domingo, 2 de junho de 2019

ESPAÇO NOVA GERAÇÃO: Prefeitura entrega obra de revitalização de Ciep



Com o prefeito Rodrigo Neves e com Reinaldo Pereira, presidente da EMUSA. Foto de Bruno Eduardo Alves / Prefeitura de Niterói


O resgate do ideal e do conceito do Programa CIEP

No sábado, dia 01 de junho, o prefeito Rodrigo Neves entregou à população as obras de recuperação do CIEP Professor Anísio Teixeira, no Fonseca. A escola, que estava desativada há 10 anos, foi municipalizada e preparada para receber o Espaço Nova Geração, um programa municipal para atender jovens em programas profissionalizantes, culturais e educacionais, no sistema de contraturno com a escola.

Para mim, o evento de entrega das obras teve uma importância especial, pois atuei no segundo Governo Brizola no estado do Rio de Janeiro, quando fui presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF-RJ), órgão hoje incorporado ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Na ocasião, estive imerso no sonho de Brizola e Darcy Ribeiro tinham para o estado do Rio de Janeiro e para o país, baseado num forte investimento em educação e inclusão social, representado pelo programa dos Centros Integrados de Educação Pública - CIEP. Sou testemunha de todo o esforço de planejamento e, principalmente, do esforço administrativo e gerencial do governo do estado para dar sustentação ao programa do CIEP, que drenou um volume enorme do erário, muitas vezes em detrimento de outras áreas da administração.

Mas, Brizola e Darcy estavam corretos. O programa educacional em tempo integral, com um currículo mais adequado e com o foco na inclusão social poderia ter transformado o Rio de Janeiro e o país. Se o programa não tivesse sido abandonado, muito da injustiça social e da criminalidade atual poderia ter sido evitado.

A força da educação

Há 20 anos, a família Grael mantém o Projeto Grael, uma iniciativa educacional em torno dos esportes náuticos. Ao longo desse tempo, cerca de 18 mil estudantes da rede pública de educação passaram pelos cursos oferecidos pelo Projeto Grael, com resultados reconhecidos e premiados no Brasil e no exterior. Com esse esforço, expressamos a nossa convicção que a educação é o caminho para se alcançar o desenvolvimento com justiça social.

Recentemente, fui exposto a uma outra experiência que certamente me marcou muito. Voltei há poucos dias de uma visita à Coreia do Sul, um país que há 60 anos, na época em que eu nasci, era um dos países mais pobres do mundo, com uma economia menor que a do Haiti na época. Passadas seis décadas, tornaram-se uma das mais fortes economias do mundo. Isso, num país que em no início e meados do século passado passou pela dominação colonial japonesa e por uma guerra civil que dividiu o país em dois: República Democrática Popular da Coreia (Coreia do Norte) e a República da Coreia (Coreia do Sul).

A guerra civil (Guerra da Coreia, 1950-1953) terminou com a Coreia do Sul com 80% dos prédios destruídos, assolada pela fome, sem as suas principais fontes de energia e indústrias que ficaram na Coreia do Norte. Nos anos seguintes, o país passou por governos militares e um o domínio de uma burocracia altamente corrupta, que empurrou a economia para a estagnação, apesar do enorme aporte de recursos dos EUA que, em 1956, chegaram a representar 80% das receitas governamentais e uma grande parte do PIB nacional.

A virada do país veio da educação. Entre 1945 e 1960, as matrículas nas escolas primárias triplicaram, nas escolas secundárias multiplicou-se por oito e na educação superior ficou dez vezes maior. Em 1960, 96% das crianças em idade escolar para a escola primária estavam estudando. Nesse ano, um movimento de estudantes derrubou o regime autoritário do presidente Syngman Rhee. No final da década de 1980, a Coreia atingiu a quase universalização do ensino secundário. O acesso à universidade atingiu o nível dos países desenvolvidos.

A partir de 1958, após a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, composto por jovens tecnocratas formados no exterior, formularam o modelo dos Planos de Desenvolvimento, que até hoje regem as políticas públicas do país, sendo seguidos disciplinadamente, independente da orientação política-ideológica dos governos que se sucederam. E o mais importante: produziram um projeto de pais!

Hoje, a Coreia conta com um dos mais elevados níveis de capacitação e, assim, vem conduzindo a transição para a nova indústria, cujas empresas locais já estão dentre as principais protagonistas mundiais e atrai as mais importantes empresas de tecnologia do mundo, que chegam atraídas pelo moderno ecossistema de inovação e elevada oferta de cérebros treinados para a indústria criativa.

É o que nos falta! O Brasil não possui um projeto que nos una, que gere um consenso mínimo, a convergência solidária das forças políticas, uma pauta supraideológica e suprapartidária. Estamos longe disso. Nunca estivemos tão divididos e tão sem rumo como agora.

Para que o Brasil encontre o seu rumo, é preciso que se supere o atual estado de pessimismo e derrotismo que ainda acomete uma parte da população, que acredita que o Brasil está condenado ao fracasso. Para avançar, precisamos recuperar o diálogo, e a capacidade de debate e reflexão.

Para inspirar o processo, é necessário oferecer boas experiências de gestão e políticas públicas. É com orgulho que participo da gestão do prefeito Rodrigo Neves, que acredito que vem mostrando um acervo de iniciativas inovadoras e replicáveis.

O Espaço Nova Geração, no CIEP Anísio Teixeira, é uma dessas boas iniciativas.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói



---------------------------------------


Reproduzo, a seguir, a postagem do combativo militante e jornalista Osvaldo Maneschy que relata o evento de entrega das obras do CIEP Anísio Teixeira. Obrigado, Maneschy!


CIEP Anísio Teixeira, abandonado, antes das obras realizadas pela Prefeitura de Niterói.

CIEP Anísio Teixeira após as obras. Pronto para iniciar as atividades.

CIEP ANÍSIO TEIXEIRA – Abandonado pelo governo estadual há 10 anos e municipalizado em fevereiro do ano passado, o CIEP Anísio Teixeira foi reinaugurado ontem no bairro do Fonseca, em Niterói, para funcionar não mais como escola formal e em horário integral, mas dentro do projeto “Espaços Nova Geração”, da prefeitura. O prédio do antigo CIEP será um clube-escola no contraturno escolar oferecendo a prática de esportes, cursos de capacitação profissional, de idiomas e projetos culturais.
Serão oferecidas no Anísio Teixeira atividades de basquete, futebol, lutas, dança, literatura, cinema, teatro e artes visuais; além de cursos de idiomas, pré-vestibular, reforço escolar, educação financeira, empreendedorismo, informática e, ainda, oficinas de culinária, de horta comunitária e de jardinagem.
A ideia é também ouvir a comunidade para a inserção com outras atividades. “Queremos a participação de todos para aprimorarmos o Nova Geração”, explicou o professor José Antônio Fortuna Nogueira, um dos organizadores do projeto que inclui o CIEP Ester Botelho, no Cantagalo, também municipalizado e reformado.
Axel Grael, secretário de planejamento da prefeitura, explicou que o Nova Geração “é um programa importante porque oferece as crianças e jovens oportunidades que abrem novas perspectivas para o futuro delas”.
A reforma dos Cieps abandonados incluiu a substituição das instalações de gás, de incêndio, de esgoto sanitário e águas pluviais, além da hidráulica, elétrica, do sistema de ar condicionado; revestimentos de argamassa, tijolos danificados, sanitários, cobertura de telhas, forros e impermeabilização de todo o prédio.
O prédio do Anísio Teixeira, nos fundos do Horto do Fonseca, deverá abrigar também uma creche com 80 vagas para crianças com idade entre três e cinco anos. A reforma do Anísio Teixeira, que estava muito estragado pelo tempo, começou em agosto do ano passado.
Ao inaugurar a obra ontem, o prefeito Rodrigo Neves afirmou: “Hoje a Zona Norte (de Niterói) pode comemorar mais uma conquista”.
Axel Grael, declarou por sua vez: “Teremos aqui uma fábrica de oportunidades no momento em que os governos federal e estadual querem tirar recursos da educação. Nós, aqui em Niterói, seguimos em sentido contrário - apostando na Educação como caminho para o desenvolvimento”, destacou, citando ainda como referência para o Brasil o Programa Especial de Educação do governo Brizola, responsável no passado pela construção não só do CIEP Anísio Teixeira, como de centenas de outros.
Esforço comparável ao que viu em recente viagem à Coréia do Sul que no espaço de uma geração, saiu das ruínas da guerra civil para se tornar – pela via Educação – uma das principais economias do mundo.

Fonte: Osvaldo Maneschy



---------------------------------------



Prefeitura entrega obra de revitalização de Ciep

Unidade será usada como Espaço Nova Geração, onde crianças e jovens da região terão acesso gratuito a diversas atividades

Na manhã deste sábado (1), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, entregou as obras de revitalização do Ciep Professor Anísio Teixeira, no Fonseca. A unidade, que estava abandonada há mais de 10 anos, foi municipalizada pela Prefeitura de Niterói. O Ciep será usado como Espaço Nova Geração, uma nova concepção na Educação em Niterói, além de abrigar turmas da Educação Infantil.

“Hoje, a Zona Norte pode comemorar mais uma conquista. Com uma gestão responsável e planejamento, estamos realizando importantes investimentos na cidade. Na zona Norte, por exemplo, reabrimos o Getulinho, revitalizamos o Horto do Fonseca, fizemos obras de contenção de encostas que são fundamentais para salvar vidas, e agora, com muito orgulho entregamos este Ciep. A educação é um caminho para a prevenção da violência”, disse Neves.

O prefeito ressaltou ainda que o Município já revitalizou o Ciep do Buraco do Boi e do Caramujo, e que o próximo a ser entregue totalmente reformado será o do Cantagalo.

“Desde 2013, criamos 23 novas escolas. Assumimos a cidade com muitos desafios e estamos realizando avanços e investindo em educação. Assim vamos construir uma cidade mais equilibrada. Niterói vai terminar 2020 como a melhor cidade para se viver e ser feliz, tenho certeza disso”, frisou Neves.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Axel Grael, enfatizou que a unidade estava completamente degradada quando foi municipalizada e que a partir de agora um novo caminho será traçado com a participação dos jovens que estarão no projeto Nova Geração.

“Aqui será uma fábrica de oportunidades. Este espaço é mais que um prédio apenas, representa uma política pública comprometida com o futuro dos jovens. Enquanto os governos federal e estadual querem tirar recursos da educação, Niterói segue no sentido contrário, apostando na educação como caminho para o desenvolvimento de uma cidade, de um país”, ressaltou Grael.

Para a recuperação do Ciep Professor Anísio Teixeira, o município investiu cerca de R$ 6,5 milhões. O prédio recebeu uma reforma geral, mas suas características originais foram mantidas. O projeto incluiu a substituição das instalações de gás, de incêndio, de esgoto sanitário e águas pluviais, hidráulica, elétrica e do sistema de ar condicionado. Os revestimentos em argamassa de cimento e azulejos, tijolos danificados, divisórias dos sanitários, cobertura das telhas, forros, impermeabilizações de toda a edificação foram trocados.

“A Prefeitura está assumindo um compromisso do governo do Estado com a municipalização deste Ciep. Com uma gestão responsável, o Município mostra sua preocupação com o amanhã e, por isso, está apostando em uma política construtiva, de compromisso com a população. Esta não é apenas uma obra deste governo, esta é uma obra para o futuro dessa cidade”, afirmou o secretário Executivo, Paulo Bagueira. “Esta é mais uma demonstração do esforço desta gestão, de construir e fortalecer uma educação cada vez melhor, com um trabalho integrado entre todas as secretarias do governo. Por mais de 10 anos, este prédio ficou abandonado, funcionando como um depósito de papel, e hoje a realidade é completamente diferente”, reforçou o secretário municipal de Governo, Comte Bittencourt.

O Ciep Anísio Teixeira será um dos primeiros Espaços Nova Geração de Niterói, onde crianças e jovens da região terão acesso gratuito a atividades e projetos de formação técnica, cultura, educação, esporte e lazer. O local será uma espécie de clube-escola no contraturno escolar com prática de esportes, cursos de capacitação profissional, de idiomas e projetos culturais.

A secretária municipal de Fazendo, Giovanna Victer, afirmou que o Ciep será um espaço para o desenvolvimento de capacidades em todas essas áreas.

“Precisamos dar o direito a esses jovens de sonharem e realizarem um futuro melhor. A atual gestão vem promovendo a revitalização de diversos prédios públicos não só na área da educação. E a entrega deste equipamento é mais um importante passo para que sonhos se tornem realidade”, disse Giovanna Victer.

Para o administrador regional do Fonseca, Andrigo Carvalho, a revitalização do Ciep é um marco para o bairro.

“Durante muitos anos, este espaço era como o quintal da minha casa, vinha aqui jogar bola, brincar, e hoje ver que o Ciep vai voltar a abrigar projetos importantes, dando novamente aos jovens uma oportunidade, é motivo de muito orgulho e de gratidão ao prefeito Rodrigo Neves. Esta obra vai beneficiar a toda a população do Fonseca. É a Zona Norte sendo reconhecida”, afirmou Andrigo.

Moradora do Fonseca há 40 anos, a consultora e professora, Luciana Machado, não escondia a felicidade em encontrar o prédio totalmente reformado.

“Com a revitalização do Horto do Fonseca, passei a fazer caminhadas no parque todos os dias pela manhã. Agora, temos um novo espaço revitalizado no bairro que é este Ciep. Estamos tendo importantes conquistas e melhorias. Isso é fundamental para os moradores”, contou Luciana.

Fonte: O Fluminense




--------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Avançam as obras no Ciep Anísio Teixeira, no Fonseca
Prefeitura inaugura UMEI Rosalda Paim, a nona desde o ano passado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.