quinta-feira, 18 de maio de 2017

Primeiro passo para revitalização do Mercado Municipal Feliciano Sodré



Espaço compõe o conjunto arquitetônico da Região Portuária de Niterói. Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói



Edital para apresentação de estudos sobre gestão e reforma do espaço será lançado nesta sexta-feira

A Prefeitura de Niterói dá os primeiros passos para a obra do Mercado Municipal Feliciano Sodré, no Centro. Será lançado amanhã (19) o edital para a abertura de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que tem como objetivo a apresentação de estudos que apontem as melhores alternativas a serem executadas para a revitalização e reforma do prédio, além da gestão do espaço e atividades comerciais mais adequadas para esta área.

O edital ficará disponível por 50 dias, tempo estimado para a conclusão e apresentação dos estudos pelos interessados. Após a apresentação destes estudos, que serão avaliados pelo município, será realizada uma licitação para a escolha do executor do projeto. Os custos do estudo serão pagos pelo vencedor deste segundo processo licitatório. Estima-se que, com a futura contratação, o parceiro privado invista, aproximadamente, R$ 20 milhões, e o contrato tenha duração de 25 anos.

A secretária municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag), Giovanna Victer, destaca que a revitalização do espaço irá contribuir também para alavancar a economia municipal.

“A revitalização do mercado municipal Feliciano Sodré é mais uma iniciativa de parceria da Prefeitura que visa somar esforços e potencialidades com a iniciativa privada, buscando alavancar a economia municipal, gerando empregos e renda, trazendo mais uma oportunidade de lazer, tal qual fizemos com o Reserva Cultural e como será a Iluminação Pública. Estamos buscando construir sinergias para garantir investimentos e melhorias para a cidade”, afirma Giovanna Victer.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria Naval e Petróleo e Gás, Luiz Paulino Moreira Leite, reforça que este projeto representa incentivo aos negócios e à geração de emprego.

“Grandes cidades em todo o mundo têm em seus mercados importantes polos turísticos e de negócios. É assim em São Paulo, Belo Horizonte, Lisboa, Barcelona, Toronto e tantos outros lugares. Com a revitalização do Mercado Municipal Feliciano Sodré, Niterói entrará neste circuito com todo o charme do imponente edifício, de arquitetura eclética, que tem em sua localização privilegiada outro grande atrativo”, diz Luiz Paulino.

História

O Mercado Municipal Feliciano Sodré foi construído entre 1927 e 1930. Desativado em 1976, o imóvel passou a abrigar o Depósito Público Estadual a partir da década de 1980. Sua infraestrutura compõe o conjunto arquitetônico da Região Portuária de Niterói. O edifício, com traços de Art Decó e da arquitetura neoclássica, localiza-se na Avenida Feliciano Sodré, entre a Rua Presidente Castelo Branco e a Avenida Washington Luiz.


Fonte: O Fluminense











2 comentários:

  1. O meu Pai teve um Box lá, durante muitos anos, vendia alho, ovos e cebola!

    ResponderExcluir
  2. O meu Pai teve um Box lá, durante muitos anos, vendia alho, ovos e cebola!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.