quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Workshop em Niterói discute soluções sustentáveis para cidades da América Latina





26/11/2019 – Políticas públicas para a sustentabilidade urbana estão sendo discutidas por especialistas de seis países em Niterói, esta semana. O encontro de cidades latino-americanas, que está acontecendo em um hotel no Ingá, é promovido pela Connective Cities, da Alemanha, com apoio da Prefeitura de Niterói, através da A Secretaria Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag). As discussões vão até esta quinta-feira (28). O tema do encontro é "Resiliência climática e desenvolvimento urbano" e participam representantes do Brasil, Alemanha, México, Argentina, Colômbia e Equador.

O workshop tem como objetivo a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais das cidades, além de aumentar a capacidade dos participantes para analisar os desafios existentes na adaptação do clima urbano, além de formular ideias de projetos para o futuro.

A Prefeitura de Niterói participa do evento com dois projetos: um da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia com o trabalho "Gestão de Voluntariado no Município de Niterói: NUDEC, a extensão da Defesa Civil nas Comunidades", e outro da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade, sobre "O Plano Diretor de Niterói e suas estratégias de desenvolvimento urbano sustentável".

Os secretários municipais Axel Grael (Seplag), Renato Barandier (Urbanismo e Mobilidade), Eurico Toledo (Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade) e Walace Medeiros (Defesa Civil e Geotecnia) participam do encontro.

“Niterói pode ser uma boa inspiração para o nosso debate. É uma cidade da América Latina com problemas que são vistos em quase todas as cidades da região, mas, também, com experiências muito valiosas em termos de soluções para esses grandes desafios que são muito parecidos com os de outras cidades latino-americanas”, destacou Axel Grael.

Axel Grael ressaltou, ainda, o avanço conquistado na agenda do saneamento. “No ano que vem, vamos chegar a 100% de esgoto coletado e tratado. Em termos de gestão de resíduos urbanos, Niterói é considerada a segunda melhor cidade do Brasil”, enfatizou.

O secretário destacou, ainda, que, desde 2014, mais de 50% do território da cidade de Niterói é protegido por unidades de conservação. “É uma das maiores proporções de áreas protegidas para uma cidade metropolitana. Nós somos uma cidade de médio porte e estamos na segunda maior metrópole do Brasil e uma das maiores da América Latina, que é a Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, pontuou.

O workshop é o resultado de uma parceria firmada após a participação de Axel Grael no encontro sobre "Climate Proofing Urban Development", na cidade de Dortmund, na Alemanha, no início de setembro deste ano. Os eventos foram promovidos pelo Connective Cities e pelo governo alemão, através do Federal Ministry for Economic Cooperation and Development - BMZ, com apoio do GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), também do governo alemão, além da Associação Alemã de Municípios (Deutscher Städtetag) e da organização Engagement Global / Service Agency Communities in One World.


Fonte: Prefeitura de Niterói




--------------------------------------------------------------


MÜNSTER: Conhecendo a CIDADE DA BICICLETA NA ALEMANHA
ANOTAÇÕES DA VISITA A DORTMUND, ALEMANHA
NITERÓI CONSTRÓI PARCERIAS COM A ALEMANHA EM SUSTENTABILIDADE URBANA E CLIMA
Como as bicicletas tomaram as ruas das cidades holandesas





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.