quinta-feira, 6 de junho de 2019

Recuperação de ecossistemas é prioridade no Plano de Metas de Niterói!






O trabalho de recuperação de ecossistemas e de gestão de florestas urbanas da cidade de Niterói tem sido reconhecida no Brasil e no exterior como uma das mais destacadas experiências de construção de uma cidade verde, mesmo estando num difícil e desafiador contexto metropolitano: a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, uma das maiores do mundo.

O esforço de Niterói foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura - FAO, através da publicação "Forests and Sustainable Cities: inspiring stories from around the world", na qual Niterói e Lima (Peru) foram as únicas cidades latino-americanas citadas como exemplo e inspiração para as demais.

Veja algumas das ações em curso:

  • Estamos na Semana do Meio Ambiente e uma das ações apresentadas no Plano de Metas 2019-2020 é a recuperação de ecossistemas de nossa cidade. 
  • Vamos concluir os estudos do sistema lagunar de Itaipu e Piratininga, além de desenvolver o projeto do Parque Orla de Piratininga - POP.
  • Também iremos concluir os estudos prévios para a estabilização e início das obras do calçadão de Piratininga e licitar as obras de renaturalização do Rio Jacaré. 
  • A criação do Parque Natural Municipal da Água Escondida, em uma região que inclui áreas de importância histórica para a cidade, como o Morro do Boa Vista, também é uma meta. 

Quem quiser acessar o estudo técnico sobre o assunto basta enviar um e-mail para areasverdes.pmn@gmail.com ou consultar o site www.smarhs.niteroi.rj.gov.br/.

Desde 2014, mais da metade do território de nossa cidade está protegido por alguma legislação ambiental. Além disso, temos quatro viveiros de mudas que possuem uma produção anual de dezenas de milhares de mudas de árvores nativas da mata atlântica. As áreas verdes de Niterói estão crescendo e sendo monitoradas.

Veja o que já fizemos: http://www.niteroi.rj.gov.br/downloads/antes-depois.pdf

Confira o Plano de Metas 2019-2020: http://www.niteroi.rj.gov.br/downloads/plano_metas.pdf

Fonte: Axel Grael, com base em Prefeitura de Niterói












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.