feito ontem do lançamento do edital para a contratação de uma empresa para implementar o projeto de reurbanização da Marquês do Paraná, hoje foi a vez do secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU), Renato Barandier, apresentar o projeto de reurbanização da Avenida Rio Branco, Praça Arariboia e orla do Centro de Niterói.

Veja a apresentação do projeto pelo secretário Barandier, em evento de lançamento do projeto no Museu de Arte Contemporânea - MAC.



Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói


-----------------------------------------


Obras na Praça Arariboia mudam porta de entrada da cidade

Intervenções na área onde circulam 400 mil pessoas por dia incluem reurbanização completa da avenida

Entre as áreas mais movimentadas da cidade, a Praça Arariboia e toda a orla do Centro de Niterói serão revitalizadas. O edital do projeto para a porta de entrada da cidade foi lançado nesta quinta-feira (13), no auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem. Com a iniciativa, a Prefeitura de Niterói trará mais mobilidade não só para o Centro, mas para toda a cidade, incentivo para a economia, com a geração de novos empreendimentos, ampliação do bicicletário Arariboia, que terá o número de vagas duplicadas, e reurbanização da área em frente ao tradicional mercado de peixe São Pedro.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, enfatizou que a obra vai reconfigurar uma área nobre da cidade, já considerada a mais importante de Niterói quando a cidade era capital do Estado do Rio, até 1975. A revitalização soma-se a outras ações realizadas a partir do diálogo entre diversos órgãos públicos e a iniciativa privada, como a restauração do prédio dos Correios, a reforma da estação das barcas e do conjunto arquitetônico de prédios do entorno da Praça da República. Rodrigo disse ainda que as intervenções para a nova Praça Arariboia começam no segundo semestre e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 2020.

“Mesmo diante deste contexto da pior crise que atinge o Estado e o País, Niterói não deixou de pagar os salários em dia e a cidade vem conquistando posições importantes no cenário nacional", afirmou o prefeito. "Hoje, estamos aqui falando de um projeto de urbanização, de infraestrutura, mas somos o governo que mais construiu escolas e tirou do papel obras importantes como o túnel Charitas-Cafubá. Tudo isso só é possível graças a uma gestão responsável, comprometida e transparente. Em 2020, teremos uma cidade mais sustentável, mais moderna, mais democrática e mais preparada para o futuro”.

O secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, destacou que as intervenções na área onde circulam 400 mil pessoas diariamente serão realizadas no trecho entre o mercado de peixe São Pedro e o Forte Gragoatá, com investimento de cerca de R$ 100 milhões. O projeto, de acordo com Barandier, seguirá o conceito de ruas completas para proporcionar mais segurança, mobilidade e conforto aos pedestres, ciclistas e motoristas. Além disso, a região terá mais áreas verdes e iluminação de LED, calçadas acessíveis e a duplicação do número de vagas do bicicletário Arariboia.

“A Avenida Visconde do Rio Branco receberá estações no canteiro central nos moldes da TransOceânica. Teremos uma ciclovia em todo o trajeto. Com as melhorias nas entradas e saídas do terminal João Goulart, os ônibus acessarão diretamente a Avenida Feliciano Sodré. O estacionamento ao lado da estação das barcas será desapropriado e criaremos um espaço que terá uma maior ligação com a Baía de Guanabara, onde as pessoas poderão ver o pôr do sol”, explicou Barandier. “O projeto de paisagismo foi idealizado pelo escritório do Roberto Burle Marx. Também será criado um novo acesso ao Caminho Niemeyer e a estátua de Arariboia será deslocada alguns metros para ficar em frente à Avenida Amaral Peixoto”, acrescentou.

Para o secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Paulo Bagueira, o projeto da nova Praça Arariboia vai recuperar a autoestima dos moradores e das pessoas que frequentam o Centro.

“Esta região precisava de uma transformação, assim como aconteceu com a Região Oceânica e em bairros da Zona Norte”, analisou Bagueira. “Este governo mostra o compromisso com o cidadão e com o futuro da cidade. Teremos aqui a autoestima dos moradores do bairro e também uma transformação comercial, importante para a economia do município”.

O presidente da Associação Conselho Empresarial e Cidadania (Acec), Joaquim Andrade, que esteve no lançamento do edital, elogiou o projeto.

“É um projeto que reflete a dedicação que o atual governo vem mostrando com a cidade, repensando os espaços de forma responsável e atento às demandas da população, estabelecendo prioridades. É um projeto fantástico. Tenho certeza que trará resultados muitos positivos para Niterói”, pontuou Andrade.

Fonte: O Fluminense





Um comentário:

  1. Olá, sou morador do centro e gostaria de saber como anda este projeto tão importante para o centro de Niterói.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.