domingo, 7 de maio de 2017

CCO MOBILIDADE: Niterói terá 110 câmeras em sinais de trânsito para monitorar cruzamentos



Trânsito na Avenida Roberto Silveira - Pedro Teixeira / Agência O Globo / 10-9-2015


Novo Centro de Controle da NitTrans será instalado no segundo piso do Cisp

NITERÓI — Um sistema de câmeras será instalado nos sinais de trânsito até março do ano que vem com a proposta de melhorar a mobilidade nos principais corredores viários de Niterói e multar, por videomonitoramento, motoristas apressadinhos que avançarem a luz vermelha. O prefeito Rodrigo Neves explica que 110 câmeras serão monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), no segundo piso do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Itaipu. Além de vigiar o tráfego, os equipamentos serão úteis na segurança, pois serão interligadas ao Cisp.

Com recursos de R$ 15 milhões liberados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Niterói terá em breve um dos mais modernos sistemas de monitoramento de trânsito do Brasil. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, nada escapará das lentes das 110 câmeras. Ele explica que, do CCO, os agentes da NitTrans terão o controle da movimentação do trânsito em todos os principais corredores e cruzamentos da cidade, onde estarão os olhos eletrônicos, e poderão, inclusive, mudar o tempo dos sinais para acelerar o fluxo de uma via congestionada.

MAIS PONTOS COM ONDA VERDE

Atualmente, somente Alameda São Boaventura (Fonseca), Rua Gavião Peixoto e Avenida Roberto Silveira (Icaraí) e Estrada Francisco da Cruz Nunes (Região Oceânica) têm o sistema Onda Verde, que estende o tempo do sinal verde de acordo com o fluxo de veículos.

— Nosso sistema de controle de tráfego por área será o mais moderno do Brasil. Os agentes poderão acionar o sistema Onda Verde do CCO com base nas informações que chegarem graças ao videomonitoramento. Poderão também fazer operações para mudar o trânsito em caso de acidentes — garante o prefeito.

As novas câmeras permitirão ainda que os agentes fiscalizem avanço de sinal em locais em que hoje não há radares. Em alguns pontos da cidade, eles até são desligados à noite (flagram apenas excesso de velocidade), por motivo de segurança.


Painéis de monitoramento do Cisp: até março do ano que vem, o trânsito também será vigiado de dentro do centro de segurança - Divulgação/Bruno eduardo alves


Em toda Niterói, segundo a NitTrans, existem 200 “pontos semafóricos” (locais que podem ter um ou mais sinais luminosos). De janeiro a outubro, 112 motoristas foram multados por avanço de sinal (multa de R$ 191,54 e perda de sete pontos na carteira de habilitação).

ORDEM PÚBLICA REFORÇADA

Rodrigo Neves diz que as câmeras do CCO da NitTrans também serão usadas pelo sistema de segurança do Cisp, que terá 500 câmeras (200 já instaladas). O prefeito garante que os investimentos feitos no Cisp já surtiram efeitos positivos na segurança da cidade.

— Niterói registra hoje os menores índices de criminalidade da Região Metropolitana do Rio. Quando todo o sistema do Cisp estiver pronto, inclusive com as câmeras do trânsito, temos certeza de que os índices vão melhorar porque teremos toda a cidade monitorada pelas autoridades de segurança — aposta o prefeito.

O controle do trânsito e a fiscalização da ordem pública estão recebendo reforço de mais 75 guardas municipais. Com os novos agentes, a Guarda dobra o seu efetivo em relação ao existente há três anos. Rodrigo Neves diz não ter desistido de pedir ao governador Pezão reforço para o 12º BPM.

— O efetivo do 12º BPM passou de 650 para 1.100 homens, mas estamos pedindo mais 200 ao governador. Se ele atender, o batalhão terá o dobro do seu efetivo. Também estamos reforçando a patrulha escolar e a guarda ambiental — conclui Rodrigo.

Fonte: O Globo Niterói 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.