quinta-feira, 25 de maio de 2017

Delegações de seis países latino-americanos conhecem a gestão pública de Niterói



Axel Grael fala aos dirigentes latino-americanos sobre a experiência de gestão pública de Niterói. Foto: Mariane Thamsten


Ibam recebe delegação da Fundação Líderes Globais para o Fomento dos Governos Locais

Por solicitação da Fundação Líderes Globais, o Ibam, sob a coordenação de Mara Biasi Ferrari Pinto e Andrea Pitanguy de Romani, organizou visita técnica para 40 representantes da organização ao Estado do Rio de Janeiro e preparou uma agenda de atividades que possibilitem ampliar o conhecimento sobre experiências brasileiras no campo do desenvolvimento e turismo e de gestão orçamentária, em especial sobre orçamento participativo.

A delegação, composta por homens e mulheres da Costa Rica, Bolívia, El Salvador, Equador, Panamá e Uruguai, chegou ao Rio de Janeiro no dia 21 de maio. No dia 23, durante a manhã, o Ibam preparou uma oficina técnica onde foi apresentada uma agenda detalhada da visita, e os técnicos Leonardo Mello e William Resende expuseram, respectivamente, o panorama do orçamento participativo no Brasil e, num relato mais prático, o orçamento participativo sob a ótica da administração pública: desafios e oportunidades.

No dia 24 os integrantes do grupo reunido pela Fundação Líderes Globais farão uma visita a Niterói, onde serão recebidos pelo Prefeito Rodrigo Neves, com o objetivo de conhecer de perto as experiências positivas alcançadas pelo Município no campo da gestão orçamentária e financeira. Também participarão de palestras ministradas pelo Secretário-executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, pela Secretária Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag), Giovanna Victer, e pelo Secretário Municipal de Fazenda, Pablo Villarim.

No dia 25 está prevista a visita a Petrópolis, onde a delegação será recepcionada por representantes da Secretaria de Turismo e de outras secretarias que discorrerão sobre as políticas públicas de turismo no Município.

A Fundação Líderes Globais é uma organização internacional privada de utilidade pública, sem fins lucrativos, com sede em San José, Costa Rica, que tem por finalidade fomentar o papel dos governos locais no desenvolvimento democrático e na participação social em âmbito internacional, reunindo atores diversos. Entre suas atividades destacam-se ações de capacitação, pesquisa e formação de líderes locais a partir de uma visão global.

Fonte: IBAM




-------------------------------------------------------------



Delegações de seis países latino-americanos conhecem a gestão pública de Niterói


Grupo trocou experiências sobre diferentes realidades econômicas e sociais. Evento aconteceu no Teatro Popular. Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói


Grupo de 31 prefeitos veio verificar as ações da administração em Niterói

Um grupo de 31 prefeitos e representantes de prefeituras de seis países da América Latina visitou, durante esta quarta-feira (24), o município de Niterói. O objetivo dos integrantes das delegações, que foram recebidos pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, no Caminho Niemeyer, foi o de conhecer melhor o sistema de administração da cidade e os projetos em curso para modernizar, cada vez mais, o modelo de gestão implantado no município a partir de 2013.

No auditório do Caminho Niemeyer, Rodrigo Neves apresentou um panorama histórico de Niterói e de sua gestão à frente da prefeitura. O prefeito revelou as condições que herdou a administração da cidade e enumerou as medidas adotadas para sanear finanças e realizar investimentos.

Representando as delegações estrangeiras, a prefeita de Montevidéu, no Uruguai, Sandra Nedov Rodriguez, ressaltou a importância do encontro e da troca de experiências entre as cidades com diferentes perfis.

“É um desafio para cada um de nós, com diferentes leis e organização, mas sei também que temos coisas em comum e acredito que esse encontro nos permite ver as peculiaridades de cada país e buscar formas de superar as adversidades e aprender novas políticas”.

O encontro em Niterói é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) em parceria com a Fundação Líderes Globais visando a troca de informações entre municípios de diversos países, explicou William Resende, do Ibam.

“É uma alegria para todos nós estarmos aqui, debatendo questões que afetam toda a América Latina. Essa iniciativa visa a um intercâmbio, e o estado do Rio de Janeiro, especificamente Niterói, tem um significado especial. Niterói é uma cidade com excelentes indicadores sociais, econômicos, de infraestrutura, finanças, qualidade de vida”, disse.


Fonte: O Fluminense













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.