terça-feira, 30 de maio de 2017

Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA) se reúne em Niterói








Reunião no Solar do Jambeiro contou com a participação do prefeito Rodrigo Neves e representantes de diversas entidades para debater soluções sustentáveis, e ações para a área.

Niterói foi palco, nesta segunda-feira, do XII Encontro Estadual da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma). A reunião ocorreu no Solar do Jambeiro e serviu para discutir questões relacionadas ao meio ambiente e à elaboração de uma pauta a ser levada para o Fórum Brasil de Gestão Ambiental a ser realizado no próximo mês, em Campinas, São Paulo.

O prefeito da cidade-sede do encontro, Rodrigo Neves, deu as boas-vindas ao grupo e falou sobre as ações implementadas no município de Niterói:

“Nos últimos anos, além de investimentos, concursos e profissionalização da área de meio ambiente da prefeitura, avançamos no saneamento e na ampliação das áreas verdes de Niterói. Também investimos no Fundo de Meio Ambiente e na gestão de resíduos sólidos e na preservação. Acreditamos que este tipo de debate ajuda a cidade a consolidar suas iniciativas no campo ambiental. Ao mesmo tempo, nossas ações podem servir de exemplo para outras cidades do estado e do Brasil.”

Presidente estadual da Anamma, o secretário municipal de Meio Ambiente de Niterói, Eurico Toledo, abriu o encontro e enalteceu a importância do evento:

“Vivemos um momento muito delicado e todos nós temos os mesmos objetivos em relação ao meio ambiente. Por isso, precisamos somar esforços e fortalecer o conhecimento da questão ambiental dos municípios, que é fundamental para o desenvolvimento dessas cidades.”

Rogério Menezes, presidente Nacional da Anamma, ressaltou a necessidade de integração entre os diferentes órgãos ambientais tanto de municípios, estados e União.

“É preciso entender que os municípios precisam ter um papel fundamental no licenciamento ambiental pois a realidade local está muito mais clara para o gestor municipal”, pontuou ao comentar mudanças na legislação ambiental.

Engenheiro ambiental e secretário-executivo da prefeitura de Niterói, Axel Grael disse aos participantes do evento que Niterói tem, hoje, a sustentabilidade e a temática ambiental como eixo condutor de políticas:

“Quem acompanha de perto Niterói pôde comprovar que nos últimos anos chegamos a quase 50% de proteção e preservação de áreas verdes do território municipal, que avançou na proteção animal, mobilidade sustentável, ciclovias, saneamento, enfim, vários avanços importantes e que gostaríamos que inspirassem os debates que teremos aqui hoje e no futuro”, disse.

Já o presidente do Instituto estadual do Ambiente (Inea), Marcos Lima, ressaltou a necessidade de parceria entre municípios e o próprio Inea.

“Essa parceria e participação dos municípios nas áreas de comando e controle são fundamentais pois o estado não tem condições de se capilarizar para chegar aos impactos locais.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.