sexta-feira, 5 de maio de 2017

Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) é apresentado em evento sobre sustentabilidade



Técnico do Ipea participou de debate sobre a implementação da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Técnico do Ipea participou de debate sobre a implementação da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Na última sexta-feira, 28/04, dia de encerramento do IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, em Brasília, o pesquisador do Ipea Felix Garcia Lopez apresentou o Mapa das Organizações da Sociedade Civil na mesa que debateu sobre os meios de implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Além de Lopez, participaram Joana Chagas, da ONU Mulheres, e Sebastião Elvécio, do Tribunal de Contas Estadual de Minas Gerais.

O Mapa das OSCs é uma plataforma de integração de dados que objetiva mapear as organizações existentes no país. "O foco é compreender de forma nacional e integrada a diversidade e o espaço de atuação das OSCs, como elas atuam na execução de políticas de interesse público", explicou o pesquisador do Ipea. Atualmente, existem no Brasil 390 mil Organizações da Sociedade Civil, cujas atividades ocorrem em uma diversidade de áreas temáticas que envolvem políticas públicas, em parceria tanto com o setor público quanto o privado.

Na plataforma, inicialmente integraram-se informações de 15 bases de dados diferentes da administração pública federal. Agora, houve uma reformulação na ferramenta que permitiu ampliar o seu escopo e contar com a participação das próprias organizações, que podem, elas mesmas, atualizar, complementar e incluir seus dados. "A plataforma possui a integração e disponibilização dos dados, além de contar com a dimensão colaborativa, ao possibilitar participação da OSC, e manter atualizadas as informações nela disponíveis", ressaltou Lopez.

Segundo o técnico do Ipea, compreender o funcionamento dessas organizações é importante para ajudar o país o cumprir a Agenda 2030, que define os objetivos que permitem ao planeta alcançar um desenvolvimento mais sustentável. "As OSCS são uma forma de alargar o braço do Estado, executando políticas de interesse público", afirmou, acrescentando que a plataforma possibilita também um alinhamento dessas organizações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. "Fortalecer essas organizações é fortalecer as gestões municipal e estadual."

Fonte: IPEA











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.