quarta-feira, 3 de maio de 2017

TRANSOCEÂNICA: Túnel Charitas-Cafubá será aberto ao tráfego de veículos



Galerias serão liberadas ao tráfego de veículos na tarde de sábado. Foto: Alexandre Vieira/ Prefeitura de Niterói



Galerias serão abertas a partir das 13h de sábado, ligando Zona Sul e Região Oceânica

A Prefeitura de Niterói abrirá, neste sábado (06), o túnel Charitas-Cafubá. A solenidade de abertura será às 10 horas, no Cafubá. A partir das 13horas, as galerias estarão abertas ao tráfego de veículos. Funcionários trabalham nos últimos detalhes da obra e, nesta quarta-feira (03), foi realizada mais uma etapa de testes com as câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) do túnel. A nova ligação entre a Zona Sul e a Região Oceânica era esperada há mais de 70 anos pelos niteroienses. São duas galerias (uma em cada sentido), cada uma com 1.350 metros de extensão e três pistas (duas para carros, uma para ônibus do sistema BHS), além de uma ciclovia. Diferentemente do que estava previsto em projetos de gestões anteriores, não haverá cobrança de pedágio.

A obra, que se destaca por sua importância para a mobilidade urbana de Niterói, é referência em sustentabilidade e segurança para os usuários. O CCO utilizará um sistema inteligente de monitoramento com equipamentos que vão informar, em tempo real, tudo que acontece nas galerias, permitindo o rápido acionamento de órgãos de socorro e segurança em caso de necessidade.

O túnel conta com 1.100 lâmpadas de LED e sistema de exaustão com 16 ventiladores, além de 40 câmeras, seis painéis de mensagens, 80 interfones de emergência e 200 sinalizadores de evacuação de área. O moderno sistema de sonorização para emergências conta com 252 megafones, sendo 120 em cada galeria e mais quatro em cada porta de saída de emergência, com seis conjuntos de amplificadores.

As galerias do túnel homenageiam duas personalidades de Niterói. O jornalista e escritor Luís Antônio Pimentel da nome à passagem Cafubá-Charitas, e o ex-prefeito João Sampaio batiza o trajeto Charitas-Cafubá.

Fonte: O Fluminense



--------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ACESSE O SITE DA TRANSOCEÂNICA E SAIBA MAIS SOBRE A MAIOR OBRA DE MOBILIDADE DE NITERÓI







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.