quinta-feira, 13 de junho de 2019

EDITAL PARA REURBANIZAÇÃO DA MARQUÊS DO PARANÁ É LANÇADO





COMENTÁRIO:

A Avenida Marquês do Paraná é um dos maiores gargalos do trânsito de Niterói, tanto na hora do rush da parte da manhã como da tarde. Atualmente, no sentido Ponte Niterói-Rio, há um afunilamento com a redução do número de faixas, há o problema do ponto de ônibus nas proximidades do Hospital Antônio Pedro e no lado oposto, sentido Icaraí, a confluência da Rua Dr. Celestino com o Mergulhão Ângela Fernandes gera uma longa retenção no trânsito.

A desapropriação e a demolição de prédios ao longo da via abriu espaço para a solução de todos estes problemas. 

Ciclovia

Além disso, a Marquês do Paraná é um grande desafio para os ciclistas que utilizam as duas mais importantes ciclovias da cidade, a da Avenida Roberto Silveira e da Avenida Amaral Peixoto. As duas serão conectadas por uma ciclovia segregada e bidirecional. 

Também, com a conclusão de uma negociação com o Rio Cricket, haverá a expansão da ciclovia pela Rua Miguel de Frias.

Hoje, segundo as contagens realizadas pelo programa Niterói de Bicicleta, as ciclovias da Roberto Silveira e Amaral Peixoto já chegam a picos de 500 bicicletas/hora. Consideramos que haverá ainda maior estímulo ao uso da bicicleta, potencializando ainda mais o corredor Icaraí (Roberto Silveira) - Centro (Av. Amaral Peixoto) e Bicicletário Arariboia, que com o projeto da Nova Praça Arariboia, que será anunciado hoje pelo prefeito Rodrigo Neves, será duplicado.

Ponto de ônibus

O ponto de ônibus próximo ao Hospital Antônio Pedro, hoje localizado no lado direito da pista, forçando o cruzamento da via para os ônibus que seguem para a Amaral Peixoto, é uma das principais causas do causas dos engarrafamentos nas manhãs. 

Com a otimização do uso do espaço sobre o Mergulhão, o ponto será transferido para aquele local, permitindo que os ônibus circulem pela esquerda, evitando o problema.

Paisagismo

Como pode ser visto na apresentação feita ao público ontem pelo arquiteto e urbanista Renato Barandier, secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, um belo projeto de paisagismo, com uma ampla arborização urbana e áreas de lazer, darão um novo aspecto à chegada a Niterói. 

Mobilidade

A nova configuração da Marquês do Paraná permitirá um ganho enorme à mobilidade de Niterói, tanto no futuro próximo, como a médio prazo, considerando os estudos que estão em curso para a implantação do VLT de Niterói.

Parabéns ao prefeito Rodrigo Neves, à Secretaria de Urbanismo, à Secretaria de Obras, Secretaria de Conservação e ao programa Niterói de Bicicleta por mais esse avanço na infraestrutura da cidade de Niterói.

Vamos em frente.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói




-------------------------------------------------





VIA GANHARÁ MAIS DUAS FAIXAS DE CIRCULAÇÃO, CICLOVIA E ESTAÇÃO DE ÔNIBUS SOBRE O MERGULHÃO

A Prefeitura de Niterói lançou nesta quarta-feira (12), no Solar do Jambeiro, em São Domingos, o edital para as obras de alargamento da Avenida Marquês do Paraná, no Centro. O projeto prevê a reurbanização e ampliação da via, com implantação de uma faixa exclusiva para ônibus em cada sentido da avenida, e uma ciclovia bidirecional ligando Icaraí ao Centro. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no segundo semestre deste ano e durem sete meses.

Com o alargamento, a Marquês do Paraná ganhará mais uma faixa de rolamento para os automóveis no sentido Centro e uma parada de ônibus sobre o mergulhão Ângela Fernandes, nos mesmos moldes arquitetônicos das estações da TransOceânica. O projeto prevê a reurbanização completa da via, com a implantação de calçadas acessíveis dos dois lados da avenida, novo paisagismo, melhorias na drenagem, iluminação de LED e sinalização para pedestres.

A expectativa é de redução de 20 minutos no tempo de deslocamento de Icaraí até o Centro e do Centro até Icaraí nos horários de rush.

“Esse projeto resolverá vários problemas do trânsito na região, como os engarrafamentos na Avenida Roberto Silveira e na Doutor Celestino, onde, na hora do rush, motoristas ficam mais de 40 minutos. Um problema histórico”, disse o prefeito Rodrigo Neves. “Outra boa novidade é a mudança do ponto de ônibus que fica em frente ao Hospital Antônio Pedro e ajuda a provocar retenções no trânsito para a parte de cima do mergulhão, do lado esquerdo da via”.

A Prefeitura realizou a desapropriação e demolição de mais de 50 imóveis no trecho entre as ruas Doutor Celestino e Miguel de Frias que eram necessárias para o alargamento da via e a implantação da ciclovia bidirecional.

Fonte: Folha de Niterói



---------------------------------------------------


Nova Marquês do Paraná: mais mobilidade urbana e qualidade de vida!

Ontem foi assinada a ordem de início das obras de ampliação e revitalização da Avenida Marquês do Paraná.

As intervenções vão ampliar a capacidade da via, melhorar a vida de quem usa transporte público e aumentar a segurança de pedestres e ciclistas. Além disso, teremos um trabalho paisagístico, deixando a via mais bonita e melhorando a qualidade do ar. Uma das maiores conquistas é a implantação da ciclovia! 

Ela vai fazer a ligação entre a ciclovia da Av. Roberto Silveira e a da Av, Amaral Peixoto. Um enorme avanço para a cultura da bicicleta em Niterói. 

Quer saber mais? Veja a apresentação do projeto: https://bit.ly/2KdAFCk

Fonte: Prefeitura de Niterói










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.