sábado, 20 de maio de 2017

Prefeito de Niterói é eleito presidente do Conleste





Rodrigo Neves foi escolhido por unanimidade. Sadinoel Souza, de Itaboraí, é o vice. Consórcio vai montar plano estratégico para o próximo biênio

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, foi eleito por unanimidade nesta sexta-feira (19.5) o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste). Em reunião com prefeitos da região que integram o consórcio, Neves foi escolhido o representante do grupo para o biênio 2017/2018. Seu vice é Sadinoel Souza, prefeito de Itaboraí.

De acordo com o novo presidente do consórcio, o objetivo é fortalecer as ações das prefeituras e lutar pelo crescimento econômico da região, especialmente com a retomada dos investimentos no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

“Essa unidade do grupo, que reúne prefeitos de vários partidos, trajetórias diferenciadas, 3,5 milhões de habitantes e com um potencial econômico e cultural muito grande, será determinante para o êxito das administrações de cada um dos municípios. Enfrentamos a pior crise da história do Rio e do país e essa união da nova direção, tenho certeza, fará diferença para todos nós”, disse Rodrigo Neves.

De acordo com Neves, o Conleste reúne cidades muito importantes do estado que também estão sofrendo com a crise e somente a união do grupo, acima de interesses político-partidários, poderá dar a força necessária às cidades em busca da melhoria da qualidade dos serviços públicos.

“Vamos implantar um escritório de projetos seguindo o modelo bem-sucedido de nossa gestão em Niterói e que dê suporte e todo o apoio à elaboração dos projetos da região e das prefeituras. Nosso objetivo é montar um plano estratégico para os próximos anos, para atrair novos investimentos e promover o desenvolvimento sustentável. Também é muito importante para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de Niterói o melhor desenvolvimento de nossas cidades vizinhas. Agradeço a confiança de todos os colegas prefeitos e estou muito animado para colaborar também com as prefeituras e a população da nossa região”, afirmou o prefeito.

Segundo Rodrigo Neves, a primeira ação da recém-eleita diretoria do Conleste será a realização de uma nova reunião, em junho, com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, para acompanhar o projeto de retomada do Comperj, além de elaborar um plano de trabalho da gestão para os próximos dois anos.

Sadinoel reiterou que além de atuar em bloco em busca de soluções para todas as cidades, outra vantagem será a troca de experiências e parcerias entre os municípios.

“Nosso objetivo é fortalecer a região.  A indústria naval está em decadência e o Comperj sem investimentos. Com isso nossas cidades estão sofrendo com violência, problemas na saúde e na educação, falta de emprego e só com essa união poderemos nos ajudar. Esse é o verdadeiro sentido do consórcio”, afirma Sadinoel.

Prefeito de São Gonçalo, município mais populoso da região, José Luiz Nanci acredita que, além da retomada do Comperj, a modernização da gestão é outro fator positivo a ser aproveitado:

“Essa composição do prefeito Rodrigo Neves e do prefeito Sadinoel será importante para nós. Itaboraí foi muito prejudicada pela suspensão dos investimentos do Comperj e é preciso fazer com que o complexo vire um sonho e não um pesadelo. Em relação a Niterói, é importante buscarmos nos espelhar nela. Hoje Niterói é uma cidade estruturada, organizada, foi capital do estado e tem uma ótima gestão. Temos de utilizar essas ferramentas administrativas em nossos municípios.”

Mauro Soares, prefeito de Cachoeiras de Macacu, citou a necessidade de reorganização do Conleste devido aos fortes impactos econômicos causados pela crise que se abateu sobre o país e, em especial, o estado do Rio de Janeiro.

“A região do Comperj necessita se reorganizar e essa reunião deu essa direção. Esperamos que, agora, a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo reconheçam esses impactos e ajudem os municípios”, afirma.

Já para a prefeita Manuela Peres, de Saquarema, a ação em conjunto vai fortalecer o grupo e o poder de negociação dos municípios:

“Para Saquarema é muito importante essa união. O prefeito Rodrigo Neves disponibiliza uma estrutura que os demais municípios não têm. Isso vai ser fundamental para reivindicar e executar as ações que necessitamos.”

Fabiano Horta, chefe do Executivo de Maricá, destacou a importância de ações planejadas em conjunto pelos prefeitos da região:

“Nós avançamos nas discussões hoje e saímos daqui com uma nova reunião agendada para junho, que terá como intuito apresentar todas as atividades que o Conleste vai desenvolver. Nós vamos pensar juntos buscando soluções para os problemas de cada cidade”.

Consórcio foi criado em 2007

O Conleste foi criado em janeiro de 2007 e atualmente reúne 15 municípios das regiões Leste, Baixada Litorânea, Baixada Fluminense, dos Lagos e Serrana. São eles: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Araruama, Saquarema, Guapimirim, Magé, Nova Friburgo e Teresópolis. Seu principal objetivo é o de elaborar um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Unificado para a região.


Fonte: Prefeitura de Niterói











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.