segunda-feira, 24 de junho de 2019

Aplicativo da prefeitura de Niterói facilitará abertura de novos negócios



SIGEO NITERÓI: matéria dá destaque ao portal da geoinformação e à política de cidade inteligente de Niterói

A Prefeitura de Niterói desenvolveu o geoportal SIGEO NITERÓI - Sistema de Gestão da Geoinformação, que oferece uma grande quantidade de dados georreferenciados gratuitos para o uso da população.

Em 2017, o SIGEO NITERÓI foi escolhido o melhor sistema de geoinformação do país em evento especializado realizado em São Paulo.

Para saber mais sobre o SIGEO NITERÓI, acesse as postagens abaixo:

Vídeo apresenta o SIGEO NITERÓI como um CASO DE SUCESSO na gestão da geoinformação
VOCÊ JÁ SABE O QUE É O SIGEO NITERÓI?
SIGEO NITERÓI: Prefeitura lançou plataforma de informações georreferenciadas

A matéria de O Globo Niterói também se refere a viagem que fizemos recentemente a Seul, na Coreia, e a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na qual tivemos a agenda da tecnologia e das cidades inteligentes (Smart Cities) como foco principal.

Para saber mais sobre as viagens, acesse:

SMART DUBAI: Visita ao emirado para agenda sobre políticas para Cidades Inteligentes
COREIA DO SUL 2: Registro fotográfico da visita realizada em maio de 2019
COREIA DO SUL: Reflexões sobre uma história bem-sucedida de desenvolvimento econômico

Aplicativo "Novos Negócios"

O aplicativo será lançado nos próximos dias e terá como finalidade facilitar a tomada de decisão dos investidores interessados em abrir novos empreendimentos na cidade. O "Novos Negócios" cruza informações de vários bancos de dados, indicando, por exemplo, onde já se localizam determinadas atividades comerciais, qual o perfil dos consumidores no entorno, facilidade de acesso e a legislação ambiental e urbana aplicável a um determinado local.

O sistema está em fase de finalização e o seu lançamento será anunciado nos próximos dias.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói




---------------------------------------------------



Aplicativo da prefeitura de Niterói facilitará abertura de novos negócios


Ideias: Axel Grael discursa em Seul, na Coreia do Sul, em evento sobre smart cities que reuniu representantes de mais de 300 cidades da América Latina Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói


Plataforma prevista para ser lançada em julho vai orientar empreendedor com dados sobre mercado e perfil do consumidor

Giovanni Mourão

NITERÓI — A prefeitura vai lançar um aplicativo que promete facilitar a vida de empreendedores . Trata-se do Novos Negócios, uma plataforma on-line que fornecerá informações estratégicas para a realização de negócios e abertura de empresas na cidade. O lançamento do app, adianta o secretário municipal de Planejamento, Axel Grael , está previsto para o mês que vem.

Com o Novos Negócios , o empreendedor terá acesso a dados que contribuirão para a escolha da região em que pretende investir e que facilitarão na tomada de decisões, de acordo com o perfil da população e comercial e a atividade econômica.

— Quem quiser abrir um comércio em determinado bairro saberá, por exemplo, quantas empresas já existem naquele local, a renda média daquela população e a densidade demográfica — diz Axel.

Além de poder ser acessada pelas plataformas iOS e Android, a ferramenta estará disponível no portal do Sistema de Gestão de Geoinformação ( Sigeo ) pelo link bit.ly/2WKUsuI. No ar desde maio de 2018, o Sigeo é uma ferramenta baseada num mapa interativo contendo diversos dados geográficos do município. No sistema, que ainda está em fase de aperfeiçoamento, são cruzados dados de diferentes secretarias, o que ajuda na elaboração e na integração de políticas públicas por meio de informações georreferenciadas.


Matéria do O Globo Niterói, sábado, 22/06/2019, sobre o SIGEO NITERÓI e o novo aplicativo "Novos Negócios".


Hoje, no Sigeo, estão disponíveis os dados do Censo 2010, assim como as condições de balneabilidade das praias, a infraestrutura cicloviária, a localização de órgãos da prefeitura e outros.

Mas, segundo Axel — que passou a segunda quinzena de maio em Seul (Coreia do Sul) e Dubai (Emirados Árabes), capitais consideradas smart cities e que utilizam a mesma tecnologia do Sigeo, a Solução de Informações Geográficas (ArcGIS) —, o sistema daqui ainda será aprimorado, inclusive a partir de recursos tecnológicos “lá encontrados e que podem impactar a nossa realidade”.

— Em Seul , há um sistema que reúne todas as plataformas tecnológicas daquela cidade. É como se fosse a junção do Sigeo, Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública), CCO (Centro de Controle Operacional), Defesa Civil e muito mais. Lá, constam desde dados simples, como o vagão mais vazio a se embarcar no trem, até outros mais complexos, como o impacto que um eventual desastre climático terá na arrecadação. Já em Dubai, existe um sistema chamado Smart Dubai, que tem como prioridade atrair empresas oferecendo facilidades e inovações muito mais atrativas do que as de outros países. Aos poucos, podemos construir nossas plataformas a partir desses exemplos — conclui o secretário.

Em 2018, competindo com mais de 500 municípios brasileiros, Niterói foi considerada a décima cidade mais inteligente do país pela plataforma Connected Smart Cities. Foram avaliados indicadores em áreas como urbanismo, meio ambiente, tecnologia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, economia e governança. Em 2017, antes da implantação do Sigeo, a cidade estava em 18º lugar.
Maratona de tecnologia

Para Pedro Coura, gerente da empresa que fornece o Sigeo para Niterói, a cidade tem capacidade, a médio prazo, de oferecer serviços tecnológicos similares aos encontrados em grandes smart cities do mundo:

— Ao longo dos anos, a prefeitura e suas secretarias podem incorporar projetos e ideias à plataforma, fornecendo, com celeridade, mais eficiência à gestão e mais transparência ao cidadão.

Para estimular a criação de soluções tecnológicas inovadoras que otimizem serviços prestados pela gestão pública, a prefeitura promoverá a HackNit 2019. A maratona de tecnologia, cujo tema é Cidade Inteligente, reunirá programadores, empreendedores e demais interessados no assunto em duas etapas: 17 e 18 de agosto e 28 de setembro. Quem apresentar as melhores ideias ganhará prêmios entre R$ 5 mil e R$ 25 mil. As inscrições, gratuitas, ficam abertas até 15 de julho. Outras informações em hacknit.com.br.


Fonte: O Globo Niterói



-----------------------------------------------


Outras postagens:

SIGEO NITERÓI: matéria dá destaque ao portal da geoinformação e à política de cidade inteligente de Niterói    
SIGEO NITERÓI: Prefeitura lançou plataforma de informações georreferenciadas   
SIGEO NITERÓI: Está no ar o Sistema de Gestão da Geoinformação da Prefeitura de Niterói
SiGEO é escolhido o melhor projeto de gestão de geoinformação do Brasil
Empresa líder mundial em tecnologia de geoinformação divulga a experiência de Niterói como exemplo
TECNOLOGIA - NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Plataforma digital promete deixar Niterói mais inteligente
LANÇAMENTO DO SIGEO NITERÓI - Plataforma de Geoinformação da Prefeitura de Niterói
SIGEO NITERÓI: Experiência de gestão da geoinformação de Niterói repercute em evento técnico internacional nos EUA
Empresa líder mundial em tecnologia de geoinformação divulga a experiência de Niterói como exemplo
SEGURANÇA: acordo integra dados das forças que atuam em Niterói
TECNOLOGIA - NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Plataforma digital promete deixar Niterói mais inteligente





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.