terça-feira, 16 de maio de 2017

Prefeitura de Niterói publica edital de licitação para estudo de impacto ambiental da dragagem do Canal de São Lourenço



Estudo poderá viabilizar obras de dragagem no Canal São Lourenço. Foto: Evelen Gouvêa



Edital para análise já tem data, que poderá liberar as obras a fim de permitir a circulação de embarcações na região

Foi publicado no Diário Oficial de Niterói desta terça-feira (16) o edital para realização, no dia 20 de junho, de licitação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (Rima) para a dragagem do canal de São Lourenço. O estudo, no valor de R$ 772.598,53 mil, deverá garantir que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) libere a obra, de responsabilidade do Governo Federal.

A dragagem do canal de São Lourenço é estratégica para a Indústria Naval de Niterói porque permitirá a passagem de grandes embarcações para os estaleiros da cidade. O assunto foi tema de uma reunião, na noite de segunda-feira (15), no gabinete do prefeito Rodrigo Neves, com empresários do setor naval, sindicalistas, secretários municipais e representantes da Firjan.

“Não cabe à Prefeitura de Niterói realizar a dragagem nem o estudo, mas não podemos deixar de ajudar esse setor que vem sofrendo tanto por conta de questões nacionais que influenciaram diretamente na indústria naval da cidade. Organizamos a cidade em diversos segmentos e estamos voltando nossas atenções também para a área de Petróleo e Gás. Nós já sabemos que o Ministério dos Portos tem a verba para realizar a dragagem, então, estamos ajudando com o estudo e vamos continuar avançando”, afirmou o prefeito.

Rodrigo Neves agradeceu o empenho e trabalho das empresas navais da cidade diante de um cenário dramático. Lembrou que o setor perdeu mais de 10 mil empregos, mas que continua se mantendo firme gerando outros empregos, receitas e impostos para o município.

A licitação será feita pela Empresa Municipal de Moradia e Saneamento de Niterói no dia e as consultas para interessados poderão ser feitas no site www.niteroi.rj.gov.br.


O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu com empresários do setor naval, sindicalistas, secretários municipais e representantes da Firjan. Foto: Bruno Eduardo Alves / Ascom Niterói



O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, enfatizou que esta obra é necessária há mais de 20 anos.

“Os empresários iniciaram esse processo fazendo em suas entradas uma parte da dragagem, o que já diminuiu as exigência do Inea. Existe uma verba do próprio Ministério dos Portos referente à área de fundeio. É essa verba que poderá ser usada pelo governo federal após a liberação do Inea da licença ambiental”, explicou Luiz Paulino, lembrando que a dragagem permitirá que os estaleiros, que estiveram voltados à construção nos últimos anos, poderão também atuar no reparo e manutenção de grandes embarcações, gerando novos negócios e garantindo empregos.

Márcio Fortes, diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) destacou a importância de Niterói estar empenhada em ajudar o setor naval. "A dragagem será de extrema importância para a economia fluminense. O Governo Federal tem a verba para a dragagem, mas isso não inclui o estudo ambiental. Daí a importância deste apoio da Prefeitura de Niterói, que está colaborando de forma efetiva para a geração de negócios e empregos", ressaltou.
Fonte: O Fluminense








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.