quarta-feira, 10 de maio de 2017

ENSEADA LIMPA: Golfinhos dão show em Jurujuba



Mais de 10 animais puderam ser vistos nadando junto à superfície, na Enseada de Jurujuba
Reprodução de vídeo


Animais são filmados por um grupo de crianças e adolescentes que fazia aula de canoa havaiana

Um grupo de golfinhos surpreendeu, no último sábado, crianças e adolescentes que faziam aulas de canoa havaiana na Enseada de Jurujuba. O vídeo, que foi compartilhado pela Prefeitura de Niterói, teve milhares de visualizações até a tarde desta segunda-feira (8). Nas imagens é possível ver mais de 10 animais nadando próximo dos estudantes, que vibram com a presença dos mamíferos. No último mês, a enseada teve recorde de limpeza, com índices de 55,4% dos registros com qualificação própria para o banho.

De acordo com o biólogo Maurício de Santiago, da Universidade Federal Fluminense (UFF), a espécie vista na praia de Jurujuba é conhecida como “nariz-de-garrafa” ou “roaz-corvineiro” e tem sido muito comum sua presença nas praias do Rio. Ele garantiu que a frequência tenderá a aumentar na medida em que as praias ganharem melhor balneabilidade.

“A costa do Rio de Janeiro tem sido mais frequentada por famílias de golfinhos. Eles podem chegar até 650kg em vida adulta e são de extrema importância para o ecossistema local. Este golfinho possui um comportamento de vir à superfície respirar em média a cada 1 ou 2 minutos, porém, pode realizar mergulhos mais profundos e desta forma estar um maior tempo submerso, cerca de 5 minutos. Por isso a importância em encontrar o mar limpo e com balneabilidade satisfatória”, explicou.

Iniciado em 2013, o programa Enseada Limpa, capitaneado pela Prefeitura de Niterói, tem como objetivo tornar a Enseada de Jurujuba a primeira área da Baía de Guanabara totalmente despoluída. Em 2016 chegou a cerca de 42% dos registros com qualificação própria para banho, contra 28% registrado em 2013.

Fonte: O Fluminense




-------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ENSEADA LIMPA: Golfinhos fazem espetáculo no mar de Charitas. Melhorias na balneabilidade da enseada poderiam estar ajudando a atrair estes visitantes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.